quarta-feira, 31 de julho de 2013

Cachoeiro premiado por sustentabilidade na mineração

Abaixo, matéria extraída do site Gazeta Online

Atualizado em 31/07/2013 - 14h23
Produção de argamassa com a lama de rochas é destaque nacional

Entre mais de 1.000 municípios mineradores brasileiros, Cachoeiro de Itapemirim (ES) se destacou e foi um dos três únicos premiados na área de sustentabilidade. O projeto vencedor foi o da produção de argamassa com a lama do beneficiamento das rochas ornamentais, da Associação Ambiental Monte Líbano (Aamol), realizado pelo Instituto Capixaba de Gestão (ICG).

A premiação foi concedida durante o 4º Fórum Regional de Municípios mineradores, no início de julho, em Nova Lima (MG), com a presença inclusive do Prefeito Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione – que é o presidente da Associação Nacional dos Municípios Produtores (Anamup).
“Essa premiação é importante para Cachoeiro e para o trabalho da Aamol porque a Anamup, além de ser reconhecida internacionalmente, é também muito forte e respeitada em todo o Brasil”, explica o diretor-presidente do ICG, Michel Rabbi, que recebeu a premiação junto do diretor-executivo da Aamol, Fabrício de Athayde Rocha, e da também diretora do ICG Bárbara D’Ávila (foto).

A Aamol e o ICG

A produção da argamassa a partir da lama abrasiva é resultado de um projeto de longo prazo da Aamol, que reúne 75 das maiores empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) de Rochas Ornamentais de Cachoeiro de Itapemirim e foi criada, numa iniciativa das principais entidades do setor (como Sindirochas e Cetemag, com apoio do Governo do Estado do Espírito Santo) para ser muito mais que um aterro sanitário, pois desenvolve alternativas de aproveitamento da lama do beneficiamento das rochas ornamentais.
Já o ICG é uma empresa especializada contrata pela Aamol para realizar os estudos físicos-químicos da argamassa e também para estruturar estudos de viabilidade financeira do negócio da fábrica de argamassa, dentro de um produto ainda mais amplo, que é o plano de negócios dessa futura fábrica. Para prestar esses serviços, o ICG tem profissionais experientes e qualificados em produção e gerenciamento de projetos, além de captação de recursos públicos para realizar esses projetos. No Facebook, acompanhe www.facebook.com/InstitutoCapixabadeGestao .

Marmorarias e Serrarias devem fazer recadastramento no Ibama

Abaixo, matéria extraída do site Marmorarias do Brasil

As pessoas físicas e jurídicas, cuja atividade esteja sujeita à fiscalização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), devem se recadastrar no CTF/APP (Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais). O recadastramento deve ser feito no site do Ibama –www.ibama.gov.br.
O Registro de atividades que oferecem algum grau de risco ao meio ambiente foi instituído pela Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dá as diretrizes da Política Nacional do Meio Ambiente, e regulamentado pela Instrução Normativa Ibama nº 6, de 15 de março de 2013, que apresenta, em seu anexo VIII, a relação de entidades obrigadas a preencher o documento.
O prazo para o recadastramento vai até 30 de setembro de 2013 para os usuários do DOF (Documento de Origem Florestal), pessoas jurídicas de grande porte e para os responsáveis legais destas empresas. As entidades não filantrópicas sem finalidade de lucros e as pessoas jurídicas de médio porte, seus responsáveis legais e os dirigentes de pessoa jurídica de médio e grande porte têm até 31 de dezembro de 2013 para preencher o documento. Já as entidades públicas, as entidades filantrópicas sem fins lucrativos, as empresas de micro e de pequeno porte e os responsáveis legais destas entidades poderão fazer o recadastramento até 28 de fevereiro de 2014.
A inscrição no CTF/APP é obrigatória para a emissão de documentos por parte do Ibama, entre os quais autorizações, licenças, declarações e relatórios. O não cumprimento dos prazos estabelecidos acarretará a suspensão da situação cadastral da entidade.

Fonte: Portal do CRC SP

http://marmorariasdobrasil.wordpress.com/

Anote em sua agenda os próximos eventos do SINDIROCHAS

Extraído do site do SINDIROCHAS