quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Garanta maior segurança em operações de crédito

Extraído do site da Revista Inforochas

O seguro de crédito para exportação proporciona total proteção às empresas contra o risco inadimplência, uma das maiores preocupações atuais dos empresários do setor de rochas
A sua empresa vende, mas ela nem sempre recebe? Em tempos de instabilidade financeira no mercado mundial, um dos maiores desafios para as empresas do setor de rochas é garantir o pagamento de seus clientes, principalmente no mercado externo.
Para resolver esta questão delicada, uma boa alternativa é contratar os serviços do seguro de crédito para exportação, que proporciona total proteção às empresas contra o risco inadimplência ou atraso das vendas de produtos ou serviços feitos a prazo, não importa em qual lugar do mundo eles estejam.
Uma das empresas com grande experiência neste segmento é a Crédito y Caución (CYC), empresa espanhola que, desde julho de 2007, mantém um escritório no Brasil e que tem voltado cada vez mais as suas atenções às exportadoras de rochas ornamentais.
Mesmo com a atual crise financeira que assola os EUA, principal destino das rochas capixabas, a CYC continuará apoiando o setor, adaptando-se ao novo cenário internacional. “Vamos continuar acompanhando a situação das empresas exportadoras nos EUA e em novos mercados alternativos, como Leste Europeu, Ásia, África e Oriente Médio, ou mesmo no Brasil, oferecendo o seguro de crédito doméstico”, diz o presidente da CYC no Brasil, Jesús Angel Victorio Cano.
Segundo o executivo, o valor fundamental do seguro de crédito não difere de qualquer seguro, pois também reside na promessa de indenizar o segurado diante de um determinado fato.
“O seguro de crédito supõe a segurança para uma empresa que comercializa bens ou serviços a crédito. Em caso de inadimplência por parte de seu cliente, a empresa receberá da seguradora a indenização, com base em um percentual estabelecido previamente”, explica.
Ele informa que os seguros fornecidos pela companhia estão baseados em três pilares: monitoramento, indenização e cobrança.
“Enquanto o monitoramento, que é a avaliação da situação de solvência do cliente, permite que o contratante do serviço seja constantemente atualizado sobre a situação do mercado, a indenização garante o fluxo de caixa da empresa, pois nosso cliente é ressarcido em até 180 dias”, destaca.
No caso da Crédito y Caución, a indenização pode cobrir até 90% do que foi negociado entre a empresa e seu cliente, dependendo do volume de faturamento, do prazo estabelecido para o pagamento e de que mercados a empresa atende.
O terceiro pilar, segundo Victorio, é a cobrança, ou seja, a empresa assegurada transfere à seguradora toda a gestão de cobrança de suas dívidas, com respectiva redução de custos.
“Desta forma, a nossa premissa básica é não deteriorar a relação comercial entre segurados e seus clientes, sendo conduzida por uma rede de advogados e profissionais especializados na recuperação de recebíveis, dando às empresas mais tempo para centrar seus esforços em seu próprio negócio, seja pela prospecção de novos mercados ou por uma melhor gestão de sua carteira de clientes”, enfatiza.
Saiba mais sobre a empresa:
• Até hoje, a empresa fez 24 apólices para o setor de rochas no seguro de credito à exportação, com um faturamento segurável aproximado de US$ 100 milhões.
• Nessas apólices, a CYC tem avaliado a solvência de mais de 1.200 clientes situados no exterior (clientes de empresas brasileiras exportadoras de rochas).
• A CYC conta com duas seguradoras: Crédito y Caución Seguradora de Crédito a Exportação S.A., para seguros de crédito à exportação; e Crédito y Caución Seguradora de Crédito e Garantias S.A., para o mercado doméstico.