terça-feira, 14 de abril de 2009

Cachoeiro Stone Fair 2009

Extraído do site Milanez & Milaneze

Em tempos atuais, empresários e investidores adotam uma postura, mais prudente, observando o cenário e reservando energia para a retomada que se anuncia para um futuro próximo.
Mas quando avaliamos a dimensão do setor de rochas ornamentais no Brasil e, mais expressivamente, no Espírito Santo, quando nos damos conta de sua pujança e significado para o conjunto das relações econômicas e sociais, fica claro que este é um segmento que se nutre de sua própria força para superar circunstâncias adversas e dar a volta por cima. Afinal, para um setor que movimenta mais de 2 bilhões de dólares anualmente, não há hipótese de solução pela estagnação. A saída é continuar, aprender a transformar crise em oportunidade.
A cadeia produtiva da indústria de rochas ornamentais brasileiras envolve amplos fatores e interesses vitais para o equilíbrio das relações de mercado, desde a geração de empregos e a criação de oportunidades no âmbito dos negócios internos, reforçadas por um poderoso parque industrial empenhado na produção de insumos, máquinas e equipamentos, até o peso das exportações de pedras na balança comercial brasileira, sem falar no valor agregado pelo desenvolvimento de logística, pesquisa e novas tecnologias dedicadas à atividade.
São fatores que nos dão a certeza de que o segmento de rochas ornamentais segue desenhando sua trajetória de sucesso como produtor de primeira necessidade e franca utilidade para a evolução de setores essenciais da economia.

Mármore e granito. O Espírito Santo tem o caminho das pedras

Extraído do site Milanez & Milaneze

Mais de 90% dos investimentos do parque industrial brasileiro do setor de rochas ornamentais são realizados no Espírito Santo. O Estado se tornou referência mundial em mármore e granito e líder absoluto na produção nacional de rochas, apresentando um potencial geológico imensurável, amplamente desenvolvido por meio de investimentos em pesquisas geológicas, tecnologias de extração e beneficiamento.

- 2º maior pólo industrial do mundo no setor.
- 50% da produção de todo o mercado nacional.
- 65% das exportações brasileiras.
- Maior produtor, processador e exportador do Brasil.
- 1,5 milhão de toneladas de blocos e chapas exportadas.
- Maior reserva de mármore do país.
- 130 mil empregos diretos e indiretos.
- 800 mil metros cúbicos de rochas extraídas anualmente.
A atividade movimenta recursos significativos, fomenta parcerias duradouras, estimula a pesquisa de tecnologias, cria novas oportunidades e atrai bons negócios não apenas para o segmento de rochas, repercutindo positivamente em outros setores da economia, atraindo o turismo de negócios e potencializando amplos mercados vinculados à produção e beneficiamento de rochas, numa extensa cadeia produtiva que atrai grande volume de investimentos, gera emprego, renda e oportunidades de grande impacto na economia social.

Fonte: Milanez & Milaneze