quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Mesa-redonda discute o uso de rochas ornamentais em vias públicas

Extraído do site da Milanez & Milaneze

A utilização de rochas ornamentais em vias públicas é o assunto da mesa-redonda que será realizada no dia 27 de agosto, durante a 28ª edição da Cachoeiro Stone Fair. Três profissionais da área de arquitetura irão participar do debate mostrando as diversas possibilidades de aplicação das pedras, além de exemplos já realizados. O objetivo é suscitar a discussão em torno de novos conceitos para a utilização do mármore e granito.

O arquiteto pernambucano Antonio Carlos Campelo Costa será um dos palestrantes e falará sobre o tema “O uso do granito na requalificação dos espaços públicos de Sobral/CE, a partir do tombamento do seu sítio histórico”. Especialista em restauro, adaptação e requalificação urbana, Campelo Costa vai abordar a tendência, tomando como exemplo a Praça Dr. José Sabóia, antiga Coluna da Hora, situada em Sobral/CE, onde o granito é o material em destaque.

Já o professor Júlio César de Souza, doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vai falar sobre a aplicação de rochas ornamentais em fachadas, pisos e ambientes externos, destacando a nova tendência da construção civil. As possibilidades de uso da rocha ornamental em projetos de urbanização e formas de aproveitamento de rejeitos serão o assunto da palestra do arquiteto Renato Paldês. Radicado em Cachoeiro de Itapemirim, Paldês tem vasta experiência no uso de rochas ornamentais em projetos de arquitetura.

A Feira contará com área expositiva para divulgar o uso de rochas em vias públicas. “O que pretendemos mostrar é que, com criatividade, é possível aproveitar esses materiais em projetos que oferecem beleza, durabilidade e facilidade de manutenção”, destacou Paldês.

A 28ª Feira Internacional do Mármore e Granito – a Cachoeiro Stone Fair - acontece nos dias 25 a 28 de agosto de 2009 em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo.