segunda-feira, 9 de julho de 2012

Entra em vigor taxa de juros menor para empresas afetadas pela crise internacional


Extraído do site Folha Vitória
Atualizado em 9/7/2012 às 14h11  -  Agência Brasil  -  Redação Folha Vitória
Brasília – Entrou em vigor a nova taxa de juros para empréstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por meio do Programa Revitaliza, destinado a ajudar empresas de setores afetados pela crise econômica internacional. A taxa caiu de 9% para 8% ao ano, conforme decisão tomada no último dia (5) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e publicada hoje (9) no Diário Oficial da União.
A medida beneficia empresas dos seguintes setores: frutas, pedras ornamentais, calçados, moveleiro, têxtil, fertilizantes e produtos cerâmicos. A indústria de bens de capital também é beneficiada pela nova taxa, com exceção das fabricantes de caminhões, ônibus, embarcações, aeronaves, vagões e locomotivas, tratores, colheitadeiras e máquinas rodoviárias.
Além disso, a medida também contempla a indústria de transformação de plásticos, fabricantes de material eletrônico e de comunicações, peças e assessórios para veículos, brinquedos, instrumentos médicos e odontológicos, serviços de tecnologia da informação e softwares.
O programa dispõe de R$ 6,7 bilhões em linhas de crédito para 20 setores da economia afetados pela crise internacional. Os financiamentos podem ser usados para exportações e investimentos. O limite dos empréstimos é R$ 150 milhões por empresas de cada setor.