sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Resíduo de rochas pode ser usado em obras públicas

Extraído do site Gazeta Online
13/02/2009 - 00h00 (Outros - Outros) - Rita Bridi - rbridi@redegazeta.com.br

O aproveitamento de resíduos de rochas ornamentais nas obras públicas foi um do temas discutidos na reunião realizada na manhã de ontem, no espaço da Feira Internacional do Mármore e Granito (Vitória Stone Fair), que acontece no Centro de Eventos Floriano Varejão, em Carapina, Serra. Hoje é o último dia da 27ª edição do evento.
O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione, que participou da reunião, apontou a iniciativa como alternativa para reduzir os custos das obras públicas, além de uma opção em favor do meio ambiente. O governo, destacou, vai analisar as iniciativas pessoais que já são utilizadas no município, como muros, calçadas e artesanatos que são feitos com os rejeitos.
"Definimos que será feito um estudo para aplicação dos rejeitos sólidos. Vamos lançar um catálogo de uso e aplicação desse material", destacou o superintendente do Cetemag, Herman Krüger. A ideia nn é lançar o catálogo na feira do setor, que será realizada em Cachoeiro, no segundo semestre deste ano.
Na feira, o "Espaço Marmorarias Capixabas", que reúne várias empresas do Norte capixaba, é uma oportunidade para a troca de experiências e interação entre empresários do mesmo segmento.
Contribui ainda para fortalecer o processo de internacionalização das micro e pequenas empresas da cadeia produtiva de rochas ornamentais do segmento de marmorarias. Os produtos expostos vão desde mobiliários em rochas até a execução de projetos, como cozinhas, banheiros e áreas de lazer.