segunda-feira, 28 de julho de 2008

Projeto quer garantir a valorização do mármore capixaba

Extraído do site da Revista Inforochas

O Cetemag, em parceria com o Sindirochas, Cetem, Prefeitura de Cachoeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), irá realizar no dia 06 de agosto, a primeira reunião de integração do Pólo Produtor de Mármores do Sul do ES.
O encontro tem o objetivo de apresentar o programa de trabalho do projeto “Valorização e Aproveitamento do Mármore da Região Sul do Espírito Santo”, que busca a revitalização da indústria de mármores na região de Cachoeiro e contribuir para o desenvolvimento sustentável da atividade.
O encontro, marcado para as 16h na sede do Cetemag contará uma explanação do projeto, ministrada pelo geólogo e professor da UFRJ, Edson Farias de Mello, também responsável pela coordenação do projeto.
“Além disso, iremos levantar subsídios preliminares para uma proposta de Plano de Ordenamento Territorial para este trabalho”, explica o professor. De acordo com Mello, depois disso, ainda será feita uma outra reunião com o mesmo público alvo nos próximos meses.
Um estudo com foco na indústria de mármores é uma reivindicação antiga do Cetemag. Segundo o professor Mello, esta idéia já existe desde 2003, mas foi só no ano passado, com a aquisição de recursos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e com o fechamento de outras parcerias, é que o estudo começou a sair do papel.
Entre as principais metas do projeto estão o incentivo à organização em rede das empresas dos setores produtores e consumidores, a diminuição dos impactos ambientais com o reaproveitamento dos rejeitos, o ordenamento da atividade mineral no arranjo produtivo e o aumento da produção e da qualidade dos produtos das indústrias de moagem e de cal. “Nosso objetivo é atender toda a cadeia produtiva de mármores da região”, ressalta.
Além disso, também está prevista de um Plano Diretor de Mineração e de um Plano Diretor Municipal, que orientará a exploração de rochas ornamentais na região seguindo os conceitos da produção sustentável.