terça-feira, 22 de setembro de 2009

Cresce produção de tijolos ecologicamente corretos

Extraído do site Gazeta Online

Tijolos de cimento e lama abrasiva estão sendo produzidos em uma olaria em Cachoeiro. O material que sobra do beneficiamento de rochas ganha utilidade e deixa de prejudicar a natureza.
O projeto do "Eco-tijolo" começou a ser desenvolvido há seis anos. A lama é facilmente encontrada perto das muitas fábricas da região sul. Piscinas com toneladas dela se formam e representam um prejuízo ao meio ambiente.
Na fábrica, ela é aproveitada e transformada, gerando 10 empregos diretos. Um dos responsáveis pelo desenvolvimento da idéia, o engenheiro civil Leonardo Pedroti, conta que o "Eco-tijolo" já tem clientes várias partes do Brasil. "Principalmente da Bahia, Santa Cataria e Rio de Janeiro", diz.
Em pouco mais de um ano, a produção cresceu quase quatro vezes - e o sucesso gera novas idéias. "Temos alguns projetos de utilizar o material para produzir telhas de cimento e outros produtos", afirma Leonardo.
A produção atual é de 60 mil blocos por mês, mas a previsão é atingir 200 mil até o fim do ano. A unidade custa R$ 0,60, cerca de 20 centavos a mais que o tijolo comum. Os fabricantes garantem que a economia é no uso de ferragem e massa, já que os tijolos são encaixados.
Empilhados, eles ainda podem ser usados em casas de até três andares. Outra aplicação é nos muros: uma postura ecologicamente correta, que dá destino aos detritos das marmorarias, despejados na natureza sem outra utilidade.