domingo, 24 de julho de 2011

Cetemag comemora 23 anos com curso novo

Extraído do site da Revista Inforochas

O Cetemag completou 23 anos de atividades no mês de abril e, para comemorar, adicionou um novo curso entre os que são oferecidos pela entidade para o fomento do setor: Capacitação Técnica para Vendas de Rochas Ornamentais.

O curso é inédito e vem atender a uma solicitação dos empresários, que precisam de profissionais que realmente entendam das rochas para melhor comercializar os produtos. A primeira turma será agendada até junho e as aulas serão ministradas pelo geólogo Leonardo Silveira.

Desde sua implantação, o Cetemag já promoveu centenas de cursos de capacitação para profissionais do arranjo de rochas, fazendo um trabalho facilitador para orientação do setor, principalmente quanto aos avanços tecnológicos e aprimoramentos para beneficiar, agilizar e tornar cada vez melhor o processo produtivo da cadeia.

Mais de 300 cursos já foram ministrados, correspondendo a capacitação de mais de 5 mil pessoas através da instituição. Para este ano, o Cetemag espera ultrapassar essa marca de 500 profissionais capacitados.

Os cursos realizados se dividem na área de extração, beneficiamento, desdobramento, pesquisa e classificação e o Cetemag promove tanto cursos abertos para o público em geral quanto para empresas fechadas.

HISTÓRIA

Nos seus 23 anos, a instituição já deixou sua marca em grandes ações do arranjo de rochas. O Cetemag é o responsável pela criação da Feira Internacional do Mármore e Granito, uma das três maiores do mundo; foi o realizador do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), que possibilitou o aumento da competitividade das empresas e introduziu melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas nas empresas; em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) implantou o curso de especialização em rochas ornamentais , e a Associação Ambiental Monte Líbano (Aamol) nasceu dentro da entidade.

A entidade está em parceria com o Centro Tecnológico de La Pietra (Ctap), da Espanha, o mais importante do mundo nos avanços tecnológicos do setor, para o desenvolvimento de ações conjuntas.

Empresas vão receber cursos de capacitação

Extraída do site da Revista Inforochas

A qualificação dos profissionais do setor de rochas ornamentais tem sido alvo de investimento do Sindirochas. Pensando em melhorar esse quadro, a instituição buscou parceria com o Senai para realizar cursos junto às empresas do mercado usando uma metodologia diferente.

O professor do Senai vai até a região que estiver precisando do curso e utiliza as dependências de uma empresa parceira para atender seus funcionários e também trabalhadores de empresas vizinhas, abrangendo uma quantidade maior de profissionais.

No último dia 10 de maio, representantes do Senai e do Conselho do Sindirochas se reuniram para uma apresentação dos cursos que serão oferecidos no programa de Aperfeiçoamento Profissional dos funcionários das Empresas do Setor de Rochas Ornamentais.

As primeiras turmas já devem ser iniciadas no começo do segundo semestre deste ano. Entre os que serão ofertados estão Leitura e interpretação de desenhos técnicos e medição de obras; Acabamentos (acabador); Cortador de chapas; Resinagem de rochas ornamentais (resinador); Polimento de rochas ornamentais (polidor); Desdobramento de rochas ornamentais (serrador), Laminação de rochas ornamentais (laminador); e especificação de rochas ornamentais. Os títulos dos cursos ainda não estão totalmente definidos e podem ser modificados.

O conselheiro do Sindirochas Ronaldo Azevedo informou que a iniciativa encontra-se na fase de contratação do profissional, para o primeiro módulo, que são (Leitura e interpretação de desenhos técnicos).

“Esperamos que em agosto, já tenhamos a primeira turma em treinamento”, estimou. A idéia, segundo ele, surgiu da própria necessidade das empresas do setor, que demanda um grande número de empregos diretos.

O diretor da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) para Assuntos do Senai, Manoel Pimenta, comentou que a idéia surgiu há dois anos, em uma viagem a uma feira de mármore e granito na Itália, onde há escolas especializadas no aprendizado em atividades do segmento.

“É um projeto inédito que estamos realizando no Estado. Identificamos que seria melhor esta promoção dos cursos in company”, disse Pimenta.

Integração garantida por videoconferência

Visando uma comunicação ainda mais próxima entre as suas regionais, o Sindirochas adquiriu equipamentos que vão permitir a comunicação simultânea por videoconferência através da transmissão de vídeo e áudio entre suas unidades.

Dessa forma, será possível aos participantes da conversa fazer até reuniões a distância, em tempo real, assistindo e ouvindo uns aos outros como se estivessem no mesmo local, permitindo a integração entre a sede, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, com as regionais nos municípios de Vitória e Nova Venécia.

O novo sistema otimiza o tempo de trabalho, reduz os custos com viagens de conselheiros e superintendência, além de diminuir o risco de acidentes nas estradas, e deve ser implantado até o final do mês de junho, quando começa a ser efetivamente utilizado.

Sindirochas tem novo assessor institucional

O Sindirochas ganhou mais um nome de peso em sua equipe. Trata-se de Ralph Pettini, que assumiu o cargo de assessor institucional das regiões Norte e Noroeste no último dia 23 de março.

O profissional traz no currículo uma experiência de 12 anos como gerente regional da Escelsa Nova Venécia, além de secretário de Administração no município. Pettini quer trabalhar na busca de um bom relacionamento com os associados a fim de identificar suas necessidades e promover ações preventivas de melhoria e excelência nos processos, estimulando a busca de novos associados.


Marcos Guerra assume compromisso de obter mais apoio do poder público para o setor

Extraído do sute da Revista Inforochas

O setor de rochas vem enfrentando grandes desafios ao longo dos anos. A falta de infraestrutura de portos e aeroportos tem feito com que grande parte das rochas produzidas no Estado seja escoada pelo Rio de Janeiro.

Diante deste cenário, Marcos Guerra assume a presidência da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) no dia 29 de julho, como sucessor de Lucas Izoton, para enfrentar esses e outros entraves.

O empresário está há mais de 30 anos na atividade, é presidente do Conselho Superior de Assuntos Legislativos da Findes (Coal) e do Conder (Conselho Superior de Desenvolvimento Regional da Findes) e diretor da Findes em Colatina e Região.

Para lidar com as batalhas do setor de rochas, Marcos Guerra afirma que contará com a parceria do poder público, já que o segmento contribui para o crescimento econômico do Estado e estabelece um bom diálogo com o governador Renato Casagrande.

“É importante que façamos um trabalho intenso junto ao poder público para que nossa capacidade logística seja melhorada e ampliada”, afirmou.

Outro problema que deve ser abordado é a falta de infraestrutura nas rodovias e a falta de qualificação profissional na área.

Esse promete ser um tema bastante debatido durante a gestão do novo presidente da Findes.

O setor de rochas ornamentais é um dos grandes responsáveis por colocar o Espírito Santo em evidência mundial, principalmente

através dos negócios com outros países. A meta da nova gestão é fortalecer e ampliar o poder de desenvolvimento e competitividade das micro e pequenas empresas que atuam no setor de rochas.

“Temos grandes indústrias deste segmento que fortalecem nossa economia, e minha meta é também ampliar o poder de desenvolvimento e competitividade delas.

Também farei um trabalho intenso junto de nossas Câmaras Setoriais e Conselhos Temáticos para que o desenvolvimento e a ampliação de negócios do setor de rochas privilegiem todas as indústrias capixabas de forma igualitária, do pequeno e médio empresário às grandes empresas”, completou.

O presidente eleito também fala sobre:

Ampliação da capacitação profissional

“Temos que trabalhar em todos os níveis de qualificação profissional, pois a demanda é muito grande para os próximos anos e todo o esforço será preciso.

Pretendo, inclusive, criar unidades móveis dos Senais, onde levaremos os programas de capacitação profissional aos municípios mais distantes das Diretorias Regionais”.

Micro, pequenas e médias empresas

“Quando falamos em MPEs, temos várias frentes de trabalho. O Sistema Findes já contempla o setor com atuação em nível nacional. Mas precisamos trabalhar ainda mais na capacitação de mão de obra e também na qualificação dos gestores destas empresas através do IEL.

Temos um trabalho intenso em Brasília em busca da aprovação do aumento do teto do Simples Nacional de R$ 2,4 milhões para R$ 3,6 milhões, mas ao mesmo tempo ainda temos vários segmentos que não são contemplados pela Lei Geral das MPEs. Além disso, minha gestão irá criar uma Diretoria para trabalhar só no segmento de inovação, cujas MPEs capixabas ainda carecem de maior orientação”.

Fortalecimento sindical

“O trabalho junto aos sindicatos filiados é fundamental para fortalecermos os setores que eles representam, e por isso a Findes deve ser mais atuante quanto às propostas junto à classe política, além dos programas de qualificação profissional já existentes. Precisamos criar mecanismos ainda mais sólidos para fortalecermos o associativismo”.

Relacionamento com a classe política

“Além de darmos continuidade à Agenda Findes para a Competitividade, precisamos manter e fortalecer o diálogo com a classe política em todos os níveis: municipal, estadual e federal.

Temos tanto o Coal (Conselho Superior de Assuntos Legislativos da Findes) em nível estadual quanto uma forte atuação no CAL (Conselho de Assuntos Legislativos da CNI), onde levamos demandas do Estado para bancada federal. Entendo que a Findes não necessariamente precise ter um 'deputado das indústrias' em Brasília”.

Cooperativa registra lucro histórico

Extraído do site da Revista Inforochas

Mais de R$ 120 milhões em operações de créditos liberadas, aumento de 44% dos ativos da entidade e o resultado histórico de R$ 4,2 milhões de lucro (sobras). Ao apresentar esses números em sua assembléia anual, o Sicoob Credirochas demonstra sua força econômica no setor de rochas.

Na presença de aproximadamente mil pessoas, entre associados, convidados e autoridades, o diretor-presidente Tales Machado e o gerente de mercado Sebastião Carlos informaram na reunião, no último dia 8 de março, os resultados do exercício 2010.

Os depósitos aumentaram 39%, alcançando R$ 58 milhões até 31 de dezembro do ano passado e confirmando a confiança dos cooperados na instituição. O número de associados também apresentou alta para 2.700 membros (57%).

Tales Machado agradeceu a confiança recebida dos associados, que estão transformando o Sicoob Credirochas em sua principal instituição financeira e pediu o apoio da assembléia para mais um desafio: superar a marca de R$ 100 milhões em ativos ainda no decorrer do primeiro semestre.

Outro dado importante fornecido pela entidade é a distribuição de R$ 1,9 milhão para os associados ao longo do exercício. As aplicações financeiras dos associados foram remuneradas em até 133% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

E mais um indicativo da expansão da cooperativa é o seu patrimônio líquido, que cresceu 25,14% e alcançou R$ 18,7 milhões.

Tales Machado também destaca as ações desenvolvidas pela cooperativa. “Construímos e inauguramos as novas, modernas e amplas instalações da nossa agência Centro, localizada em imóvel nobre ao lado do Shopping Cachoeiro, onde estamos disponibilizando, aos nossos associados, atendimento personalizado e moderno autoatendimento com seis novas máquinas”, citou.

A cooperativa investiu, no ano de 2010, R$ 48,6 mil em cursos de aperfeiçoamento destinados aos colaboradores da instituição.

Patrimônio líquido cresce 25% e alcança mais de R$ 18 milhões

Os recursos aplicados na Poupança Cooperada do Sicoob Credirochas somaram R$ 3,2 milhões. Outro indicativo da expansão da cooperativa é o seu patrimônio líquido, que cresceu 25,14% e alcançou R$ 18,7 milhões.

Além desses indicadores financeiros, o diretor-presidente da instituição, Tales Machado, ressalta que os itens de segurança nos pontos de atendimentos foram todos reformulados, com a instalação de cofres de elevado padrão e modernos sistemas de alarme e de monitoramento por imagem.

“Assim, passamos a oferecer mais segurança ao patrimônio e a todos que trabalham ou que fazem seus negócios no Sicoob. Para que nossos associados tenham o melhor atendimento e lhes sejam indicados os produtos e serviços mais adequados às suas necessidades, investimos na capacitação dos dirigentes e dos colaboradores, por meio de diversos cursos e treinamentos”, disse.

O Sicoob Credirochas, em seu exercício 2010 apoiou os seguintes projetos sociais: “Vidas Gerando Vidas” e “Plantando Cidadania”, em parceria com a Pastoral Ecológica; “Fazenda da Esperança”, em parceria com a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim; e “Villagindo”, em parceria com o Instituto Credirochas.

Na assembléia, foram eleitos os novos conselheiros fiscais para o biênio 2011/2012. Os novos conselheiros fiscais efetivos são: Francisco Carlos Montovanelli, Hélio Marcos Volpini e Theobaldo Scaramussa.

Já os conselheiros suplentes são: Igor Tomé de Souza, Nelson Luiz Napolitano, Renata Gomes Malini Polognini.