sábado, 22 de agosto de 2009

Parque de Exposição quase pronto para Feira do Mármore

Extraído do site da Prefeitura de Cachoeiro

As instalações do parque, como banheiros e telhados dos pavilhões, foram reformados em parceria da prefeitura com empresários do setor.
Banheiros reformados, com rampas de acesso para deficientes, telhados e calhas consertados, asfaltos e meios fios reparados. Esses e outros serviços, como limpeza e recuperação das instalações elétricas, foram feitos pelos servidores da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim no Parque de Exposição “Carlos Caiado Barbosa”, onde acontece a Feira Internacional do Mármore e do Granito, de terça a sexta-feira da próxima semana (25 a 28).
Os trabalhos de recuperação, que estão em fase de finalização, foram possíveis graças a uma parceria entre empresários do setor de rochas ornamentais e a prefeitura. A iniciativa privada doou todos os materiais para a execução do serviço e o poder público municipal cedeu funcionários, como forma de promover o evento, que promove o município internacionalmente, além de estimular uma de suas principais atividades econômicas.
Os servidores da Secretaria Municipal de Obras continuam a trabalhar até a véspera do evento. Mas os resultados já podem ser vistos. Os banheiros, que antes apresentação infiltrações, vazamentos e mau cheiro, estão reformados. Receberam rampas de acesso para deficientes e sanitários adequados para as limitações físicas deles. Além disso, os sanitários receberam pedras de mármore e de granito, doados pelos empresários locais.
Os telhados dos pavilhões que abrigam a feira também passam por recuperação. Eles apresentavam goteiras. As calhas danificadas tiveram conserto, a fim de evitar novos problemas com vazamentos. O asfalto e os meios fios da área interna do parque consertados.
“Apoiar a realização desse evento é mais uma iniciativa da prefeitura, neste ano, para estimular esse setor que é tão importante para a geração de empregos e renda nosso município. Afinal, com as cerca de mil empresas nesse setor no município, temos 10.000 postos de trabalho”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.
Limpeza e reparos na parte elétrica também foram feitos
Além das obras, o parque que vai receber a feira também recebeu os serviços de capina, varrição e recuperação da parte elétrica. A iluminação pública foi uma das principais preocupações. Por isso, a equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realizou os reparos necessários em toda a área do estacionamento.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Wilson Dillen, afirma que a preocupação da prefeitura não é, apenas, deixar o espaço mais bonito para a feira. “Estamos fazendo um trabalho cuidadoso na área para receber bem os turistas que vão visitar a cidade na próxima semana. Nosso objetivo é mostrar Cachoeiro como uma boa cidade para se investir e visitar”, destacou.
Cachoeiro concentra beneficiamento das rochas no Estado
Segundo a organização da Cachoeiro Stone Fair (evento que agora completa 20 anos), Cachoeiro de Itapemirim, juntamente com outros 14 municípios da região sul do Espírito Santo que compõem o Arranjo Produtivo Local (APL) de rochas ornamentais, destaca-se como o maior polo de beneficiamento de rochas das Américas.
Essa região, que concentra as maiores jazidas de mármore do Brasil, abriga grandes, médias e pequenas empresas processadoras de rochas, integrando várias cadeias produtivas, com destaque para a indústria de insumos, máquinas e equipamentos. Além disso, também agrega atividades de pesquisa, desenvolvimento, qualificação profissional, logística e tecnologia da informação, entre outras.
Ainda de acordo com a organização do evento, dos 25 milhões de metros quadrados de rochas ornamentais que o Espírito Santo processa por ano, 70% é beneficiado em empresas cachoeirenses.
Confira o site do evento:
www.cachoeirostonefair.com.br