sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Sebrae desenvolve selo para identificar Mármore Capixaba

Extraído do site do Jornal ESHoje

Para valorizar o mármore de Cachoeiro de Itapemirim, criando uma marca que o diferencie, o Sebrae Nacional e o Sebrae-ES, em parceria com o Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag), realizam o projeto Indicação Geográfica (IG). A intenção é elaborar um estudo completo para mostrar as características peculiares presentes no mármore capixaba, intensificando sua valorização no mercado mundial. Cachoeiro do Itapemirim, vale destacar, concentra a maior parte das jazidas de mármore do Brasil.
O projeto já está no segundo ano de elaboração, com ações previamente definidas durante os 24 meses. Mapeamento geológico, identificação da localização, levantamento das características das pedras são alguns dos trabalhos realizados. O Sebrae foi o responsável por custear e ficar à frente do programa durante esse tempo, que nesta próxima fase ficará sob responsabilidade do Cetemag.
Na quinta-feira (25), representantes das entidades, juntamente com membros do Sebrae-RJ reuniram-se na Vitória Stone Fair para avaliar o andamento dos trabalhos. O Sebrae carioca pretende realizar o mesmo projeto na região de Santo Antônio de Pádua, que possui a Pedra Paduana, específica da região. Para isso, veio ao Estado trocar experiências com as instituições responsáveis pelo trabalho no Espírito Santo.
De acordo com o gestor do Programa de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local de Rochas Ornamentais do Sebrae-ES, Rogélio Paes Santos, o projeto vai auxiliar na diminuição de fraudes, já que muitos estrangeiros compram o mármore de Cachoeiro de Itapemirim e comercializam como se fosse proveniente de seus respectivos países.
O projeto foi lançado no ano passado durante a Feira do Mármore de Cachoeiro de Itapemirim e obteve uma boa aceitação. “Queremos mobilizar ainda mais os empresários para que seja feito um trabalho conjunto. O próximo passo é fazer um trabalho de marketing consistente para divulgar o projeto a todo o setor de rochas ornamentais”, completou Rogélio.

Vitória Stone Fair: diversidade de visitantes indica reação do mercado global

Extraído do site da Milanez & Milaneze

A Feira Internacional do Mármore e Granito – Vitória Stone Fair 2010 –, que por acontecer no início do ano funciona como uma espécie de termômetro do mercado e das tendências do setor, indicou a reação dos negócios com rochas ornamentais ao redor do mundo. Visitantes de mais de 60 países estiveram no evento, com forte predominância do público americano que voltou a comparecer em grande número: 30% dos visitantes estrangeiros eram provenientes dos Estados Unidos, maior mercado consumidor das rochas brasileiras.
Durante os quatro dias da feira, realizada de 23 a 26 de fevereiro no município de Serra (ES), os 370 expositores exibiram a rica diversidade de granitos clássicos e exóticos brasileiros, mármores, ardósias e quartzitos, fortalecendo a Vitória Stone Fair como a vitrine brasileira de rochas ornamentais. Pedras de outros países também estiveram à mostra e a avaliação dos expositores internacionais de rochas foi de que o mercado brasileiro está fortalecido e interessado também nas rochas de outros países.
“O interesse do mercado brasileiro por nossas rochas cresce a cada ano e é importante mostrar nossos produtos aqui”, destaca um expositor da Turquia, opinião compartilhada por outro expositor internacional, do Egito. Os chineses, que expõe insumos e mais do que duplicaram a participação na edição 2010 da Vitória Stone Fair, em relação a 2009, também demonstraram otimismo. Os expositores destacaram a disposição de participar da próxima edição do evento. A expectativa é que os contatos mantidos durante a Vitória Stone Fair resultem em negócios no curto prazo.
O presidente do Sindicato da Indústria de Rochas, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), Emic Costa, enfatizou que o público do evento está mais seletivo, com destaque para a presença de visitantes de países cuja participação não é tradicional na Vitória Stone Fair, como Austrália e alguns países do Leste Europeu, além da América Latina, que estão enxergando oportunidades no mercado brasileiro. O presidente do Sindirochas observou ainda a presença maciça dos especificadores (arquitetos, designers e urbanistas), que cada vez mais veem o evento como um sinalizador de tendências.

Italianos têm interesse em se associar a empresas de rochas capixabas

Extraído do site Gazeta Online
26/02/2010 - 15h32 (Eduardo Fachetti - gazeta online)

Empresas de mármore e granito da região Noroeste do Espírito Santo se preparam para seguir um conjunto de metas e providências para qualificar o setor e capacitar mão de obra local com padrões mais rígidos de preservação ambiental. Compiladas em um Protocolo de Intenções firmado com empresários e autoridades da cidade de Carrara, na Itália, as metas podem agilizar, também, a atração de empresas italianas para o Estado.
No início da tarde desta sexta-feira (26), o prefeito de Vitória, João Coser, se reuniu com representantes do setor e com uma comitiva europeia que está no Estado por ocorrência da 29ª Feira Internacional do Mármore e Granito (Vitória Stone Fair). A administração da Capital fez uma apresentação das potencialidades locais e destacou a importância da parceria brasileira com os empresários italianos.
"O meu objetivo nessas negociações internacionais é sempre abrir as portas do Espírito Santo para o mundo. Tanto para que a gente possa disponibilizar serviços nossos de qualidade quanto para adquirir tecnologia. Se compararmos o avanço tecnológico do processo de exploração e acabamento do mármore da Itália, nos encantamos", comentou Coser.
O presidente da Associação Noroeste dos Produtores de Rochas Ornamentais do Espírito Santo, Elias Alves Pereira, ressaltou que a região responde pela produção bruta de 65% dos minerais extraídos no Estado, o que deixa o Espírito Santo na dianteira das exportações de granito na América Latina. Ele comemorou a visita da delegação italiana e acredita que representou a confirmação de intenções de investimento.
"Este é um marco para o setor. Nosso setor está começando a buscar a legalidade da base. Vamos aplicar a 'Agenda 21' inspirados na experiência de Carrara e na transferência de tecnologia. Isso vai representar uma nova era na mineração do Espírito Santo e do Brasil", destacou Pereira.
Entre os itens que compõem o Protocolo de Intenções entre os municípios capixabas e o empresariado italiano estão o compromisso de agregação social, respeito à legislação ambiental, promoção do desenvolvimento econômico e também itens culturais. O documento começou a ser esboçado em 2008, quando uma comitiva capixaba visitou Carrara para conhecer a feira de mármore e granito local.
Segundo o presidente do Consórcio de Municípios Mineradores da Região Noroeste (Commines), Mário Imbroisi, empresários italianos já manifestaram o desejo de firmar parcerias com companhias capixabas. Somente no Nordeste capixaba, o setor emprega cerca de 25 mil pessoas de forma direta.