quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Tudo pronto para a Vitória Stone Fair 2012

Extraído do site da Milanez & Milaneze

Expositores nacionais e internacionais estarão presentes na maior feira de rochas ornamentais da América Latina, no próximo mês
Cerca de 400 expositores, sendo 110 internacionais, se preparam para apresentar no próximo mês as novidades no setor de rochas ornamentais. São granitos exóticos de empresas brasileiras, mármores portugueses e egípcios, mosaicos do Líbano, insumos, máquinas pesadas e equipamentos para beneficiamento de última geração.
Tudo isso acontecerá na Vitória Stone Fair 2012, considerada uma das principais feiras do segmento pela sua diversidade de produtos e uma das primeiras do calendário internacional. A 33ª edição será realizada entre os próximos dias 07 e 10 de fevereiro, no Pavilhão de Carapina, na Serra, no Espírito Santo.
Promovida pelo Sindicato da Indústria de Rochas, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), pelo Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag) e pela Milanez & Milaneze, a Vitória Stone Fair ocupará uma área de 32 mil metros quadrados, com uma previsão de mais de 20 mil visitantes de 65 países e de estados brasileiros.

Termômetro do mercado
Com o mercado brasileiro fortalecido e com a previsão de crescimento – por conta dos investimentos para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 –, a feira, que é conhecida mundialmente pela fartura na exposição de pedras ornamentais, exibirá a rica diversidade de granitos clássicos e exóticos brasileiros, mármores, ardósias e quartzitos.
“A Vitória Stone Fair é o termômetro do mercado mundial de rochas ornamentais, sendo um espaço de apresentação de novos materiais, produtos, equipamentos e insumos, consolidando ainda mais o desenvolvimento e maturidade do setor”, avaliou o presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais do Estado (Sindirochas) e do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag), Emic Malacarne Costa.
Entre as variedades das pedras nacionais, os destaques ficarão com as empresas de Cachoeiro de Itapemirim, cidade do Sul do Espírito Santo conhecida internacionalmente como a capital do mármore e que pertence a uma vasta reserva de 40 quilômetros de extensão de diversos materiais existente no Estado.
Além das rochas ornamentais, empresas irão apresentar o que há de mais moderno em equipamentos, máquinas e insumos para a cadeia de rochas ornamentais. São produtos que vão desde máquinas pesadas, teares de multifios diamantados e peças para os equipamentos de extração até o beneficiamento.
“A Vitória Stone Fair deste ano comprova a imagem do Brasil no mundo, apostando na diversidade de suas rochas ornamentais e por ser um ambiente favorável para a realização de novos negócios”, comemora Cecília Milanez, da Milanez & Milaneze.

Saiba mais – Vitória Stone Fair 2012
Data: 07 a 10 de fevereiro
Local: Parque de Exposições de Carapina
Área expositiva: cerca de 400 expositores, em uma área de 32 mil metros quadrados, dos quais 110 são internacionais
Como participar: as inscrições podem ser feitas pelo site www.vitoriastonefair.com.br

Mercados: "Boas notícias para o setor de rochas"

Extraído do site do CENTROROCHAS

Após negociações "eternas", como descrevem alguns veículos de imprensa, a Rússia entrou para a Organização Mundial de Comércio. Com isso abrem-se a médio prazo grandes chances para fornecedores, pois a partir de agora aquele enorme país reconhece as regras econômicas internacionais. Na prática isso significa menores alíquotas de importação assim como simplificação das normas de produção e seus certificados. Aos poucos essas mudanças serão implementadas.
Até 15 de junho, no máximo, o parlamento russo deverá confirmar a decisão. No total, foram 18 anos de negociações, sediadas em Genebra.
Exportadores e investidores esperam agora mais flexibilidade nas negociações. As alíquotas de produtos acabados, por exemplo, devem cair de 9,5% para 7,5%. Em todas as classes de produto, a alíquota deve baixar dos atuais 10% para 7,8%.
Raimondo Lovati, secretário-geral da federação italiana Confindustria Marmomacchine, vê oportunidades também para o setor de rochas: „O fato mais importante é que a Rússia finalmente começará o processo de definir regulações específicas e práticas de negócios em acordo com os requisitos das mais modernas economias de mercado. No geral, isso certamente é boa notícia para os produtores de rocha italianos, assim como para os construtores de máquinas e equipamentos, que visitarão com nossa federação a feira Mosbuild em abril e a Expostone em junho“.
Críticos do governo russo todavia advertiram que os negócios por lá seguirão sendo atrapalhados por corrupção, nepotismo e burocracia.

O setor de rochas na Rússia
A versão atual do anuário estatístico „XXII World Marble and Stone Report 2011“ mostra um quadro bastante positivo para o desenvolvimento do setor na Rússia em 2011. O autor, Dr. Carlo Montani, formula a retrospectiva: „O mercado doméstico ali cresceu em torno de um terço, um aumento muito relevante, que estabelece um novo recorde“. Isso se deve sobretudo ao fato de que as importações dobraram, apesar de que nelas os produtos acabados desempenharam um papel importante. Os grandes fornecedores foram, por ordem, China, Índia, Ucrânia, Turquia e Itália.
Mas também os blocos brutos foram mais importados do que antes, o que – somado a um claro aumento nos investimentos em máquinas – sinaliza para o surgimento de uma grande indústria transformadora na Rússia. Isso é confirmado pelo aumento de exportações de suas rochas, que seguiram sobretudo para vizinhos como o Tadjiquistão e Turcomenistão, ex-membros da União Soviética.
No mercado de tecnologia, a Rússia despontou em 2010 como o sétimo maior importador internacional. Foram comprados no total 47 milhões de dólares no exterior. Um terço disso chegou da Itália.
Montani resume: Isso significa que os investimentos ali vivem uma fase positiva, depois de um longo período de incerteza“. Contudo, rochas seguem sendo um produto para as elites, acrescenta ele, apesar de que a tendência local é de democratização deste material“.