terça-feira, 9 de abril de 2013

MCTI formaliza criação do primeiro Núcleo Regional do CETEM

Matéria extraída do site do CETEM

Novas instalações do CETEM no Espírito Santo.
O MCTI formalizou na Portaria nº 292, de 28 de março de 2013, a implantação pelo CETEM de seu primeiro Núcleo Regional (NR), construído em Cachoeiro de Itapemirim-ES, em terreno cedido pela prefeitura. A ação segue as diretrizes da política ministerial de descentralização das atividades de PD&I. A inauguração está prevista para meados de 2013, como parte da celebração dos 35 anos do CETEM.
Até o momento, o MCTI investiu cerca de R$ 8 milhões na edificação, cuja área é de 1500m², aquisição de equipamentos e custeio. A completa ocupação do prédio acontecerá gradativamente. Até lá a equipe no NR-ES continuará em atividades nas instalações vizinhas do Instituto Federal do Espírito Santo, onde ocupa dois laboratórios há seis anos.
O NR-ES, que já conta com 25 colaboradores, entre servidores, concursados em 2009, e bolsistas, tem seu foco em PD&I, tendo já depositado dois pedidos de patente junto ao INPI, e na prestação de serviços tecnológicos para empresas do setor de rochas ornamentais, da região e do país. Além disso, está apto a emitir certificados e elaborar relatórios e pareceres técnicos.
O Brasil é um importante produtor de rochas ornamentais e exporta anualmente cerca de US$ 1 bilhão, sendo o estado do Espírito Santo o principal pólo produtor do país. Nesse sentido, o NR-ES atuará também em cooperação com instituições de pesquisa, órgãos públicos e entidades privadas.
Redação: Thatyana Freitas
Data: 05/04/2012