terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Vitória Stone Fair vai reunir 350 expositores no Espírito Santo

Extraído do site Gazeta Online

A crise mundial que afeta a vida das pessoas e interfere na economia dos principais mercados vai também marcar presença nas discussões e nas projeções de cenários durante a 26ª edição da Feira Internacional do Mármore e Granito (Vitória Stone Fair), que será realizada no Espírito Santo, na primeira quinzena de fevereiro.
"A feira nos dará uma sinalização forte de como estará o mercado e de como serão os negócios neste ano", destaca o presidente do Sindirochas (sindicato que representa as empresas do setor de mármore e granito), Áureo Vianna Mameri.
Os contatos que os expositores terão com os seus clientes serão um forte sinalizador de como será o ritmo dos negócios neste ano e no começo do ano seguinte. O setor, que, desde meados de 2007, vem sofrendo os efeitos da crise imobiliária nos Estados Unidos, tem a expectativa de que, neste ano, a retração nas vendas não se acentue.
"Se neste ano for repetido o desempenho do ano passado já ficará de bom tamanho", enfatiza Mameri.
Com larga experiência, resultado da participação em inúmeras feiras realizadas no Brasil e em outros países, o presidente do Sindirochas dá dicas aos que participarão da feira como expositores:
"Coloquem em seus estandes o maior número possível de materiais. Quem se preocupar com a diversificação e reunir materiais de menor custo junto com os de custo mais elevado, as novidades e os exóticos vai se sair bem", aposta.
A feira, explica Mameri, sempre foi muito focada no mercado externo, mas devido à crise mundial, a expectativa é de que essa edição seja muito visitada pelo mercado interno.
Com o o setor da construção civil aquecido, há a sinalização de forte presença, na feira, de profissionais que atuam nas áreas de decoração e design para conhecer os materiais que estarão no mercado neste ano e nos anos seguintes.
Expositores
Na feira é mostrada a diversidade de rochas ornamentais brasileiras, e o ambiente é voltado à realização de negócios e parcerias e difusão de inovações tecnológicas como máquinas, ferramentas, insumos e novos processos de gestão.
É o maior evento do setor de rochas na América Latina, e neste ano vai reunir 350 expositores. A maioria deles - 85% ?, nacionais.
De acordo com a coordenação do evento, já estão confirmadas a participação de empresas do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rondônia, Paraíba, Ceará.
O maior número de expositores é do Espírito Santo, seguido de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Estrangeiros
Os expositores internacionais responderão por 15% dos estandes e estão confirmadas participação de empresas da Itália, China, Egito, Turquia, Holanda, Israel, Estados Unidos, Argentina, Espanha e Portugal. A presença internacional mais forte é da Itália, China e Egito.
A organização da feira trabalha com a expectativa de 28 mil visitantes, sendo 16 mil do Espírito Santo, 10 mil de outros Estados brasileiros e 2 mil visitantes internacionais.
Fique por dentro:
26ª Feira Internacional do Mármore e Granito (Vitória Stone Fair)
Local: Pavilhão de Exposições Floriano Varejão, Carapina, Serra
Data: De 10 a 13 de fevereiro próximo
Horário de visitação: das 10 as 18 horas
Abertura oficial: Dia 10, as 16 horas
Número de expositores: 350
Estados participantes: Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rondônia, Paraíba, Ceará.
Expositores internacionais: Itália, China, Egito, Turquia, Holanda, Israel, Estados Unidos, Argentina e Espanha.
Expositores por atividades:
Pedras: 60%
Insumos e máquinas: 30%
Serviços e entidades: 10%
Previsão de público: 28.000 visitantes
Área total da feira: 30.000 metros quadrados
Outras informações: wwwvitoriastonefair.com.br
Novos mercados salvam a pátria
O setor de rochas ornamentais foi um dos mais atingidos pela crise. Fechou o ano passado com queda de 13,24% no faturamento das vendas para exportação e retração superior a 15% nos negócios com os EUA o principal comprador do mármore e granito brasileiros. A estratégia para que as empresas se mantenham no mercado é diversificar os materiais e, principalmente, diversificar o mercado.
As empresas do setor já cortaram os custos e estão trabalhando para aumentar a competitividade e melhorar a qualidade. Segundo o presidente do Sindirochas, Áureo Vianna Mameri, as empresas que não tinham essa configuração, não suportaram o baque de 2007, e saíram do mercado.
A crise imobiliária nos EUA foi o primeiro sinal negativo para o setor. As empresas que fizeram o dever de casa conseguiram suportar a crise com perda menor, explica Mameri. As que não reduziram custos nem buscaram outros mercados tiveram que fechar as portas.
Os resultados da diversificação já aparecem nos número das vendas de 2008. Mercados como os do Reino Unido, Holanda, Oriente Médio, Alemanha, Colômbia, Venezuela e Chile já estão na carteira das empresas capixabas.
A Venezuela foi a boa surpresa, explica Mameri. Só que os exportadores, para conquistar maior parte do mercado venezuelano, que tem grande potencial, precisam de paciência para ultrapassar algumas barreiras burocráticas que dificultam as operações.