Corredores lotados e reuniões em estandes para fechamento de negócios durante os quatro dias da Cachoeiro Stone Fair 2011 comprovaram que o setor de rochas ornamentais está aquecido, assim como o mercado interno brasileiro. Foram mais de 25 mil visitantes que passaram pelo evento, em Cachoeiro de Itapemirim, superando as expectativas dos organizadores.
O evento, em sua 32ª edição, contou com a participação de 220 expositores de 12 estados brasileiros, em uma área de 32 mil metros quadrados, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa. Feira tradicional do calendário nacional, a Cachoeiro Stone Fair 2011 foi elogiada pelos participantes pela seletividade do público visitante: eram potenciais clientes das empresas expositoras.
Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas) e do Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag), Emic Malacarne, a feira superou as expectativas, principalmente num período de turbulências internacionais, demonstrando a força do mercado interno.
“As empresas fizeram bons contatos, os visitantes eram seletos. O evento conseguiu atingir o seu propósito: reunir as empresas, criando relacionamentos para desdobramentos de negócios ao longo deste ano. Cachoeiro Stone Fair já é uma feira consagrada pela proximidade com a região que tem uma vocação em rochas ornamentais. Vocação e cultura ninguém tira da gente. Apostamos na feira do próximo ano, que a cada ano cresce, como vem acontecendo ao longo desses 20 anos”, disse.
Segundo Cecília Milanez, da Milanez & Milaneze – empresa organizadora do evento –, os resultados foram tão positivos que os expositores já solicitaram a reserva de espaço para a feira do próximo ano, visando apresentar máquinas, equipamentos, insumos e rochas ornamentais para o setor.
“Com um movimento acima das nossas expectativas, os participantes já nos procuraram e confirmaram presença para o evento de 2012, cuja comercialização começa a partir de agora. Os expositores de máquinas, de insumos e os de rochas ornamentais ficaram muito satisfeitos”, ressaltou.
A Cachoeiro Stone Fair 2011 contou com a presença do governador Renato Casagrande, autoridades federais e empresários e, ainda, serviu de local para a assinatura de parcerias entre os governos, visando dar agilidade aos processos de licenciamentos do segmento de rochas ornamentais capixaba.
"O sucesso da Cachoeiro Stone Fair 2011 reafirmou a importância do evento para a cadeia produtiva e demonstrou, mais uma vez, a força do setor para a economia não apenas de Cachoeiro, mas do Estado. Os organizadores estão de parabéns porque além da presença de expositores de rochas variadas e dos equipamentos de última geração, tivemos oportunidade de debater temas importantes. A feira recuperou sua importância, diversificou-se, fortaleceu, demonstrando a força do setor”, disse o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione.
Negócios fechados
A Sany do Brasil, que atua na área de máquinas pesadas para mineração e está no País há três anos pela L.P. Gabor, já garantiu participação na Vitória Stone Fair – que será realizada em fevereiro de 2012, em Vitória – e na Cachoeiro Stone Fair do próximo ano.
“A feira foi muito positiva e a decisão de participar muito acertada, pois contribuiu para fortalecer a imagem da Sany no Estado e possibilitou aos clientes o manuseio e aproximação com as máquinas. Existe um potencial de sete vendas de uma a duas semanas, com garantia de quatro negócios fechados”, disse o diretor comercial da empresa, Carlos Pires do Rio, ao ressaltar a qualidade do público visitante.
A Coch, que participa da Cachoeiro Stone Fair desde a sua 2ª edição e marca presença nas edições da Vitória Stone Fair, acredita que a presença em eventos é uma das melhores formas de divulgação da empresa Argentina no Brasil.
"Acho favorável e indispensável à participação na feira. Fechamos muito negócios e destacamos a qualidade dos visitantes. Faz todo sentido participarmos e o número de negócios fechados imediatamente após o evento é bastante considerável", ressaltou o gerente Comercial da Coch, Sérgio Pross.
O gerente de Mercado Interno da Vitória Stone, Marcus Borel, ressaltou que a participação da empresa na feira é muito importante para consolidar a marca junto ao mercado interno. “Foram muitos clientes que já atendemos e tivemos a oportunidade de estreitar este relacionamento. Um dos pontos mais positivos é a boa visitação do evento, tendo a empresa atingido um volume de novos clientes de 15 a 20%, além dos tradicionais".
Mercado diversificado
Segundo Regis Calabrez, da Granitos Machado, "o mercado está aquecido e a feira teve clientes objetivos, pouca conversa e muitos negócios. Lançamos o Opereta Gold e Opereta Crema e fomos surpreendidos com a grande visitação de clientes americanos e clientes da América do Sul, especialmente a Venezuela. Foi positiva também a participação de um número muito grande de marmoristas de todo o Brasil, além de importantes construtores."
A Brumagran também comentou com muito entusiasmo sobre os resultados da participação na Cachoeiro Stone Fair 2011. "Acho que para todos foi uma feira muito positiva, com visitação boa e muito focada. O cliente visitava nosso estande e no mesmo dia já se interessava em nos visitar na empresa e conhecer melhor nossos materiais de jazidas próprias e também os importados", contou Rosângela Martins, ao ressaltar que além da indústria em Soturno, a Brumagran tem três depósitos, sendo dois em São Paulo e um em Porto Alegre e atendem desde construtores e arquitetos até o público final, com foco no mercado interno.
Há quatro anos na Cachoeiro Stone Fair, a Tecno-Ita sempre apresenta lançamento em máquinas de filtragem. “Já estamos na terceira geração de filtros. Este ano, lançamos o sistema de filtragem móvel para marmorarias e serrarias de até dois teares. Este público esteve presente na feira e nos garantiu o fechamento de dois negócios e perspectiva de vários outros", contou Sérgio Pedrosa, proprietário.