quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Geólogo fala sobre tecnologia e cuidados com rochas ornamentais

Abaixo, matéria extraída do site da Milanez & Milaneze

Uma rica programação paralela, com seminários e palestras, será oferecida aos visitantes da Cachoeiro Stone Fair 2013. No Espaço do Marmorista, um dos destaques é a palestra com o professor Eleno de Paula Rodrigues, geólogo PhD e uma das maiores autoridades em rochas ornamentais do País.
Com o tema “Rochas Ornamentais em Pisos e Fachadas: Tecnologia e Cuidados”, o professor orienta na escolha correta da rocha, e as técnicas e produtos adequados para a aplicação do material, além de sua manutenção.
O palestrante também analisa a redução dos gastos com os materiais rochosos, através de projetos de otimização no recorte de chapas para maior aproveitamento de rochas, e aborda a segurança na aplicação de rochas em áreas de risco, como as fachadas de edifícios.

Autor de três livros sobre rochas ornamentais, o professor Eleno transita bem por todas as etapas da cadeia produtiva do setor de rochas ornamentais: os serviços de extração (na jazida), a produção de peças (na unidade de beneficiamento) e a aplicação (na obra). Emite também parecer técnico sobre amostras de materiais encaminhados para testes laboratoriais.
Eleno Rodrigues dá consultoria a importantes obras em aeroportos, hotéis, shopping centers e empreendimentos comerciais e residenciais de alto padrão, e é referência para arquitetos, designers e estudantes de Arquitetura sobre a extração de rochas, especificidade, caracterização, uso, manutenção, etc.
A feira é voltada para os profissionais do setor, e os interessados em visitar e participar da programação paralela da Cachoeiro Stone Fair 2013 podem se cadastrar pelo sitewww.cachoeirostonefair.com.br.
Promovido pelo Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas) e pelo Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag), e realizado pela Milanez & Milaneze, o evento acontece entre os dias 20 e 23 de agosto, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim.

Sobre o palestrante
Eleno de Paula Rodrigues é geólogo PhD com graduação, mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professor da Escola de Engenharia Mauá (curso de Engenharia Civil) e na Unesp (curso de pós-graduação em Rochas Ornamentais), tem três livros 75 trabalhos científicos publicados.

Palestra

– Tema: Rochas Ornamentais em Pisos e Fachadas: Tecnologia e Cuidados

– Data: Quinta-feira, dia 22/8, às 15h

– Local: Auditório da Cachoeiro Stone Fair 2013.