terça-feira, 14 de outubro de 2008

Materiais Exóticos

Materias recebidas da redação da Revista Pedras do Brasil Arquitetura & Design

Por Karina Porto Firme
Nada mais que registros da história da Terra
Os veios multicoloridos dos materiais exóticos podem transformar um ambiente simples em luxuoso. Os chamados “defeitos” das pedras ornamentais não passam de registros da história terrestre.


O BRASIL É O MAIOR PRODUTOR de granito exótico pela sua própria formação geológica. Esse produto é considerado uma verdadeira obra de arte da natureza. É a clara demonstração de quanto a utilização de uma pedra pode valorizar um projeto e a necessidade de sensibilidade para desenvolver um bom projeto.
Antenada na unicidade dos projetos com materiais exóticos, a Revista Pedras Arquitetura & Design separou alguns ambientes desenhados a partir do movimento irregular e exclusivo dessas peças.
O mercado americano tem uma tendência pelos granitos exóticos, o que não acontece aqui. O Brasil vende mais granitos estáticos e de cores claras, mas este quadro tem sido alterado pela valorização do “possuir o exclusivo”.
Para a mesa do diretor, a arquiteta escolheu o Quatzito Rosso Fiorentino, da Brasigran. Beleza exótica.

A imponência das pedras exóticas O Lareira Up está de visual novo para receber as pessoas com requinte e sofisticação, sem perder o clima acolhedor e convidativo.
O projeto de reforma, assinado pela arquiteta Vivian Coser, lançou mão de pedras exóticas, que deram ao espaço uma roupagem arrojada e um toque original. Destaque para o Quartzito White Bamboo aplicado na fachada, que ressalta, logo na entrada, a imponência do espaço. Já a utilização do Quatzito Rosso Fiorentino agrega valor e beleza à mesa estrutura da sala do diretor. Para o piso e patamares da escada, a opção foi pelo revestimento Quartzito Mont Blanc, muito resistente e de aspecto luxuoso.
“A resistência inerente às pedras foi fator determinante na escolha dos revestimentos exuberantes e de fácil manutenção”, ressalta Vivian.
Segundo a arquiteta, em se tratando de um espaço comercial, a preocupação com critérios técnicos, referentes à durabilidade do material, se torna fundamental para evitar transtornos no futuro. “As pedras exóticas, fornecidas pela Brasigran, além de ressaltar a imponência do espaço, valorizam o projeto de forma sofisticada e arrojada”, define.
Detalhe que faz toda diferença
Numa mistura de estilos rústico e moderno, a designer Karla Giaretta desenvolveu uma varanda que é um verdadeiro convite à tranqüilidade. Destaque para a bancada em granito exótico que a profissional utilizou como ponto de partida para a criação de todo ambiente.
“A vantagem do exótico é a personalidade que ele cria no espaço. É tudo uma questão de hierarquia, a bancada neste ambiente, por exemplo, é mais importante que o piso”, ressalta Karla.

Para arquiteta Karla Giaretta, é tudo questão de hierarquia. “a bancada neste ambiente, por exemplo, é mais importante que o piso”, ressalta.

Para qualquer situação
O Espírito Santo é fonte de impressionantes materiais exóticos, mas o mercado nacional ainda tem preferência pelos materiais claros e uniformes. Mas o arquiteto Augusto Pacheco Saletto acredita que esta cultura esteja mudando. Neste lavabo, ele optou pelo granito Golden Sand, fornecido pela Granitos Zucchi.
“O granito exótico pode ser utilizado em qualquer ambiente ou situação. Devemos ter cuidado com as cores e movimentos das pedras, na composição com outros materiais que deverão, preferencialmente, ser neutros”, orienta o profissional.
Exclusividade garante especificação
Inaugurado recentemente, na capital capixaba, o Shopping da Decoração também conta com a beleza e unicidade dos materiais exóticos. A necessidade um material resistente à grande circulação de pessoas e a diferenciação do produto levou a arquiteta Marília Celina optar pelo Quartzito Mont Blanc, aplicado na loja La lampe. “Cada bloco sai de um jeito, então o cliente sempre terá algo exclusivo”, afirma. O material foi fornecido pela Brasigran e executado pela Revest Mármores.
“Foi utilizado o acabamento de superfície anticato, que é um polimento feito com escovas abrasivas, dando uma textura diferenciada”, pontua a profissional referindose à textura antiderrapante que garante segurança aos clientes da loja.

A decoradora Luisah Dantas escolheu o quartzito Alga Green para revestir o banheiro. Especificou o material da Vitória Stone no piso, nas bancadas e nas cubas.

10 super dicas sobre o granito exótico
Por Karina Porto Firme
AS MARCAS DA NATUREZA são impressas nos materiais exóticos, que encantam pela sua exuberante raridade. Mas, as formas movimentadas e nada convencionais dos materiais são motivos de dúvidas durante sua aplicação. Em uma entrevista à Revista Pedras Arquitetura & Desing, o diretor do Grupo Pemagran, Cláudio Sandrini destacou os dez principais pontos sobre a utilização deste material, muito querido no exterior e que tem caído “nas graças” dos brasileiros.
01 - Características.
Os granitos exóticos são rochas ígneas. Alguns são, na verdade, pegmatitos, porém comercialmente chamados de granitos. Por suas belezas únicas, marcantes e exclusivas denotam luxo e requinte aos ambientes. Caracterizam, também, pela sua resistência e, portanto, são apropriadas para suportar grandes esforços mecânicos.
02 - Onde aplicar.
O granito pode ser aplicado em diversos locais, desde fachadas de edifícios, pisos e escadas, a bancadas secas e molhadas. O que define sua aplicação ideal são suas características técnicas e seu tratamento, de acordo com a finalidade e a manutenção adequada.
03 - Onde não aplicar.
Depende da resistência à flexão, utilizando materiais mais resistentes aos agentes externos, o granito pode ser utilizado em diversos ambientes. Estes cuidados serão inúteis se não houver uma boa camada de impermeabilização na área onde ele será aplicado.
04 - Como aplicar.
Para a aplicação, alguns cuidados são essenciais como a contratação de mão-de-obra especializada, a correta impermeabilização do contra-piso e a atenção na hora do assentamento. 05 - Quando aplicar.
Os processos para aplicação do granito estão relacionados às necessidades do local. Em áreas úmidas, que expõem a uma condição de submersão em água e vapores de água, são necessárias argamassas colantes, com boa aderência.
06 - Vantagens
O granito é mais resistente à absorção de água, destacando-se pela sua dureza, e paginados únicos, com desenhos rebuscados e movimentados, com cores exóticas, que conferem nobreza e luxo aos ambientes em geral.
07 - Durabilidade.
O granito possui grande durabilidade em relação aos pisos e outros materiais. São muito utilizados em áreas externas e internas, como revestimento de prédios, edifícios, em bancadas e pisos.
08 - Restauração.
Geralmente a restauração se inicia com a utilização de uma seqüência de discos abrasivos diamantados, que têm por finalidade eliminar riscos, porosidade e manchas superficiais, sendo removida, apenas, uma finíssima camada da superfície.
09 - Conservação.
Os impermeabilizantes de silicone são muito indicados para a conservação do material. Para o uso caseiro é recomendado o uso de alvejantes neutros contendo agentes condicionadores acentuando, ainda mais, a beleza do material.
10 - Comercialização.
Ultimamente o mercado de granitos exóticos é amplo, onde chapas, ladrilhos e bancadas são muito comercializadas no exterior e no mercado interno, que vem crescendo cada vez mais. Ainda vemos a necessidade de se criar uma cultura de uso de exóticos no Brasil, através dos arquitetos que são os que ditam as tendências e induzem o uso.
Curiosidades e formas distintas de se usar o granito exótico
Os granitos exóticos podem ser utilizados em inúmeros lugares, aplicados como os belíssimos e exclusivos paginados – material polido, seguindo a seqüência do movimento da pedra –, e o Leather Finish – escovado – que é indicado para escadas, áreas externas ou beira de piscinas, por não serem escorregadios.
Você sabia?
Atualmente as empresas têm investido muito em estudos e em tecnologia para aproveitar sobras de granito, com o objetivo de diminuir o impacto ao meio ambiente. Uma tendência é a fabricação e uso da chamada “canjiquinha”, resultado de reaproveitamento de granitos cortados em lascas finas e aplicadas em camadas sobrepostas na parede, muito usado na decoração de jardins de inverno, dentre outros. A diferença para a versão contemporânea é o uso de iluminação para realçar o material.
Também vem sendo empregado o uso do filtro-prensa, onde ocorre à separação do rejeito da lama abrasiva da água, que é reaproveitada nos processos de beneficiamento, e o rejeito da lama é usado na fabricação de lajotas para construção civil.

Você sabe o que significa Exótico?
Por Denise Giestas
Denise Giestas é Engenheira civil, sócia-gerente da Revest Export Pisos e Revestimentos e Presidente da Associação Capixaba de Decoração Arquitetura e Design – Unidad. 27 3337-1000 denise@revest.srv.br

O BRASIL É O MAIOR PRODUTOR de granitos exóticos do mundo. Olhando no dicionário chegamos a algumas conclusões. Para os importadores, podemos dizer que é algo que vem de fora, ou seja, não é originário do mesmo país. Podemos dizer, ainda, que é algo extravagante, estranho ou fora do comum. E, por sua vez, significa desconhecido, diferente, raro. Aqui chegamos ao ápice deste nosso bate-papo: a raridade.
Por isso, eles são tão valorizados no mercado externo. Há uma grande variedade de cores e texturas, porém as padronagens nunca se repetem. Os desenhos formados em sua superfície são verdadeiras obras de arte e as cores obtidas são surpreendentes.
Alguns profissionais brasileiros estão começando a descobrir o valor dessas raridades, porém faz-se necessário uma maior orientação, tanto aos profissionais, que especificam, quanto ao consumidor final que, por desconhecimento, acabam rejeitando os materiais.
Na natureza, tudo é perfeito. As pedras exóticas se destacam, exatamente, pelas diferenças.
Estes materiais, na grande maioria, precisam ser resinados em sua superfície e protegidos por trás com tela de fibra de vidro, pois sua estrutura, formada por veios e fissuras, precisam ter um reforço extra para garantir sua rigidez. Muitas vezes, para a produção de peças de grandes dimensões, eles precisam ser estruturados, também, com ferro, aço ou até mesmo outra rocha.
Existem, ainda, algumas trincas ou vazios que compõem a estrutura desses materiais e que precisam ser preenchidos com resina ou, ainda, com pó do mesmo material ou, até mesmo, algum tipo de massa ou areia.
Portanto, quando você se deparar com algum material diferenciado, que possua essas características, esteja atento para não errar. É normal você sentir um leve ressalto ao toque e, até mesmo, visualmente, pela incidência da luz, ter a impressão de que foi emendado. Na verdade, é isso mesmo que ocorre, o que não desvaloriza o material, pelo contrário, o torna único.
Geralmente, os exóticos têm uma dureza bastante alta e, apesar das fissuras inerentes ao material, eles não são frágeis e, na grande maioria, possuem altíssima dureza, ou seja, não riscam com facilidade.
A valorização de um projeto está exatamente no que é diferente. É muito fácil você ser mais um, difícil é ser diferente, ousado. Igual, todo mundo faz, todo mundo copia. Usar materiais exóticos em um projeto é o grande desafio.
E você, quer ser exótico?

O certo e o errado na hora do assentamento de pedras

Matéria recebida da redação da Revista Pedras Arquitetura & Design
Por Frila Comunicação

O MÁRMORE E O GRANITO ESTÃO nos ambientes internos e externos das residências, clínicas, indústrias, clubes, piscinas, calçadas, pistas de circulação de veículos, dentre outros. Vale ressaltar que sua participação na economia do país e do Estado do Espírito Santo é significativa, estando entre os cinco maiores produtores do mundo e possuindo grandes reservas naturais.
Desde sempre, eles são as opções de revestimento mais usados, porém a má colocação de uma pedra ornamental pode acarretar riscos para a obra. A escolha da argamassa e de quem irá assentá-la são essenciais para evitar esses contratempos.
Um bom projeto possui: organização funcional, iluminação, ventilação, conforto térmico, dimensionamento adequado, acabamentos bem especificados e aplicados corretamente, por profissionais competentes. O resultado é uma obra com qualidade total.
Dicas para a aplicação de rejuntes:
· Aguardar 72 horas após o assentamento;
· Proceder a limpeza das juntas para remoção dos resíduos capazes de prejudicar a aderência do rejunte à pedra;
· Fazer o espalhamento da argamassa de rejuntamento (à base de cimento portland) com o auxílio de um rodo de borracha ou espátula plástica. Não utilizar espátulas metálicas, pois estas poderão riscar a pedra;
· No mínimo 15, no máximo 40 minutos, após a aplicação, deve-se limpar as partes polidas utilizando esponja úmida e limpa;
· Para ambientes úmidos recomendam-se produtos à base de resina epóxi.
Ligação entre o contrapiso e a pedra
A preferência pelo uso de pedras ornamentais nos revestimentos de pisos não sai de moda. Esse material possui grande resistência, enorme variedade de padrões, amplas possibilidades decorativas e compõe os revestimentos de paredes, pias, tampos de cozinhas, bancadas de banheiros e mesas. Cada vez mais, os arquitetos voltam a valorizar os materiais naturais, deixando a ostentação e buscando a economia, a limpeza, o funcional e a fácil manutenção em seus detalhes.
A argamassa é a ligação responsável entre o contrapiso e a pedra. Para o assentamento correto o ideal é usar a argamassa industrializada, chamada de colante, que possui aditivos que facilitam a absorção, liberam água para a pedra ornamental numa quantidade moderada, facilitando o assentamento do piso. O uso da argamassa tradicional – feita na obra com areia e cimento – pode manchar a pedra.
Segundo o técnico do laboratório industrial do Grupo Argalit, Alessandro Lima, existem argamassas de muitas colorações e que podem ser usadas como rejunte, de acordo com a cor da pedra. Lima ainda dá uma dica, “é necessário que haja um espaçamento de 2 milímetros entre uma pedra e outra. Isso evita a dilatação ou rompimento das placas para que não se soltem posteriormente”.
Durante o assentamento, é importante realizar a limpeza das juntas para remoção dos resíduos capazes de prejudicar a aderência do rejunte a pedra. Após a aplicação do material, as partes polidas devem ser limpas com uma esponja úmida e limpa.
Limpeza e manutenção:
A limpeza e conservação deverão ser feitas exclusivamente com pano umedecido e com sabão neutro. Nunca use qualquer produto químico ou cera, pois estes acumulam areia que, agindo como abrasivos, provocam desgastes no polimento. Também é errado limpar a superfície polida com material que deixe vestígio de ferro (palha de aço), pois estes provocam oxidação no material.
Saiba o que não fazer durante o assentamento de materiais ornamentais:
ERRO
· Aplicação sem juntas (juntas secas)
· Molhagem excessiva quando a aplicação for com argamassa
· Uso de argamassa de cal-areia sem cimento
· Espalhamento de adesivo em área muito grande
· Bater nas peças com ferramenta metálica
· Falta de limpeza do painel após aplicação e o rejuntamento
· Rejuntamento com brocha
· Preenchimento incompleto do verso das peças
· Impermeabilização falha do contrapiso
· Uso de materiais inadequados na limpeza como palhas de aço, ácidos, etc.
Conseqüência
· Desprendimento do revestimento reticulado irregular
· Desprendimento do revestimento
· Desprendimento do revestimento
· Pouca aderência devido à secagem do adesivo
· Riscos, quebras e lascas
· Restos de cimento aderem permanentemente
· Material não penetra nas juntas
· Quebras
· Eflorescências
· Riscos ou ataque químico.