quinta-feira, 7 de março de 2013

Santuário de Aracuí: símbolos em mármore que representam a fé

Matéria extraída do site Folha Vitória


7 mar 2013  -  Publicado às 10:11 | Postado por luizamaklouf
Um aglomerado de diversos tamanhos e formas de monumentos em mármore e granito formam o Santuário Imaculada Esposa do Espírito Santo de Deus, mais conhecido por Santuário de Aracuí. Aracuí é o nome do distrito onde está localizado, no município de Castelo, sul do Espírito Santo. O local é referência no turismo religioso, recebe milhares de pessoas todos os meses, especialmente no dia 13, e é um exemplo que prova a relação do sul do Estado com o setor de rochas ornamentais.
As dezenas de monumentos ou estátuas de mármore foram doadas por um empresário do setor, Sr Aremildo Pessin da tradicional empresa de beneficiamento do segmento – Gramobrás. Uma forma de expressar a fé homenageando o local tão significativo para os fiéis.
No Santuário de Aracuí­ já teriam acontecido três aparições de Nossa Senhora. Tudo começou com uma moça de Muriaé (MG) que recebeu uma revelação sobre a aparição da Virgem nesta localidade. Um religioso de sua confiança esteve no local e pressentiu que algo realmente estava para acontecer. A revelação se confirmou e a primeira visão aconteceu às 15 horas do dia 13 de maio de 1994.
Os grandes monumentos em mármore, a imagem de Cristo em um tablado de madeira e a imagem da Imaculada estão em meio a uma natureza preservada, árvores e trilhas que fazem do ambiente um lugar tranquilo, propício às demonstrações de fé e momentos de reflexão.
No local também existe uma nascente, cuja água é considerada especial e com poderes milagrosos. Com isto, muitos fiéis levam um pouco para casa ou para amigos que estejam enfrentando dificuldades e problemas de saúde.

Fonte: Prefeitura de Castelo / http://www.castelo.es.gov.br/site/tur_santuario_aracui.asp