terça-feira, 13 de agosto de 2013

Estado sediará debate sobre melhorias para setores de base mineral

Abaixo, matéria extraída do site da Milanez & Milaneze


O Espírito Santo é, atualmente, referência em alguns setores que integram os Arranjos Produtivos Locais (APL) de Base Mineral. Exemplo disso são os números significativos do segmento de rochas ornamentais, em que o Estado é líder mundial em mármore e granito, alcançando o percentual de cerca de 70% do das exportações brasileiras. Para potencializar a importância do Espírito Santo nesses setores, Vitória receberá, entre os dias 05 a 07 de novembro, o X Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e o VII Encontro da Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral – RedeAPLmineral.
Este ano, o evento, que atrai centenas de participantes, terá apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), que é a porta de entrada de todos os projetos dos setores produtivos, além de atuar no suporte aos segmentos em sua relação com o mercado internacional, através da subsecretaria de Comércio Exterior e Relações Internacionais. O lançamento oficial será na abertura da 36ª Feira Internacional de Mármore e Granito – Cachoeiro Stone Fair, no dia 20 de agosto.
Para o gerente de Arranjos Produtivos Locais da Secretaria, Francisco Ramaldes, o evento é uma oportunidade para debater sobre o tema do evento, que é "Competitividade e Sustentabilidade, dentro do atual cenário econômico brasileiro. "Os segmentos vêm dando passos importantes para o crescimento. A relação internacional do setor de rochas é um amadurecimento considerável, buscando o beneficiamento e a agregação de valor dos produtos locais".

Seminário

Criado em 2003, por meio da parceria entre o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério de Minas e Energia (MME), o Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral tem como objetivo unir e intensificar a relação de empresas e setores organizados em Arranjos Produtivos Locais (APLs), discutindo e difundindo experiências, buscando soluções para essa cadeia produtiva brasileira.
Em paralelo ao seminário acontece o VII Encontro da RedeAPLmineral, uma importante oportunidade de divulgação e disseminação da boa informação e das melhores práticas na cadeia produtiva do setor mineral, onde são compreendidos os processos de extração, beneficiamento e transformação mineral, organizados em APLs de base mineral.
Na abertura oficial do seminário será entregue o Prêmio Melhores Práticas 2013, que chega a sua terceira edição e visa distinguir e reconhecer, anualmente atores da mineração de pequeno e médio porte sob a forma de APLs e suas melhores práticas realizadas no âmbito da cadeia produtiva do setor mineral, que abrangem os processos de pesquisa mineral, extração, beneficiamento, transformação mineral e comercialização dos produtos.
O X Seminário Nacional de APLs de Base Mineral e VII Encontro da RedeAPLmineral conta com a participação e o apoio do IBICT, SETEC/MCTI, SGM/MME, CETEM, SEDES, FINDES, IEMA, SINDIROCHAS, UFES, CENTROROCHAS, SEBRAE, entre outras instituições locais.

Inscrições no site www.redeaplmineral.org.br

Serviço: 
X Seminário de APL de Base Mineral
Data: 05 a 07 de novembro
Local: Sesi de Jardim da Penha, Vitória. A abertura do evento será no auditório da Findes.
Início: 8 às 18 horas.