quinta-feira, 3 de abril de 2008

Ministro de portos visita o Estado e anuncia investimentos


Extraído do site da Revista Inforochas


O Espírito Santo irá conviver nos próximos anos com diversas obras de ampliação de melhoramento da sua estrutura portuária, de modo a receber e embarcar mais mercadorias e confirmando a sua grande vocação logística. A boa notícia foi anunciada nesta quarta-feira (02), quando o ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, veio ao Estado para a assinatura de um convênio entre a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) e a Petrobras para a construção de um terminal de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) em Barra do Riacho, Aracruz.
As obras de dragagem da área onde será construído o terminal começam na próxima semana, segundo informação do gerente-geral de novos negócios da Transpetro, André José Lepsch. A previsão da empresa é de que em meados de 2009 o porto comece a operar. Já as obras do terminal começarão no final do primeiro semestre e estão orçadas em R$ 500 milhões. Segundo Lepsch, deverão gerar cerca de mil postos de trabalho no período de construção.
Na ocasião, o governador Paulo Hartung sugeriu que o embarque de grãos (granéis líquidos) – hoje feito pelo Porto de Tubarão – também passe a ser realizado pelo novo terminal.
Segundo Hartung, a Aracruz Celulose - que opera o único porto hoje existente em Barra do Riacho, o Portocel, e embarca a celulose produzida por ela mesma e por outras empresas - tem interesse em ampliar o calado do porto para receber navios de porte maior. “Isto permitirá a construção de um terminal de contêineres para carga geral”, explica.
Dragagem na Baía de Vitória
Durante a visita, o ministro Pedro Brito também anunciou a liberação de mais de R$ 3 milhões para o término do processo de dragagem da Baía de Vitória ainda neste ano. Com a finalização da retirada de material da baía, a profundidade poderá chegar aos 12,5 metros necessários para que navios de maior porte cheguem ao Porto de Vitória e ao Terminal de Vila Velha (TVV).
Brito explicou que, após a conclusão da dragagem e do processo de batimetria – medição da profundidade da baía depois do serviço realizado – será feita uma nova sinalização do canal, possibilitando que os navios entrem e saiam também durante a noite. Essa é uma das reclamações dos exportadores, que alegam aumento nos custos de operação e demora nos portos capixabas. “Até o final deste ano, essa situação mudará no Espírito Santo”, garantiu Brito.
Brito também participou da abertura da exposição em comemoração aos 200 anos da abertura dos portos brasileiros às nações amigas, na sede da Codesa.

Ibama lista áreas embargadas por crimes ambientais


Extraído do Gazeta On Line - 03/04/2008 10:16:34 - Agência Estado



O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) disponibilizou ontem a lista com todas as áreas embargadas por abrigarem atividades ilegais, como o desmatamento sem autorização. A relação abrange embargos ocorridos durante ações de fiscalização desde janeiro do ano passado.
Essas áreas não podem ser utilizadas até sua recuperação e quem comprar produtos agropecuários e florestais oriundos delas poderá responder também por crime ambiental. As penalidades vão de multas a restrição de crédito em bancos oficiais. A consulta pode ser feita por Estado ou município. Caso deseje consultar um alvo específico, precisará preencher apenas um dos seguintes dados: nome, CPF, nome do imóvel, razão social ou CNPJ.


http://siscom.ibama.gov.br/geo_sicafi/

Novos mercados para Stone Fair


Extraído do site da Revista Pedras do Brasil



02/04/2008 - Autoridades e empresários chilenos puderam conhecer as oportunidades de negócios na Feira Internacional do Mármore e do Granito, durante evento em Santiago que foi realizado no final de março e promovido pela União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), com apoio da Embaixada do Brasil no Chile, para lançar o novo Calendário da Ubrafe – Principais Feiras de Negócios do Brasil em 2008. O Calendário, com duas páginas sobre a Feira Internacional do Mármore e do Granito, é produzido em três idiomas e reconhecido como a mais importante ferramenta de consulta para empresas, expositores e visitantes de feiras. A Milanez & Milaneze, que promove a Vitória Stone Fair e a Cachoeiro Stone Fair, foi representada no evento pelos seus diretores Ilson e Cecília Milaneze, que viajaram a convite da Ubrafe.
Eles levaram para Santiago um material completo para divulgação da Feira do Mármore, todo em espanhol, além de vários folders com informações econômicas e turísticas do Espírito Santo.
Os diretores da Milanez & Milaneze apresentaram a empresários chilenos as oportunidades de negócios na Feira Internacional do Mármore e do Granito, com o objetivo de captar visitantes e expositores.
Cecília, que é da diretoria regional da Ubrafe, representando os estados do Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais, acredita que, atraindo o Chile, aumentará também a participação de outros países do Mercosul na feira capixaba.
O evento no Chile foi realizado por meio de um convênio da Ubrafe com o Ministério do Turismo, a Embratur e o Ministério de Relações Exteriores. No dia 29 de abril, o calendário da Ubrafe será lançado em Portugal.

De olhos abertos

Extraído do site da Revista Pedras do Brasil

03/04/2008 - O alto potencial de negócios, a busca do crescimento sustentável, a grande presença de visitantes estrangeiros e a expressiva participação das empresas do setor de mármore e granito marcam a Revestir 2008
Os rumores pelos corredores da feira não são de que a participação das empresas de mármore e granito tenha aumentado em virtude da crise imobiliária americana, mas sim pelo aquecimento do mercado de construção civil brasileiro que está em franco desenvolvimento desde o ano passado. O avanço no setor da construção foi, segundo especialistas, a mola propulsora e, nesse contexto, conseqüentemente, o segmento de revestimento deverá ser muito consistente, podendo atingir índices entre 8 e 10% ao ano.
Segundo o superintendente da Anfacer – Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos-, Antônio Carlos Kieling, em entrevista coletiva realizada na abertura da Revestir 2008, o mais importante é que se trata de um crescimento seguro, baseado em novas políticas de investimentos em habitação, infra-estrutura e condizente com a proposta de crescimento sustentável do país.
Para o presidente da Abirochas, Sérgio Azeredo, sobre a participação das empresas do setor de pedras ornamentais, este foi o primeiro ano em que a Abirochas participou efetivamente da feira. “O ano passado, nós fizemos a primeira aproximação que não deu certo, mas desta vez tivemos 12 empresas que vieram patrocinadas pelo Sebrae, mais sete ou oito que vieram independentementes”, pontua e afirma que não há como comparar a participação das empresas do setor ornamental com o ano passado, pois este foi o primeiro ano que participaram em conjunto. “A idéia é realmente que, no próximo ano, tenhamos uma participação muito maior, vamos começar o trabalho antes. Foi muito em cima da hora que nós conseguimos com que o Sebrae nos dispusesse do dinheiro para participar dessa feira”, afirma.
Números da Revestir e Fórum 2008:Visitantes (Revestir e Fórum): 39.021 (representou crescimento de 27% em relação a 2007)Visitantes na Revestir: 34.679 (crescimento de 26% em relação a 2007)Visitantes no Fórum: 4.342 (crescimento de 38% em relação a 2007)Negócios Gerados na Revestir: US$ 131 milhões (crescimento de 9,17% em relação a 2007)
Previsões da Revestir e Fórum 2009:Data e Local: 24 a 27/03/2009 – Transamérica Expo Center – São PauloPrevisão de Total de Visitantes 2009 (Revestir+Fórum): 47.000Previsão de Negócios na Revestir 2009: US$ 145 milhões

Negociação em viagem de negócios

Extraído do site Export News

Claudio Cardozo*

Vamos falar de negociação em viagem de negócios, um tipo de situação que se bem aproveitado tem muito mais vantagens do que desvantagens. Este texto tem por objetivo orientar executivos em alguns aspectos comuns neste assunto.
A negociação feita em viagem de negócios tem varias particularidades. O processo será conduzido na casa do oponente, fator que pode ser favorável ao viajante. Você pode tentar colher informações ao chegar na empresa visitada, do porteiro, do encarregado da expedição, da secretária....
Se a negociação seguir rumo desfavorável, você pode interrompê-la alegando falta de informações, necessidade de aprovação superior ou até mesmo cansaço.
Uma outra inegável vantagem é o planejamento. Presume-se que antes de fazer uma viagem de negócios todos os passos estejam meticulosamente planejados, as informações estejam organizadas, as metas traçadas. É importante já sair de viagem com as reuniões marcadas, com os horários bem planejados pois imprevistos acontecem e se você estiver com tudo na mão a chance de se atrapalhar é muito menor. Muito cuidado com horários, procure se informar sobre a distância do hotel aos escritórios a serem visitados com antecedência.
Se for para um país diferente, trate de se informar sobre costumes, comida, segurança, moeda, indicadores econômicos e é claro, TUDO sobre o mercado para seu produto. Estando no país procure órgãos estatísticos, associações de classe, ou seja, qualquer entidade que possa lhe fornecer números mercadológicos que lhe serão muito úteis na elaboração de seu budget de vendas.

Compromissos sociais
Em uma viagem de negócios é inevitável que as negociações se estendam aos compromissos sociais extra escritório. Eles devem ser encarados como uma ótima oportunidade para conseguir aquele “pedido ou desconto”, pois a informalidade de um bar ou restaurante pode favorecer o visitante. Geralmente os assuntos discutidos nestas ocasiões não podem ter muitos detalhes ou nuances que precisem ser totalmente lembrados no dia seguinte.
Nunca recuse convites para almoço, jantar ou uma esticadinha até o bar mais próximo, a não ser que você esteja no “prego” e tenha que acordar cedo no dia seguinte. Muitos negócios são alinhavados e fechados nestas reuniões informais. Não se assuste com comidas e bebidas diferentes, entre na dança.
Nunca recuse uma dose de whisky, a não ser que seja alcoólatra. Ou melhor, se for é melhor nem se aventurar neste ramo de atividades. Em muitos países este tipo de recusa é considerado falta gravíssima.
Outras dicas :
Feiras
Se há possibilidade é sempre interessante que a viagem coincida com a realização de feiras ou de eventos internacionais direcionados ao seu produto.
Feriados
Cheque os principais feriados dos países que pretende visitar, pois perder um ou dois dias por causa de uma má programação pode até dar uma demissão por justa causa.
Programa de viagem
A programação deve ser a mais detalhada possível, com o nome do(s) hotel(is), telefone(s), fax(es), agenda com horários dos compromissos, endereços das instituições, contato e nome da pessoa que recebe; informações dos países a serem visitados – econömicas, sócio-políticas, históricas, culturais, temperatura no período, moeda, taxa de câmbio,
Telefones úteis
Embaixada e Consulados do Brasil, Embratel, companhia aérea utilizada, aeroporto, cartões de crédito, seguro viagem...

Outras Informações importantes
É conveniente levar informações básicas referentes à empresa : localização geográfica, fotografias, informações sobre vendas no mercado interno e exportação, investimentos, etc. É também muito importante levar informações referentes ao produto: catálogos; lista de preços e tarifas na moeda do país e em dólar; descrições técnicas e referências; certificações ISO (caso possua); amostras. Não se esqueça dos cartões de visita(facilita colocar o código internacional do Brasil e o de sua cidade). Vistos e certificados de vacina são exigidos em muitos países, já vi muita gente deixar de viajar por não ter atentado para estes dois detalhes.
Seguindo estas dicas as chances de algum contratempo ocorrer são muito pequenas.

Boa negociação!!!
Claudio CardozoPilkington South AmericaExport Sales Coordinatorclaudio.cardozo@pilkington.com.br