quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Fundacentro desenvolve pesquisa no setor de rochas ornamentais

Extraído do site da Prefeitura de Cachoeiro
Publicada em 20/10/2010 às 10:59

Em parceria com o Cerest, a fundação está entrevistando e orientando trabalhadores de moageiras da região sul do estado

Trabalhadores que lidam com o pó de mármore no sul do estado participam nesta semana, em Cachoeiro de Itapemirim, de um levantamento conduzido pelo Cerest e pelas coordenações paulista e capixaba da Fundacentro. A ação integra um projeto previsto para ser concluído em meados do ano que vem e vai envolver mais de mil operários.
A pesquisa analisa os riscos ocupacionais no processo de moagem de pedras de mármore e vai fornecer subsídios para o controle da exposição dos trabalhadores a agentes ambientais, como poeira (silica), ruído e agentes químicos.
Todas as empresas do setor estão encaminhando os funcionários que lidam diretamente com esse processo para as entrevistas e exames, na sede do Cerest, que fica próxima à Santa Casa de Misericórdia, no centro de Cachoeiro.
Os pesquisadores da Fundacentro vem ao município uma vez por mês para levantar dados e realizar os exames, entre eles o de raios x, juntamente com os técnicos da Cerest. “Esse levantamento faz parte do planejamento do Cerest para a prevenção e promoção em saúde dos trabalhadores. O projeto vai fornecer subsídios para ações preventivas de doenças laborais no setor de rochas”, destacou a gerente do Cerest, Marília Stanzani.
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) realiza ações em 23 municípios da região sul e é coordenado pela prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) é ligada ao Ministério do Trabalho e foi criada oficialmente em 1966.