quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sindirochas integra missão especial ao Oriente Médio

Extraído do site do Sindirochas

Os granitos e mármores estão despertando cada vez mais o interesse do mercado árabe. Foi o que constatou o presidente do Sindirochas, Emic Costa, que cumpriu a importante tarefa de representar o setor de rochas ornamentais brasileiro em uma missão especial realizada pelo governo federal, entre os dias 14 e 18 de março.
A convite do Itamaraty, Emic fez parte da comitiva capitaneada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e percorreu regiões de Israel, Palestina e Jordânia.
Como resultado, o País conquistou a assinatura de um protocolo de intenções para o fortalecimento das relações comerciais com a região.
“O espaço está aberto e agora só depende de nós. Fomos muito bem recebidos e percebemos muito interesse deles nas rochas ornamentais brasileiras, principalmente o granito. Voltamos com uma ampla gama de contatos”, contou.
INTERESSE
De acordo com Emic, os países visitados contam com beneficiamento de mármore, mas não possuem granito. “Eles ficaram muito interessados no granito e querem fechar carregamentos emergenciais para uso em obras já em andamento, como praças, jardins, e fachadas de edifícios.
Em relação ao mármore, como já existe o beneficiamento do produto, o interesse fica por conta dos materiais exóticos e diferenciados”, explicou.
As potencialidades da cadeia produtiva brasileira foram apresentadas durante a mesa redonda “Brasil-Palestina: Investindo no Futuro”, realizada na Palestina. Como resultado do encontro, representantes brasileiros e árabes assinaram um protocolo de intenções para estreitar as relações comerciais do Brasil com a região.

Fim da jornada 12x36 provoca mudanças nas escalas de trabalho

Extraído do site da Revista Inforochas

Com o final da jornada de trabalho 12 x 36, a partir do mês de maio, as empresas do setor de rochas poderão sofrer com a falta de mão de obra. É o que alerta o Sindirochas, observando que, por este motivo, deverão ser abertas novas vagas e haver aumento dos custos de produção em algumas empresas do arranjo produtivo.
Segundo o superintendente da entidade, Romildo Tavares, as empresas de maior porte e que funcionam de maneira ininterrupta (24 horas por dia) são as mais passíveis de sofrer maiores mudanças na configuração de suas escalas de trabalho.
“Devido a essa possibilidade, há alguns meses estamos fazendo um trabalho de conscientização e também de orientação junto aos nossos associados, apresentando uma tabela com opções de escala que podem ser adotadas por estas empresas”, informou. Romildo ainda destaca que as mudanças serão diferenciadas de empresa para empresa.
“Isto dependerá muito do perfil, se é de pequeno ou médio porte, do número de horas trabalhadas ao dia, entre outros aspectos. Mas avaliamos que muitas empresas deverão contratar novos funcionários e promover cortes de custos em outras frentes, para haver uma compensação”, diz.
A mesma orientação vem do assessor jurídico do Sindirochas, Dr. Henrique Nelson. De acordo com o advogado, não há uma decisão final sobre as jornadas possíveis, já que cada empresa pode adotar a escala que melhor atender às suas necessidades e realidade.
“As empresas podem montar escalas de sua preferência, desde que obedeçam ao disposto na legislação vigente quanto à jornada diária não superior a oito horas, quanto aos intervalos para refeição e descanso e quanto a horas extras, dependendo da jornada adotada”, esclarece.

Veja as opções sugeridas pelo Sindirochas:
Escalas de 6 x 18
Sem negociação coletiva, pode-se manter turnos ininterruptos em escalas de 6x18, implicando na adoção de cinco turmas, sendo quatro trabalhando e uma folgando.
Exemplo: horários de trabalho de 6h às 12h; 12h às 18h; 18h às 24h e 24h às 6h.

Escalas de 8 x 16
Nesta configuração, que depende de negociação coletiva, podem ser adotadas quatro turmas, sendo três trabalhando e uma folgando.
Exemplo: horários de trabalho de 6h às 14h; 14h às 22h e 22h às 6h.

Escalas de 8 x 16 fixos
Mantêm-se escalas de trabalho em turnos ininterruptos com mais de seis horas, sem negociação coletiva, desde que os turnos sejam fixos.Nesse caso, implica-se a adoção de apenas três turmas trabalhando.
Exemplo: horários de trabalho de 6h às 14h; 14h às 22h e 22h às 6h, de segunda a sábado.

Entenda o caso
• A jornada 12 x 36 (12 horas de trabalho seguidas por 36 horas de descanso) era praticada pelos trabalhadores do setor de rochas desde a Convenção Coletiva do Trabalho de 1995.
• A decisão de acabar com este tipo de escala de trabalho foi tomada em 18 de dezembro de 2009, quando Sindirochas e Sindimármore assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta em que assumiram o compromisso de não mais incluir cláusulas nos futuros contratos coletivos.
• Com o fim da atual Convenção Coletiva do Trabalho, em 30 de abril deste ano, extingue-se, portanto, este tipo de jornada.

Sicoob Credirochas: uma década de serviço em favor do desenvolvimento local

Extraído do site da Revista Inforochas

Ano: 1999. Um grupo de empresários idealizava uma instituição que pudesse fi nanciar o segmento de rochas ornamentais a menores custos, especialmente nos momentos de crise, quando os bancos tradicionais normalmente se retraem.
Assim surgiu a cooperativa de crédito do setor de rochas, o Credirochas atual Sicoob Credirochas , que acaba de completar 10 anos com uma marca já consolidada e respeitada em todo o Espírito Santo.
“Neste período, foram muitas conquistas”, destaca o diretor-presidente Tales Pena Machado. “Tivemos uma participação importante na retomada da economia local e no último ano, quando no ápice da crise fi nanceira que abalou o mundo todas as instituições fi nanceiras fecharam suas carteiras de crédito temerosos com a inadimplência, nossa cooperativa aumentou o volume de negócios.
Somente em novas operações foram liberados aproximadamente R$ 100 milhões de reais, no ano de 2009”, comemora.
Segundo Machado, além da maior facilidade no acesso ao crédito, o associado à cooperativa ainda conta com muitas outras vantagens, como moderno portfólio de produtos e serviços comparáveis aos oferecidos pelas mais modernas instituições fi nanceiras, com as vantagens de baixo custo, agilidade e adequação às necessidades do associado, com garantias reais para todas as operações de crédito.
Além disso, em 10 anos de funcionamento, a cooperativa também já distribuiu, aos seus associados, sobras de R$ 6,25 milhões, sendo cerca de R$ 1,5 milhão referentes apenas ao exercício de 2009, apresentado em Assembleia no último dia 19 de março.
“Por todos estes motivos, sinto-me gratifi cado com a oportunidade de fazer parte da gestão de uma instituição como o Sicoob Credirochas. Nesse período, tive a felicidade de adquirir novos conhecimentos, colocar em prática experiências já adquiridas e conviver com pessoas realmente especiais”, afi rma, destacando também o apoio e a adesão dos associados e o compromentimento e dedicação dos membros da Diretoria e dos conselheiros.
“Afinal, foram eles que acreditaram, desde o início, na proposta de reinvestir os recursos gerados no próprio segmento, com menores custos, maiores rendimentos e retorno dos ganhos fi nanceiros através da distribuição de resultados, gerando renda, emprego e inclusão social”, frisa.
Assembleia
No dia 19 de março, o Sicoob Credirochas realizou sua Assembleia Geral Ordinária (AGO), para a demonstração dos resultados fi nanceiros do exercício de 2009, além de promover a eleição dos conselhos de Administração e Fiscal e apresentar o balanço social da cooperativa.
Os resultados foram bastante animadores, com a ampliação do número de associados de 1.174, em 2008, para 1.717, em 2009, e do capital social, que passou de R$ 6 milhões, em 2008, para R$ 9 milhões, no ano passado, representado uma alta de 46% e 48%, respectivamente. Mas o grande destaque foi a ampliação do patrimônio líquido, que saltou de R$ 14 milhões para pouco mais de R$ 15 milhões, no comparativo entre 2008 e 2009.
E como informa o diretor-presidente da cooperativa, Tales Pena Machado, a expectativa para 2010 é superar ainda o que foi alcançado este ano, com uma meta de crescer em 30% o volume de recursos administrados pela cooperativa.
“Além disso, vamos aumentar a nossa rede de autoatendimento com instalação de mais sete máquinas em nossas agências, totalizando duas máquinas na agência Aeroporto, duas máquinas na agência Novo Parque e seis máquinas na nova agência Centro, a ser inaugurada ainda no primeiro semestre, em imóvel anexo ao Shopping Cachoeiro”, acrescentou Machado.