quinta-feira, 20 de maio de 2010

Parceria com a Uenf produz tijolos e argamassas ecológicos

Extraído do site da Polita

Depois dos tijolos ecológicos, a Polita está avançando na sua busca pelo reaproveitamento de materiais por meio de mais um projeto sustentável, desta vez realizado em parceria com a Universidade Federal do Norte Fluminense (Uenf).
A iniciativa visa a fabricação de aditivos para argamassa e pisos intertravados a partir dos resíduos de produção da empresa e já se encontra em fase de testes, ainda em pequena escala.
Segundo o professor e coordenador do projeto, Jonas Alexandre, além de serem ecologicamente corretos, a argamassa e os pisos feitos com base em aditivos de rochas ornamentais trazem benefícios como maior durabilidade e melhor acabamento em relação aos produtos tradicionais.
Devido aos bons resultados obtidos, o professor adianta que existe a expectativa de começar, ainda este ano, a produção em larga escala, visando uma futura utilização em projetos de construção civil.

Polita lança revestimento sustentável

Extraído do site da Polita

Sempre atenta às novidades e tendências que circulam pelo mercado da arquitetura e decoração, a Polita acaba de lançar o Spacato, uma técnica que utiliza pequenos filetes de rochas para o revestimento de paredes, como uma espécie de mosaico.
Além de ser uma atitude ecologicamente correta, pois utiliza as sobras do corte do mármore, com esse lançamento, a empresa também pode contribuir com a responsabilidade social, já que a mão de obra a ser utilizada na fabricação do revestimento será proveniente de uma parceria firmada com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Cachoeiro.
Ao contrário do que se pode pensar do Spacato em primeira análise, o emprego de pedras ornamentais em forma de aproveitamento não deixa o material com a característica de menos valioso ou desinteressante. É o que explica a arquiteta Maria Luisa Jaccoud Andrade.
“A dimensão delicada do Spacato pode tornar os ambientes internos e externos aconchegantes, além de valorizar a decoração”, comenta.
Segundo a arquiteta, o Spacato pode ser usado nos mais diversos tipos de ambiente, tanto internos quanto externos. “Ele pode ser aplicado em muros, fachadas, paredes internas de residências e empreendimentos comerciais, detalhes em jardins ou espaços gourmet, além de muitas outras aplicações que o cliente nos permitir”, enumera.