segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Balanço positivo no encerramento da Cachoeiro Stone Fair 2009

Extraído do site da Milanez & Milaneze

28º Feira Internacional do Mármore e Granito reafirma bons resultados do setor de rochas ornamentais

Com saldo positivo, terminou nesta sexta-feira (28) a 28ª edição da Feira Internacional do Mármore e Granito – Cachoeiro Stone Fair 2009, realizada no Parque de Exposições de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. Durante quatro dias, 180 expositores apresentaram seus novos produtos, inovações tecnológicas e fizeram contatos, ampliando as possibilidades para atuação estratégica no mercado de rochas ornamentais. A Feira atraiu mais de 20 mil visitantes nacionais dos 27 Estados brasileiros, além de visitantes internacionais provenientes de 25 países como Alemanha, Argentina, Austrália, Bahamas, Bangladesh, Bélgica, Bolívia, Brunei, Canadá, Chile, China, Colombia, Egito, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Nicarágua, Polônia, Portugal, Rússia, Turquia e Venezuela.

A Cachoeiro Stone Fair confirmou os bons resultados da pesquisa divulgada nesta semana pelo Instituto Jones do Santos Neves, mostrando que o Espírito Santo não está mais em recessão com destaque para retomada do setor de rochas ornamentais, que no último trimestre exportou US$ 118 milhões, patamar que se aproxima do pré-crise.

“A Feira superou todas as expectativas, demonstrando que o setor de rochas já passou pela crise e está voltando à normalidade. Prova disso é que 80% dos expositores já confirmaram presença na edição de 2010“, afirma Cecília Milanez, diretora da Milanez & Milaneze, empresa organizadora do evento.

Para Emic Costa, presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo (Sindirochas), a Feira surpreendeu o setor com toda a movimentação de negócios. “Os empresários compareceram trazendo as novidades, levando os clientes para conhecer suas empresas e, com isso, muitos negócios foram fechados. Sem dúvida este ano foi melhor que 2008 e no ano que vem será ainda melhor“, ressalta.

Os expositores também estão muito satisfeitos com os resultados da Cachoeiro Stone Fair. “Quem expôs seus produtos e atendeu aos visitantes com qualidade, certamente, garantiu bons negócios“, ressalta Wagner Carlete, da Ventowag.

Há 5 anos sem expor na Feira, a Decolores conta com entusiasmo o retorno ao evento. “Nos quatro dias fechamos bons negócios com diversos países da América Latina, além de Estados Unidos e Canadá“, afirma Adriana Moulin, assessora comercial da empresa.

A Cachoeiro Stone Fair aconteceu entre os dias 25 e 28 de agosto, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa. O evento foi promovido pelo Centro de Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag), pelo Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo (Sindirochas) e realizado pela Milanez & Milaneze.

Prefeitura e Sindirochas assinam protocolo de intenções para construção de praça em Itaóca

Extraído do site do Jornal Folha do Caparaó Sul

Redação - 31/8/2009

Pela proposta, a obra deve receber os remanescentes das marmorarias, agregando beleza e benefícios ambientais

A realização da 28ª Feira Internacional do Mármore e Granito, no Parque de Exposição, Carlos Caiado Barbosa, superou as expectativas econômicas em relação ao mercado. Os consumidores tiveram uma excelente oportunidade de adquirir novos produtos e equipamentos que facilitam a extração e o beneficiamento das rochas ornamentais.

Nas mais diversas opções de mercado, saltou aos olhos dos visitantes em geral, uma praça pública idealizada pelo arquiteto Renato Paldês, que estava exposta no pavilhão 3. A obra foi completamente idealizada com estoque remanescente das marmorarias, o que agregou além da beleza, a facilidade de alocar esse subproduto gerando benefícios ao meio ambiente.

Coordenador do orçamento participativo, o secretário de governo de Cachoeiro de Itapemirim, Rodrigo Coelho, aventou a possibilidade de contemplar o distrito de Itaóca também conhecido como “rota do mármore e do granito”, com o empreendimento. Trata-se de desejo explicitado da população daquela região em plenária regional realizada naquela localidade.

“A população compareceu maciçamente em Itaóca e escolheu, entre outras alternativas, quase que de forma unânime e como prioridade a construção da praça central do distrito. Nada mais justo do que homenagear na construção da praça os trabalhadores que tão bem representam o setor”, afirmou o secretário.

O secretário Rodrigo iniciou uma conversa com os representantes do setor e com o arquiteto responsável para de imediato iniciar o debate a esse respeito. A ação do secretário de governo culminou em total aceitação e consequentemente na assinatura do protocolo de intenções, entre a prefeitura e o Sindirochas, representado pelo presidente Emic Malacarne Costa. “Com esse projeto vamos poder aproveitar o estoque remanescente para a construção de vias públicas, praças e vielas”, afirmou o presidente.

Segundo o presidente do Sindirochas, essa ação já é realizada nos países europeus elevando o nível paisagístico das cidades. “Estou muito feliz com essa parceria, já que o setor vai ajudar efetivamente na reconstrução da cidade”, concluiu.

Para o prefeito Carlos Casteglione, o município assume o compromisso de viabilizar o uso desse material em obras públicas. “Vamos fazer a construção da Praça de Itaóca com esse material, o que poderá nos possibilitar no futuro a realização de outros empreendimentos”, afirmou o prefeito.