Extraído do site Gazeta Online
12/02/2009 - 00h00 (Outros - Outros) - Rita Bridi - rbridi@redegazeta.com.br
No momento em que os empresários do setor de rochas ornamentais lutam para superar a crise econômica, os bancos estendem as mãos para o setor com maior oferta de crédito e juros menores. As empresas que integram o arranjo produtivo do mármore e do granito já podem buscar as linhas nas instituições financeiras que marcam presença da feira do setor.
A 27ª edição da Feira Internacional do Mármore e do Granito (Vitória Stone Fair), que acontece até amanhã, no Pavilhão de Eventos Floriano Varejão, em Carapina, Serra, é uma oportunidade de novos negócios para o setor. Foram montados 350 estandes de empresas capixabas, brasileiras e internacionais.
Para socorrer o setor, o governo federal, através do Banco Central, está oferecendo para as empresas com dívidas no exterior, até o final de fevereiro, a possibilidade de recorrer aos cofres públicos, através de empréstimos usando dólares das reservas do país, com prazo de 12 meses.
No Estado, entre os bancos que adotaram mudanças para auxiliar as empresas do setor de rochas está o Banco do Brasil (BB). Segundo o gerente de Pessoa Jurídica da instituição, Elvio Lima, todas as empresas que possuíam empréstimos com prestações vencendo em janeiro e fevereiro tiveram o prazo prorrogado.
Além do BB, outras instituições financeiras como Banestes, Bandes, Banco do Nordeste e Sicoob - Credirochas montaram estandes na feira e disponibilizam linhas de crédito para o setor de rochas ornamentais.
Convênios
Na abertura da feira foram assinados dois convênios entre o Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag) e o Sebrae/ES. Um deles é direcionado à criação do Núcleo de Inteligência Competitiva, que objetiva contribuir para a competitividade e sustentabilidade do setor de rochas ornamentais, possibilitando aos empresários estarem atentos às transformações do ambiente de negócios, criando vantagens competitivas a partir de informações estratégicas.
As informações do banco de dados, segundo o presidente do Cetemag, Emic Malacarne Costa, ajudarão os empresários do setor na realização de negócios futuros. O outro convênio, Indicação Geográfica, é uma ferramenta de promoção comercial do mármore de Cachoeiro de Itapemirim, beneficiando os produtores e a comunidade local, por meio da proteção de indicação geográfica.
Para hoje e amanhã, na programação paralela da feira, estão agendadas várias palestras. Por meio das palestras, os expositores e visitantes poderão adquirir informações sobre exportação para o mercado americano e europeu, linhas de financiamento, processo e utilização de rochas, o que se esperar da economia americana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário