segunda-feira, 23 de junho de 2008

Prazo para empresas de rochas cumprirem normas de fixação de cargas termina este mês

Extraído do site Gazeta On Line
23/06/2008 15:42:08 -
Redação Gazeta Rádios e Internet
O prazo para as empresas de rochas ornamentais capixabas cumprirem normas de segurança no transporte definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) termina no final de junho. O alerta é do Sindirochas.
A resolução 264, publicada no dia 4 de janeiro deste ano, estabeleceu o prazo de adaptação de seis meses, que termina no final de junho, para a fixação de carga. Ela tornou obrigatório o uso de travas, tipo calço, laterais e frontais, para dar ainda mais firmeza aos blocos transportados.
As empresas deverão fixar os blocos com duas correntes longitudinais e duas transversais de meia polegada, tencionadas por travas-gato de uma polegada. A base do semi-reboque terá que receber marcação indicativa do seu centro de gravidade, que deverá ser respeitada durante o carregamento.
A elaboração das novas normas de segurança do Contran teve a participação ativa do Sindirochas. “A resolução criou um ambiente mais seguro para empresários, transportadores e para a sociedade em geral, sem comprometer a viabilidade do setor”, ressalta o superintendente do Sindirochas, Romildo Tavares.
Para atender à nova regra, Tavares orienta as empresas a estabelecerem contratos com empresas estruturadas para o transporte dentro dos padrões estabelecidos e que possam assumir a responsabilidade pelo serviço prestado.

Rejeito de rochas ornamentais vira argamassa ecológica

Extraido do site Inovação Tecnológica
23/06/2008 - Redação do Site Inovação Tecnológica

A indústria de rochas ornamentais parece cada vez mais preocupada em evitar que o embelezamento que seus produtos - granito, mármore e uma série de outras pedras - propiciam às construções, não resultem no efeito contrário ao meio ambiente.
Modernidade e responsabilidade
Herdeira de um passado desabonador nesse quesito, a indústria de rochas ornamentais, que se tornou forte exportadora e empregadora de mão-de-obra nos anos recentes, modernizou suas plantas industriais, tornou-se competitiva mundialmente e agora está buscando na tecnologia uma forma de construir uma nova imagem também quando o assunto é preservação do meio ambiente.
Um resultado prático dessa busca surgiu nesta semana, com a inauguração da primeira fábrica de argamassa ambientalmente correta, instalada município de Santo Antônio de Pádua (RJ).
Argamassa ecológica
A argamassa ecológica será fabricada a partir dos finos das pedreiras - os resíduos gerados pela serragem das pedras.
Hoje, essas serrarias estão instaladas na beira de córregos e rios, onde são jogados esses rejeitos. A nova técnica, além de reciclar a água poluída, gera um resíduo sólido que, após secagem, pode ser utilizado na formulação da argamassa.
Transferência de tecnologia
A tecnologia foi desenvolvida conjuntamente pelo Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) e pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), e licenciada para a empresa Argamil, que está investindo R$8 milhões na instalação da fábrica de argamassa ecológica.
A fábrica terá uma capacidade de produção de 20 mil toneladas de argamassa por mês e vai gerar 100 empregos diretos.
As negociações para a cessão e transferência da tecnologia aconteceram sob as regras estabelecidas pela Lei de Inovação. Será a primeira vez que servidores de instituições de pesquisas receberão parte dos royalties de uma patente por sua invenção.

Feira Internacional do Mármore e Granito aquece o setor de rochas

Extraído do site da Revista Inforochas
A Cachoeiro Stone Fair, que será realizada em agosto, atrai o interesse de empresários do setor e deve reunir mais de 25 mil pessoas

O mármore é o destaque da 26ª Feira Internacional do Mármore e Granito – Cachoeiro Stone Fair, evento que será realizado de 26 e 29 de agosto, em Cachoeiro de Itapemirim, e que está movimentando os empresários do setor de rochas no Estado.
Para mostrar a diversidade desse material, será montado um Pavilhão do Mármore no Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa.
“O pavilhão vai mostrar a diversidade do mármore, pois Cachoeiro tem a maior lente de mármores cristalinos do Brasil. Além disso, nosso mármore, pela sua formação geológica, tem grande resistência à abrasão e à flexão. O pavilhão vai divulgar esses atributos do mármore de Cachoeiro, com mostruários e peças trabalhadas”, explica o presidente do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag), Emic Malacarne Costa.
A empresária Cecília Milanez
Milaneze, da Milanez & Milaneze, empresa que organiza o evento, está bastante otimista com relação à próxima edição da feira.
“As expectativas para a Feira de Cachoeiro este ano são excelentes. Percebo um interesse muito grande dos empresários do setor de rochas, e essa mobilização sempre dá bons resultados”, diz.
Este ano, a expectativa é de grandes negócios com o mercado interno, devido à forte demanda da construção civil.
Arquitetos de várias cidades do País estão sendo convidados para a feira, que vai promover, numa ação conjunta com o Cetemag, um ciclo de palestras para estes profissionais sobre resistência e aplicabilidade do mármore e do granito nos projetos construtivos, com foco principalmente na arquitetura de interiores.
Outra novidade este ano é a campanha promocional da Milanez & Milaneze que vai sortear um caminhão cheio de chapas entre os marmoristas convidados pelos expositores.
O caminhão não faz parte da premiação e atuará somente na entrega das chapas.
Mais de 70% dos espaços comercializados
Promovida pelo Cetemag e pelo Sindirochas, a feira já está com mais de 70% dos espaços comercializados.
Pacotes promocionais de hospedagem e turismo serão oferecidos aos visitantes, que também contarão com uma infra-estrutura que inclui transfer executivo do aeroporto de Vitória direto para Cachoeiro.
A feira também inova no setor de insumos. Além das grandes marcas internacionais de abrasivos e polimentos, tais como Tenax e Bellinzonni, e das brasileiras São João, Cobral, Nebrax, Polipox e Futura Abrasivos, a novidade é a presença dos fabricantes de insumo chineses, numa parceria fechada em maio nos Estados Unidos.
Na área de máquinas, o destaque é a presença de expositores especializados no maquinário para mineração, além da participação de membros da Associação dos Fabricantes de Máquinas e Equipamentos para o Setor no Espírito Santo (Maqrochas) em área especialmente destinada para esse segmento.
Serviço
Cachoeiro Stone Fair
Data: 26 a 29 de agosto
Horário:
13:00h às 20:00h (acesso até as 19hs)
Local: Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa Rod. Cachoeiro x Muqui, KM 01 - Aeroporto
Cachoeiro de Itapemirim, ES
Entrada:
Mediante convite. Exclusivo para profissionais do setor – Apresentar RG e cartão comercial. Proibida entrada de menores de 14 anos, mesmo que acompanhados
Ingresso: R$ 50,00
Informações e vendas:
Milanez & Milaneze
Tel: 27 3434-0600 / Fax: 27 3434-0601
E-mail: vendas@cachoeirostonefair.com.br