segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Fapes apoia pesquisa que estuda o uso de resíduos de rochas ornamentais como nutrientes na agricultura

Extraído do site do Governo do Estado do ES

08/08/2011 12:45 | Fapes

Pesquisa apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), pretende utilizar os resíduos gerados pela indústria de rochas ornamentais, hoje um problema ambiental, como fonte de nutrientes para a agricultura. A pesquisa é coordenada pelo professor Felipe Vaz Andrade, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

O interesse, segundo Felipe, é desenvolver ações que resultem em um menor impacto ambiental aos ecossistemas e uma maior sustentabilidade dos agrossistemas. “Estudos que contribuam para viabilizar o aproveitamento de resíduos que acarretam preocupação ambiental são de grande importância, sendo escassos os trabalhos na literatura sobre a utilização de resíduos de rochas ornamentais.”

A equipe busca alternativas tecnológicas viáveis para a disposição de resíduos industriais, e as atividades agrícolas podem apresentar reais possibilidades de reciclagem e integração desses subprodutos produzidos pelo setor industrial, desde que os mesmos apresentem características que corrijam a acidez do solo ou contribuam para adubação dos solos e, não possuam potencial contaminante para o solo ou recursos hídricos. A adição de resíduos de rochas pode melhorar as condições de fertilidade dos solos, sem afetar o equilíbrio do meio ambiente.

Os recursos disponibilizados pela Fapes foram empregados em visitas técnicas nas empresas, compra de equipamentos para análises, na aquisição de materiais para utilização nos laboratórios e permitiram o crescimento do grupo de pesquisa.

“O apoio da Fapes permitiu que a equipe de pesquisa na área de solos da UFES pudesse interagir com as empresas do setor de rochas ornamentais. O apoio e incentivo à pesquisa foi tão importante que foi criada a linha de pesquisa “Resíduo industriais na agricultura” dentro do Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal da UFES”, relata Felipe.

Informações à Imprensa:
Assessora de Comunicação/ Fapes
Ana Luiza Freitas
27 3322-4958 27 9900-3774
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br