sexta-feira, 5 de abril de 2013

Sindirochas participa ativamente das ações ambientais do setor

Matéria extraída do site do SINDIROCHAS

Ao contrário do que pode parecer, o setor de rochas ornamentais é um dos grandes reflorestadores do Espírito Santo. Com a implementação das novas políticas ambientais do país, a indústria de extração e beneficiamento de pedras tem sido responsável pelo reflorestamento de grandes áreas, em virtude de iniciativas próprias dos empresários e também do comprimento das condicionantes ambientais exigidas pelos órgãos fiscalizadores para a liberação das licenças para a instalação de suas plantas industriais e de lavra.
De norte a sul do Espírito Santo, pode-se perceber que o perfil do setor mudou e o Sindirochas tem sido protagonista no apoio às iniciativas que dão maior sustentabilidade ambiental às empresas. Além de reflorestamentos, a grande maioria das empresas hoje está dando destinação correta aos seus resíduos sólidos e reaproveitando a água de seu processo produtivo, com a instalação dos equipamentos de filtro-prensa.
No estado já são mais 300 empresas que se uniram em associações e implantaram aterros adequados para receber os rejeitos do setor. Na formação dessas associações, o Sindirochas participou ativamente, ora disponibilizando técnicos especializados em meio ambiente para orientá-las, ora fazendo gestão junto aos poderes públicos para agilizar o processo de licenciamento dos novos aterros.
Texto: Basílio Machado

Setor de rochas também economiza água

Matéria extraída do site do SINDIROCHAS



Empresas utilizam tecnologias com economia e reaproveitamento da água no processo de beneficiamento de rochas ornamentais
Desenvolver uma atividade industrial respeitando o meio ambiente é meta das empresas que atuam no setor de rochas ornamentais. É uma forma de promover o desenvolvimento sustentável e incentivar a preservação dos recursos naturais.
Buscando alcançar esse objetivo, as empresas do setor têm nos filtros prensa e nos tanques de decantação, entre outras alternativas, eficientes aliados para a economia e uso sustentável da água, contribuindo para a preservação desse precioso líquido fornecido pela natureza e também atendendo à legislação ambiental.
O resultado é benéfico para o meio ambiente, pois a água volta a ser utilizada no processo industrial da empresa e o resíduo, hoje sub-produto, passa a ser matéria-prima para a fabricação de blocos de concreto, entre outros produtos, gerando emprego e renda.
O Sindirochas, que atua há 40 anos na defesa dos interesses das empresas do setor de rochas, também defende que essa importante atividade seja desenvolvida de forma sustentável e com elevado nível de responsabilidade social.