segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Central de Tratamento de Resíduos está funcionando em Cachoeiro

Extraído do site Gazeta Online

09/11/2009 - 16h59 (Gazeta Sul - Da Redação Multimídia)


A lama abrasiva é facilmente encontrada perto das fábricas da região sul e representa prejuízo ao meio ambiente. Na Central, o material fica armazenado de forma segura
Uma saída simples, que ajuda a reduzir os impactos causados pelo beneficiamento de mármore e granito na natureza. A Central de Tratamento de Resíduos foi inaugurada oficialmente na última sexta-feira (06), em Morro Grande, Cachoeiro.
A Central pertence à Associação de Desenvolvimento Ambiental do Mármore e Granito (ADAMAG). Ela foi construída em uma área de 145 mil metros e tem capacidade de funcionamento estimada para 14 anos. "Toda Central foi preparada com sistema de drenagem e atende às exigências do Iema", explica o engenheiro agrônomo Ângelo Antônio Campos. No total, 72 empresas de Soturno e Gironda já depositam a lama abrasiva no local.
O empresário Antônio Carlos Carvalho conta que antes de levar os resíduos para central, precisava mandá-lo para São Joaquim. Ele afirma que gastava mais com o transporte. "Em 90 dias, o tanque de 600 metros cúbicos enche. Nosso custo ficava caro", diz.
A lama abrasiva resulta do processo de industrialização das rochas. O material tem alta concentração de cal e ferro. Na Central, ele fica armazenado de forma segura. Mas de acordo com Ângelo Antônio Campos, os resíduos não devem ficar parados na Central. Existem estudos para transformá-los em novos produtos. "Pode ser usado em adubação, fabricação de tinda, como em alguns países da Europa. Certamente tem uma destinação", garante.
Tijolos
Fabricação de tijolos - uma das alternativas para o aproveitamento da lama abrasiva
Idéias como esta já existem em Cachoeiro. Tijolos de cimento e lama abrasiva são produzidos em uma olaria da cidade. O projeto do "Eco-tijolo" começou a ser desenvolvido há seis anos.
A unidade custa cerca R$ 0,60, preço mais alto que do tijolo comum. Os fabricantes garantem que a economia é no uso de ferragem e massa, já que os tijolos são encaixados. Empilhados, eles ainda podem ser usados em casas de até três andares. Outra aplicação é nos muros.
Contato
Para utilizar o serviço o empresário precisa fazer parte da Associação de Desenvolvimento Ambiental do Mármore e Granito. O telefone para os interessados é (28) 3524-1281.