segunda-feira, 9 de março de 2009

Características históricas do mármore

Extraído do Portal Marble
Autor: Luiz Zampirolli - Data de publicação: 09.03.2009 12:09

A humanidade sempre se utilizou de diferentes materiais para construir suas habitações e com o intuito de fortalecer e perenizar cada vez mais o seu “habitat” o homem sempre procurou utilizar materiais perenes, resistentes, indestrutíveis e dentre esses materiais, destacamos as rochas, principalmente o mármore.
Ao recorrermos à história, vamos verificar que tanto os egípcios, os gregos depois os romanos, sempre utilizaram as rochas “marmíferas” em suas edificações, cuja riqueza era demonstrada não só na qualidade dos materiais, mas também na opulência de suas artes e arquiteturas, cujo legado histórico nos é transmitido até nossos dias e, muitas dessas obras são atualmente consideradas “Patrimônio da Humanidade”.
Todavia, foi no império romano que o mármore passou a ter seu destaque expansionista, cujo crescimento da produção foi ocorrendo sempre de forma proporcional às suas necessidades. Na realidade, as conquistas e o crescimento do império sempre ocorreram de forma planejada, de modo a atender o bem estar da população, dentro dos princípios e projetos dos imperadores, ou seja, uma urbanização com estradas, vias, praças, canalização de água, esgotos, fontes, etc. «Era a cidade planejada, (do latim - “urbis”) ».
No período imperial romano as jazidas da região italiana de «Massa, Carrara e Pietra Santa» já eram utilizadas para atender às obras públicas do governo e também às residências dos nobres da classe dominante. O mármore começou a se projetar tanto nas construções das grandes obras, como também parte integrante da arquitetura e das artes. E era matéria prima mais aplicada nas obras e construções, não só como material durável e resistente, mas também como escultura de peças ornamentais e obras de artes que muito enriqueciam e valorizavam as edificações, muitas delas ainda existentes em várias partes do mundo.
Grande parte das jazidas, principalmente as das montanhas de Carrara e proximidades estão sendo exploradas até os dias de hoje, entretanto, segundo recentes informações estatísticas, o volume de produção dos últimos 50 anos equivalem ou até superam a quantidade extraída durante todo o período de suas existências, ou seja, cerca de 2.500 anos.
No período atual, a grande maioria dos paises está vivenciando a passagem pela terceira onda, segundo «Alvin Toffler – em seus livros: “o Choque do Futuro” e “a Terceira Onda”». Graças a evolução da tecnologia de extração, do beneficiamento, da logística na distribuição e do “design”, o homem atual está em condição de usufruir das belezas de um produto natural, que está sendo mundialmente utilizado nas construções residenciais e comerciais como matéria prima de durabilidade praticamente eterna e, também de ter o direito de conviver com o requinte e a beleza dos mármores que a natureza nos disponibiliza.
Com o uso dessas tecnologias avançadas, tanto no setor de extração como no de beneficiamentos, estamos presenciando um crescimento mundial cada vez maior do uso do mármore nas construções, sejam elas residenciais ou comerciais.
Esse crescimento do setor, tanto na quantidade como na qualidade, está provocando em outros setores, várias tentativas de imitações com produtos artificiais que se assemelham aos mármores naturais.
Entretanto, o mármore é uma rocha natural, com suas características próprias, formadas por suas identidades geológicas exclusivas e originais. Por isso, quando o consumidor final adquire uma peça de mármore, ela é autêntica e única. A próxima aquisição não será a mesma, terá sempre uma pequena característica ou pigmentação diferentes.

Luiz Zampirolli – Administrador, Mestrado em Pedagogia pela «“Università di Torino”» - Trabalha na área de Exportação da Sulcamar - e-mail: irozampi@hotmail.com
Fontes de Pesquisas: «“Tecnologia della pietra” –“quarta edizione – Faenza Editrice”».