terça-feira, 2 de junho de 2009

Tear da década de 50 vai ser exposto na Feira do Mármore

Extraído do site da Prefeitura de Cachoeiro

O tear que vai ser montado na feira é similar ao da imagem acima, que é da família Scaramussa e também foi montado em Prosperidade.
Um dos primeiros teares trazidos para o município de Cachoeiro de Itapemirim vai ficar em exposição na 28ª Feira Internacional do Mármore e Granito, que acontece em agosto no município. O equipamento chegou à localidade de Prosperidade na década de 1950, quando esse lugar, que hoje pertence ao município de Vargem Alta, era ligado a Cachoeiro. O tear a ser apresentado era composto por peças de madeira e movido a água.
Para discutir esses e outros preparativos da feira do mármore, a comissão que organiza o evento vai estar reunida, nesta terça-feira (2), a partir das 14h, no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), que fica no prédio da Câmara Municipal de Vereadores, no Centro. Em destaque também vão estar os detalhes sobre a possibilidade de Cachoeiro receber vôos diários, durante a feira, para atender o público do evento. O encontro vai reunir empresários, a empresa organizadora do encontro e a prefeitura.
Segundo o secretário da Semdec, Ricardo Coelho, montar o tear da década de 1950 na feira do município ajuda a recontar a história do setor de mármore, que tanto contribuiu para o desenvolvimento econômico de Cachoeiro.
“Hoje, esse tear é de propriedade da empresa Gramobras. É similar ao da família Scaramussa, que ainda está montado em Prosperidade. A prefeitura tem interesse em conseguir esse equipamento, ou um similar, para ser exposto definitivamente, integrando por exemplo o acervo do futuro Museu de Ciência e Tecnologia do município”, afirmou Ricardo Coelho.