Extraído do site Gazeta Online
11/02/2009 - 18h19 (Letícia Cardoso - Redação Gazeta Rádios e Internet)
Mais de 15 mil trabalhadores do setor de rochas ornamentais do Estado vão passar por cursos de capacitação ainda no primeiro semestre deste ano. O Espírito Santo, por ser o maior produtor e exportador de mármore e granito do país, foi um dos quatro estados escolhidos para receber recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI). O programa de Desenvolvimento Territorial vai destinar cerca de R$ 1,5 milhão para desenvolver as atividades.
O gerente de cooperação internacional da CNI, Renato Carporalli, que apresentou o projeto na tarde desta quarta-feira (11), na 27ª edição a Feira Internacional do Mármore e Granito (Vitória Stone Fair), explicou que os recursos serão liberados assim que os empresários do setor definirem precisamente a capacitação que queiram aplicar.
"A Confederação Nacional das Indústrias, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento vai desenvolver com os empresários a construção de um plano de desenvolvimento de suas regiões e para o setor. O setor escolhido no Espírito Santo, que é o de rochas ornamentais, tem uma importância muito grande para a dinâmica econômica territorial. Os empresários é quem vão decidir o que fazer com os recursos e nos repassar essa demanda", explicou Carporalli.
No Estado, o setor designado pela Federação das Industrias para acompanhar o projeto é o Instituto Evaldo Lodi (IEL). O coordenador do programa, Luiz Alfredo Campana, contou que desde 2007 o Instituto já realiza um levantamento junto ao empresariado do setor de mármore e granito, colhendo deles informações sobre as necessidades que passam. E a principal delas é a falta de mão de obra qualificada.
"Um grande gargalo que identificamos foi a falta de mão de obra qualificada, tanto para as marmorarias quanto para as empresas de granito. Uma das primeiras atividades vai ser quanto a mão de obra. Vamos expandir também para programas de saúde e segurança ao trabalhador do setor", disse Luiz Alfredo.
Segundo Campana, no Estado há cerca de 700 empresários do ramo de rochas ornamentais. Os municípios de Barra de São Francisco e Nova Venécia são onde estão localizados as maiores pedreiras do Estado. Já o município de Cachoeiro de Itapemirim é conhecido mundialmente pelo beneficiamento destas rochas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário