sexta-feira, 17 de julho de 2009

Evento mostra a força da pedra no Espírito Santo

Extraído do site da Milanez & Milaneze

Cachoeiro Stone Fair completa 20 anos e confirma a força do Espírito Santo no setor de rochas ornamentais, estado que responde por 50% de toda a produção nacional e por 65% das exportações brasileiras do produto.
A Feira Internacional do Mármore e Granito – a Cachoeiro Stone Fair – completa 20 anos em 2009 e, nesse período, o evento consolidou-se no calendário nacional de eventos do setor e expandiu sua importância para o mercado mundial, transformando-se em um poderoso cenário de bons negócios. Com expositores de vários estados do Brasil e de outros países, a 20ª edição da Feira, que acontece de 25 a 28 de agosto em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, promete aquecer o segmento de rochas ornamentais.
O Espírito Santo se tornou referência mundial em mármore e granito e líder absoluto na produção nacional de rochas, concentrando mais de 90% dos investimentos do parque industrial brasileiro do setor de rochas ornamentais. O Estado capixaba também abriga o segundo maior polo industrial do mundo no setor e o maior das Américas, sendo o maior produtor, processador e exportador do Brasil.
É neste cenário que acontece a Cachoeiro Stone Fair 2009, evento que movimenta a região sul do Espírito Santo, onde estão concentrados 70% das reservas brasileiras de mármore. O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione, destaca a importância do evento para o município. “A Feira proporciona avanços a um dos mais importantes setores da nossa economia. Além disso, movimenta a cidade, traz investimentos e gera recursos. Na Cachoeiro Stone Fair nossas empresas fazem negócios e estreitam contatos com pessoas de outros estados e até de outros países”, afirma Casteglione.
Neste ano em que o evento comemora duas décadas, os expositores prometem trazer novidades em equipamentos, máquinas, produtos e serviços. Além disso, uma atração especial – um tear da década de 60 – promete chamar a atenção dos visitantes. A peça ficará em exposição durante a Feira, dando a dimensão da evolução do setor de rochas ornamentais, hoje dotado de grande tecnologia.
A Cachoeiro Stone Fair é promovida pelo Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais do Espírito Santo (Sindirochas) e pelo Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag-ES), e realizada pela MIlanez & Milaneze.
Indústria de base – Durante a Cachoeiro Stone Fair, o Sebrae/ES vai abrigar o Projeto Polo de Máquinas Espírito Santo em um estande com foco no fortalecimento do setor de máquinas capixabas e na oportunidade de novos negócios. A ação possibilita a concretização de parcerias e estimula a concorrência saudável entre as empresas do setor. “As empresas fabricantes de bens aproveitam a oportunidade para lançar equipamentos e acessórios, pois a feira é uma grande vitrine para o mercado nacional de máquinas para o setor de rochas, sendo que, nesta edição, o foco está nas marmorarias, com as linhas de equipamentos para movimentação”, observa o superintendente do Sebrae-ES, João Felício Scardua.
Sustentabilidade em evidência – Reutilização do resíduo líquido do processo de serragem e polimento de blocos de rochas ornamentais e reaproveitamento do resíduo sólido na produção de materiais diversos usados pela indústria da construção civil. Estas são algumas das novidades que serão mostradas na Feira Internacional do Mármore e Granito (Cachoeiro Stone Fair) e que estão em linha com a sustentabilidade, conceito cada vez mais presente na vida das empresas. O novo sistema de tratamento de resíduos líquidos e separação dos resíduos sólidos para reaproveitamento foi desenvolvido pela empresa Pegoretti Engenharia, em parceira com a área de Saneamento do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O equipamento utilizado no processo é resultado de pesquisa iniciada em 2006 pela Ufes e será mostrado na Cachoeiro Stone Fair.
Presença da Bahia – Rico em granitos nobres e exóticos e produtor do mármore Bege Bahia, o estado da Bahia estará representado na Cachoeiro Stone Fair por meio da Companhia da Bahia de Pesquisa Mineral (CBPM). A CBPM traça ações sociais, firmando convênio com prefeituras, associações e cooperativas e um desses exemplos é a Associação dos Empreendedores de Mármores Bege Bahia (Assobeje), que também participa do evento. O diretor técnico da CBPM, Rafael Avena, destaca que a iniciativa de trazer a associação ao evento visa aumentar as vendas do mármore Beje Bahia, de grande ocorrência no município do Orolândia, no nordeste baiano.
Promoção de Peso - Os expositores e visitantes da Cachoeiro Stone Fair podem sair do evento com um peso a mais na bagagem. Pelo segundo ano, os organizadores da Feira realizam a promoção “A força da pedra – um caminhão de chapas”, que vai sortear 41 chapas de granito, com valor estimado em R$ 15,4 mil. O sorteio acontece no último dia do evento (28/8) e o prêmio será entregue no domicílio do ganhador. No ano passado, a empresa vencedora foi a Stylo Pedras, de Brasília (DF). Serão sorteadas 30 chapas do granito Branco Veneza e 11 do granito Pompelli. O regulamento da promoção pode ser conferido no site do evento: http://www.cachoeirostonefair.com.br/.
Uso de granito em vias públicas - Ornamentada com granito nas cores cinza, vermelho e preto, a Praça da Coluna da Hora, em Sobral (CE), será abordada pelo arquiteto Antônio Carlos Campelo Costa em palestra sobre o tema “A preservação do sítio histórico a partir do seu tombamento”. Construída na década de 40, a praça foi reinaugurada em 2007 com o resgate de aspectos importantes do seu projeto original e com amplo uso de granito em suas calçadas e equipamentos. O projeto arquitetônico da Praça de Sobral destaca que o uso do mármore e granito em vias públicas, em substituição às tradicionais pedras portuguesas é uma tendência recente, mas que pode ser crescente em função de fatores como resistência e durabilidade do material, além da facilidade de manutenção. Os expositores e visitantes que participarem da Cachoeiro Stone Fair vão conhecer a história da Praça da Hora e como o granito está presente em sua arquitetura.
Possibilidades de aplicação de rochas em espaços públicos - O uso do granito em vias públicas será um assunto bastante presente na Cachoeiro Stone Fair, que também contará com um espaço específico, criado pelo arquiteto Renato Paldês, mostrando várias possibilidades de aplicação de rochas em espaços públicos. A partir da abordagem desse tema na Cachoeiro Stone Fair, o objetivo é despertar o interesse das prefeituras sobre o uso do material em áreas diversas. O uso do granito em vias públicas é comum em cidades como Londres e Paris. Na Champs Elysées, uma das mais imponentes vias da Cidade Luz, foram colocadas grossas placas de granito, com espessura de 7 cm. A cidade de Vitória também já tem alguns exemplos de uso do material e os principais deles são a Praça do Papa, na Enseada do Suá, e o calçadão da Praia de Camburi.