quarta-feira, 24 de junho de 2009

Cachoeiro de Itapemirim sedia seminário sobre meio ambiente e o setor de rochas

Extraído do site da Revista Inforochas

Foi realizado, no último dia 23 de junho, o seminário “O Meio Ambiente e o Setor de Rochas Ornamentais”, no qual especialistas discutiram sobre meio ambiente, desenvolvimento sustentável e reaproveito dos subprodutos do processo de extração e beneficiamento de rochas. O evento aconteceu no Centro Universitário São Camilo, em Cachoeiro de Itapemirim e contou com a presença de autoridades, estudantes, empresários e demais interessados no assunto.
Quem foi ao seminário pode participar do debate com perguntas. O resultado foi bem satisfatório, pois a participação efetiva do público confirmou a importância e relevância dos temas escolhidos.
Para falar sobre ações que proporcionem melhorias e conservação do meio ambiente, veio o engenheiro de minas José Mendo Mizael de Souza, atual presidente do Centro de Estudos Avançados em Mineração, (Ceamim), e ex-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). Mendo discursou sobre a relação entre mineração e o desenvolvimento sustentável e enfatizou a importância desta atividade para a economia brasileira e mundial.
Segundo ele, é preciso tirar da mentalidade da maioria das pessoas a tese de que a mineração é nociva aos recursos naturais. “A mineração, na verdade, é um dos segmentos produtivos que melhor trabalha a questão ambiental”, afirma.
O outro conferencista, que falou sobre os benefícios do uso do leito secante no tratamento da lama abrasiva, foi o engenheiro Jairo Freitas Di Giogio. Ele é pós-graduado em Engenharia Ambiental e explanou de forma rápida e eficaz sobre os métodos de desidratação, que são: filtro prensa, Big-Bag e leito secante. De acordo com ele, “precisamos guardar água, mas são uma série de fatores que definem que tipo de método será usado em cada empresa.”
O VI Seminário “O Meio Ambiente e o Setor de Rochas Ornamentais” foi uma realização do Sindirochas e contou com o apoio do Sebrae-ES, Centrorochas, Sicoob-Credirochas, Banco do Brasil, Bandes, Milanez&Milaneze, Petrobras, Sistema Findes e Unimed Sul Capixaba, Café Número Um, Água Mineral Raposo e Centro Universitário São Camilo.