terça-feira, 25 de outubro de 2011

Central de Tratamento de Resíduos da AAMOL conquista a terceira colocação do Prêmio Melhores Práticas 2011

Extraído do site da Revista Inforochas

Com a Central de tratamento de resíduos do beneficiamento de rochas ornamentais, localizada em Cachoeiro de Itapemirim-ES, a AAMOL (Associação Ambiental Monte Líbano) conquistou em setembro a terceira colocação do Prêmio Melhores Práticas 2011, da RedeAPLmineral. Este prêmio visa reconhecer as práticas inéditas realizadas no âmbito da cadeia produtiva do setor mineral. Confira abaixo a entrevista concedida pela AAMOL e RedeAPLmineral.

Quais benefícios esse prêmio poderá trazer para vocês?

AAMOL - Primeiramente, o maior benefício, sem dúvida, foi o reconhecimento ao nosso projeto, pois não trata apenas de uma ação voltada exclusivamente para reutilização do resíduo, temos trabalhos em paralelo tão importante quanto o reaproveitamento. Mas vale ressaltar que só o fato de termos participado e concorrido ao prêmio já nos trouxeram grandes benefícios, uma vez que muitas pessoas nos procuraram, durante e após o evento, relatando que suas regiões também possuem problemas ambientais similares aos nossos e se poderiam ter acesso e/ou implantar o mesmo modelo de gestão em suas regiões, onde recebemos vários convites apara apresentar e divulgar nossa prática. Portanto, com este reconhecimento, podemos dar publicidade às nossas atividades. E em se tratando de um projeto piloto que tem por maior objetivo difundir e aplicar em outras regiões de nosso país, entendemos que este prêmio poderá motivar interessados a implantar um modelo de gestão com base no Projeto AAMOL e incentivar outras práticas também importantes.

Você poderia contar mais sobre a sua prática?

AAMOL - Nosso projeto não trata apenas de recuperar e reutilizar resíduos. Mesmo assim, para esta atividade investimos muito em pesquisa para descobrirmos as potencialidades de nosso resíduo no intuito de descobrir os níveis de segregação necessárias para que possamos apresentá-los e incorporá-los em outras cadeias produtivas como na fabricação de cerâmicas, argamassas, tintas, etc. Vale ressaltar que nosso resíduo é bem peculiar e diferente dos demais processos de beneficiamentos de rocha. Em nosso processo de beneficiamento de rochas ornamentais, temos incorporados além do pó da pedra a cal, a granalha, outros produtos químicos e derivados de petróleo proveniente do processo de polimento. Atualmente, fabricamos blocos em artefatos de cimento para construção civil, devidamente testado e em conformidade com normas pertinentes, e estamos na linha de pesquisa para a fabricação de argamassa.

Dentre nossas atuações, podemos citar as atividades executadas em paralelo como, por exemplo, o projeto de educação ambiental que iniciou no ano de 2010 sendo executado em cico escolas da rede municipal atendendo a 1.404 crianças. Entendendo ser esta uma ação continua, a AAMOL, juntamente com os parceiros do projeto, amplia nosso projeto totalizando dez escolas. Temos também um projeto piloto de reflorestamento em parceria com a CAUFES (Campos de Alegre da Universidade Federal do Espírito Santo), voltado principalmente para recuperação de áreas degradadas pela mineração. E ainda temos um trabalho social na parte de reintegração e ressocialização de presos na contratação de sua mão-de-obra para as atividades de nossa fábrica de artefatos e pré-moldados em cimento.