quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Programa combate o desperdício na extração do mármore

Extraído do site da Prefeitura de Cachoeiro
Publicada em 21/01/2010 às 16:17

Evitar o desperdício na extração de mármore em Cachoeiro de Itapemirim. Esse é o objetivo de um projeto já em curso neste município central do maior polo do beneficiamento de rochas das Américas. Fazendo uma ponte direta entre empresas e instituições de pesquisa, o projeto “Lentes de Mármore” começou a orientar os extrativistas e prepara um novo passo: organizar uma cooperativa de marmoreiros nos distritos de Itaoca e Gironda, que são os dois maiores produtores do mármore no município.
Esses foram os resultados apresentados, nesta quarta-feira (20), ao prefeito Carlos Casteglione, pelo coordenador geral de Economia Mineral do Ministério de Minas e Energia, Edson Farias Mello, que acaba de deixar a coordenação dessa atividade, dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a cargo do também professor daquela instituição Cláudio Humberto Ramalho. E o prefeito, que também é o diretor de mineração da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), também conheceu outro projeto da universidade: o de classificação das atividades do setor de rochas, que está em curso na região noroeste do estado.
“Esse projeto é muito importante porque identifica o potencial de extração na nossa região, estudando também os nossos municípios de Castelo e Vargem Alta, e com isso orienta os extrativistas a aproveitar ao máximo os recursos das nossas jazidas. A orientação já está sendo dada a produtores de mármore de Cachoeiro”, explica o prefeito Casteglione.
Os dois pesquisadores também visitaram o Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag), o Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo (Sindirochas) e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Mármore e Granito do Estado do Espírito Santo (Sindimármore). No gabinete do prefeito, no Bernardino Monteiro, também foram recebidos pelos diretores municipais Antônio Carlos de Oliveira e Gildo Abreu.

Entre as maiores e mais rentáveis

Extraído do site da Revista Inforochas

Enfrentando a crise desde 2007, quando ela ainda não era mundial e sim norteamericana, o setor de rochas mostra que tem empresas consolidadas e que estão encontrando alternativas de mercado. Prova disso é a presença de seis delas na lista da revista “200 Maiores Empresas do Espírito Santo – 2009”.
São elas: Cajugram, na 136ª posição; Latina Vitória, no 136º lugar; Tracomal Mineração, em 152º; Brasil Exportação, na 168ª posição; Decolores, em 175º lugar; e Pemagran, na 196ª posição.
Além de figurarem na lista das 200 Maiores, as empresas Decolores e Pemagran estão entre as 20 mais rentáveis do Estado, em 5º e 9º lugar, respectivamente.
A Decolores ainda conquistou o 20º lugar entre as 20 maiores no quesito “lucro por empregado”. Além disso, A Pemagran e a Cajugram ocupam, respectivamente, 18ª e 19ª posição quando se avaliou as 20 maiores empresas na categoria “liquidez corrente”.