terça-feira, 26 de agosto de 2008

Lançamento do Livro Introdução ao Mercado de Granitos

Extraído do Blog Granito News

A obra descreve de maneira simples e clara os principais caminhos no mercado de granitos. Desde blocos, chapas, ladrilhos até a sua inserção nos mercados que consomem rochas, tanto interno como externo.
Principais equipamentos utilizados, na pedreira, no corte, no polimento ou nas marmorarias, que são o elo final do processo produtivo. Cuidados com os equipamentos e dicas de elaboração de um plano de manutenção. Como embalar e exportar o produto beneficiado.
Equipes de trabalho em cada etapa produtiva. Segurança e treinamento do indivíduo que participa do processo industrial.
Movimentação de material, bem como cuidados no processo de movimentação. Equipamentos principais para reciclar a água utilizada nos processos de beneficiamento. Planilhas básicas de produção, controle do processo produtivo e custos que precisam ser calculados. Avaliação da eficácia dos processos produtivos. Como mostrar materiais a clientes. O relato mundial sobre o consumo de granito.Este é o caminho neste livro. Mostrar por tudo que passa este pedaço de “pedra” que está em sua cozinha ou no piso de sua casa ou faz parte de seu trabalho, de uma maneira que você passe a admirar a natureza e valorizar ainda mais o produto que está presente no seu dia-a-dia chamado granito.

Cachoeiro Stone Fair começa hoje

Extraído do site da Revista Inforochas

Começa nesta terça-feira (26) e vai até sexta (29) a 26ª edição da Feira Internacional do Mármore e Granito – Cachoeiro Stone Fair. O evento deste ano traz muitas novidades, como a organização de oficinas técnicas para os trabalhadores do setor e do Pavilhão do Mármore, além da presença inédita de expositores de insumos chineses.
A Cachoeiro Stone Fair acontece no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim, das 13h às 20h.
Considerada como um dos maiores eventos do setor em toda a América, a feira deste ano conta com a presença de mais de 150 expositores de rochas, máquinas, equipamentos e insumos. De acordo com a Milanez & Milaneze, a expectativa é de que mais de 25 mil visitantes passem pela feira nestes quatro dias de realização.
O superintendente do Sindirochas, Romildo Tavares, diz que a feira é um momento favorável para fechar bons negócios. “Com a queda nas exportações, os empresários estão buscando o mercado interno. Temos boas expectativas para o evento”, frisa.
Novos projetos para o setor
Sempre aguardada pelos empresários como o momento de anúncios de novos projetos para o setor, a solenidade de abertura da feira está marcada para as 17h e contará com a participação do governador em exercício, Ricardo Ferraço.
Na oportunidade, Ferraço deverá anunciar a concessão de um terreno na localidade de Monte Líbano para a construção de um aterro sanitário para resíduos de rochas ornamentais. Além disso, é esperada a presença do presidente do Sindicato do Setor da Construção Civil do Espírito Santo (Sindicon), Aristóteles Passos Costa Neto.
Logo após os pronunciamentos, as autoridades presentes irão fazer a visita oficial, quando também será assinado o Sistema de Inteligência Competitiva Setorial, uma parceria entre o Cetemag e Sebrae-ES para auxiliar no aumento da competitividade das empresas do APL de rochas do Sul do Estado.

Visite
26ª Cachoeiro Stone Fair
Data: 26 a 29 de agosto
Local: Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa Horário: 13h às 20h (com acesso até as 19h).

Empresas de rochas ornamentais encontram soluções de crédito durante Cachoeiro Stone Fair 2008

Extraído do site Rede de Comunicação do Governo do ES
Thiago Guimarães/Secom

O evento conta com expositores de diversos países.
Desde o financiamento para a obtenção de capital de giro até a compra de equipamentos e tecnologias de controle ambiental, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) disponibilizará diversas soluções de crédito, voltadas para as necessidades do setor de rochas ornamentais, durante a Cachoeiro Stone Fair 2008 - 26ª Feira Internacional do Mármore e Granito.
O banco oferece linhas de crédito que atendem desde às micro e pequenas até as empresas de grande porte do setor. Durante os quatro dias do evento, que começa nesta terça-feira (26) e vai até a sexta (29), no Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim, técnicos do banco irão atender aos interessados e dar orientações.
Com as soluções de crédito oferecidas, é possível instalar ou ampliar os empreendimentos, comprar insumos e máquinas com financiamentos de até R$ 10 milhões e prazos de 36 meses. Entre as linhas de crédito, estão as do Programa de Fortalecimento da Economia do Interior do Espírito Santo (Profort-ES).
Lançado em abril deste ano pelo Bandes, o Profort inovou ao trazer ao mercado uma linha voltada para o desenvolvimento sustentável. A linha Profort Sustentável é especialmente direcionada para incentivar o financiamento a mecanismos de proteção ambiental nas empresas. A linha foi elaborada pelos técnicos do banco em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) para financiar tanto itens relacionados a melhores práticas de controle ambiental, quanto condicionantes ambientais emitidas por órgãos competentes. São máquinas, equipamentos, consultorias, estudos ambientais e outros itens que podem ser financiados em até R$ 300 mil, com juros de 6,75% ao ano e prazo de 96 meses.
Além da linha Profort Sustentável, empresários e interessados poderão se informar sobre as linhas Profort Micro e Pequena Empresa (MPE) e a Profort Média Empresa, que podem financiar desde itens como obras e aquisição de equipamentos até a formalização das empresas e contratação de consultorias, com juros entre 10% e 11%. Outras opções são as linhas voltadas às exportações e investimentos com recursos repassados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de quem o Bandes é agente financeiro.
Feira
O Bandes apóia a Cachoeiro Stone Fair 2008, que conta com expositores de diversos países e tem como objetivos mostrar a diversidade e incentivar o uso de rochas ornamentais brasileiras, além de criar um espaço para a realização de negócios e parcerias.
A Feira tem como objetivos mostrar a diversidade e incentivar o uso de rochas ornamentais brasileiras, criar um espaço para a realização de negócios e parcerias, difundir inovações tecnológicas com a exposição de máquinas, ferramentas, insumos e novos processos de gestão, promover o marketing do setor no país e exterior e aumentar as exportações.
Nos últimos dez anos, a Cachoeiro Stone Fair tem sido palco de praticamente todos os lançamentos de máquinas, equipamentos, ferramentas e outros insumos utilizados pela indústria do mármore e granito.

Interessados em mais informações sobre linhas de financiamento devem ligar para o Bandes Atende, pelo número 0800 283 4202, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

Informações adicionais:
Assessoria de Comunicação do Bandes
Lena Mara Leite Gomes Tel: 3331-4381 / 9944-8555
Bárbara Deps Bonato Tel: 3331-4352/ 8157-8380
Texto: Bárbara Deps Bonato

Segurança no trabalho poderá alterar contribuição

Extraído do site da Revista PEGN

A partir de setembro, a Previdência Social poderá aumentar ou diminuir as alíquotas de contribuição previdenciária das empresas enquadradas no Lucro Real ou no Lucro Presumido, conforme os percentuais de acidentes e o grau de risco aos quais expõem seus trabalhadores, informa o site InfoMoney.
Isso, graças à introdução do FAP (Fator Acidentário de Prevenção) e do NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário), que irá mudar completamente a sistemática atual. Como se sabe, as empresas (com exceção daquelas optantes pelo Simples Nacional), hoje, recolhem 1%, 2% ou 3% de alíquota do RAT (Risco de Acidente de Trabalho).
Com a mudança, as alíquotas do RAT serão reduzidas em até 50% ou aumentadas em até 100%, de acordo com a consultora especialista na área Trabalhista e Previdenciária do Cenofisco (Centro de Orientação Fiscal), Rosânia de Lima Costa.
O que determinará isso será o coeficiente do FAP, para o qual a Previdência vai levar em consideração a quantidade de afastamentos de funcionários daquela empresa, a gravidade de cada afastamento, a freqüência e o quanto eles representaram em termos de custo para o governo.
A ressalva é que a alíquota será definida por CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Assim, não adianta uma empresa melhorar a qualidade de vida e o nível de segurança de seus trabalhadores, se as empresas de seu mesmo grupo de atividade não fizer o mesmo. Rosânia finaliza lembrando que o recolhimento será realizado apenas a partir de janeiro de 2009 e será mensal.

Governo define fórmula de compensação ambiental

Extraído do site da Revista PEGN

O Ministério do Meio Ambiente definiu a nova metodologia de cálculo das taxas de compensação cobradas dos novos empreendimentos pelos impactos causados ao meio ambiente, conforme informou na semana passada o ministro Carlos Minc, na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), durante encontro mensal da Abema (Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente), segundo informa o site InfoMoney.
Antes, todo empreendimento que causasse impacto ao meio ambiente era obrigado a compensar essa perda com ações ambientais que custavam pelo menos 0,5% do investimento total da obra. A informação foi divulgada pela agência da Fiesp.
De acordo com o ministro, a proposta do MMA estabelece um percentual sobre o valor da parte do empreendimento que cause impacto ambiental não-mitigável, descontados todos os equipamentos e estruturas que tragam impacto ambiental positivo. O percentual inicia em zero e vai até um limite a ser definido com o presidente da República, que irá variar entre 0,5% e 2%.
A compensação ambiental é um mecanismo que visa contrabalançar os impactos sofridos pelo meio ambiente, identificados no processo de licenciamento ambiental no momento da implantação de empreendimentos. O sistema foi instituído pela Lei 9.985 (18/07/2000), que criou o SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação). As regras aplicam-se tanto a empreendedores privados quanto públicos. Os recursos são destinados à implantação e regularização fundiária de unidades de conservação, sejam elas federais, estaduais ou municipais.