quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Berço de um dos maiores ídolos da música, Cachoeiro é referência mundial em rochas ornamentais

Extraído so site Folha Vitória
Publicado às 22:47 | Postado por Folha Vitória

Uma grande referência no setor de rochas ornamentais, o município de Cachoeiro de Itapemirim é um dos mais ricos do Estado. Junto com as cidades de Alegre, Atílio Vivacqua, Castelo, Guaçuí, Iúna, Iconha, Itapemirim, Muniz Freire, Presidente Kennedy e Vargem Alta, a cidade forma um dos núcleos centrais do setor de rochas do Espírito Santo.
A chapa é levada por um robô para a plataforma de polimento. O maquinário importado lida com as chapas como se fossem leves, mas cada uma pesa até 300 kg. O mármore mais claro representa apenas 8% das vendas de uma das maiores empresas do Estado. Os tons e as cores do granito são os mais procurados.
O Espírito Santo tem o segundo maior pólo industrial do setor no mundo, com 50% da produção nacional. Além de ser o que mais produz, processa e exporta, o Estado é responsável por 71% das exportações brasileiras do setor. A atividade representa 7% do PIB estadual. “Apesar de pequeno, o Estado tem uma geologia diversificada”, comentou o diretor geral Elvis Gomes.
O Rio Itapemirim corta a cidade e é no corte preciso na madeira que uma peça pequena ganha vida. O município abriga a única fábrica de pios da América Latina. São mais de 100 anos de história. “É bem artesanal. É preciso ter todo o cuidado porque qualquer diferença de milímetros não dá a afinação apropriada e exata”, explicou o torneiro mecânico Célio Gomes Coelho.
As ferramentas confirmam os acabamentos de cada peça. Desde 1972 os pios são exportados para diversos países. “É a manutenção da história. A fábrica de Cachoeiro é uma das indústrias mais antigas do Espírito Santo e eu diria até do Brasil. Poucas empresas do país ultrapassaram um século”, acrescentou o empresário Fábio Coelho.
O som dos pássaros surge na mata entre as árvores e no cantinho de uma das ruas surge a casa onde morou o rei. Um personagem ilustre de Cachoeiro, Roberto Carlos Braga nasceu na cidade no dia 19 de abril de 1941. “Ele viveu aqui até os 13 anos. Tudo o que tem aqui é doação dos fãs”, esclareceu a coordenadora do museu, Albertina Elias de Moraes.
Visitar o local é conhecer as histórias do menino que decorava as letras das músicas que cantava na rádio. O piano e o contrabaixo exibidos no museu foram usados pela banda que acompanhou o rei no primeiro show na Rádio Cachoeiro, aos nove anos de idade. “Eu tenho 61 anos e cresci ouvindo Roberto Carlos. Sempre fui muito fã dele e realmente estou muito emocionado”, finalizou o turista de São Paulo Hilton de Matos.