segunda-feira, 16 de abril de 2012

Mármore agora é de Cachoeiro

Extraído do site Gazeta Online
Atualizado em 16/04/2012 - 10h33

foto: Divulgação

Pedras beneficiadas em Cachoeiro receberam Indicação Geográfica do INPI

O mármore produzido em Cachoeiro de Itapemirim ganhou um raro status que comprova sua referência mundial e ganhou Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Com isso, as pedras do Sul do Estado recebem reputação e qualidade conferidas apenas às extraídas e beneficiadas na região capixaba – assim como acontece com o vinho produzido em Champagne, o presunto de Parma e o Vinho do Porto.

Essa foi a segunda IG concedida aos produtos originários do Espírito Santo. Em novembro do ano passado, as panelas de barro fabricadas pelas paneleiras de Goiabeiras, na Capital, também conseguiram esse reconhecimento junto à entidade nacional.

A Indicação Geográfica é um recurso do marketing e de identificação da qualidade do produto originário de uma determinada região. Entre os seus efeitos positivos, está agregar uma série de benefícios aos produtores, à região e à economia, gerando reconhecimento internacional, proteção da imagem dos produtos e, ainda, valorizando a área produtora.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro de Itapemirim, Ricardo Coelho, comemora o reconhecimento e acredita que trará uma série de benefícios.

"Com um parque industrial desenvolvido e maduro, o mármore produzido em Cachoeiro atingiu um grau de qualidade e beleza comparável aos melhores encontrados no mundo. O reconhecimento vem coroar o esforço de anos de trabalho e de cumprimento das exigências do mercado internacional", disse.

Para o INPI, o reconhecimento dos mármores de Cachoeiro de Itapemirim e válido por ser o local conhecido nacionalmente e internacionalmente como centro de extração e beneficiamento da pedra, sendo o parque industrial pioneiro no Brasil.

Padrões

A Indicação Geográfica delimita a área de produção, restringindo seu uso aos produtores da região e onde, mantendo os padrões locais, impede que outras pessoas usem o nome da região com produtos de baixa qualidade. Sem prazo de validade, a busca pela certificação cresce a cada ano. Atualmente, o Brasil conta 19 IGs, enquanto que a Comunidade Europeia possui 4.900 certificações.

Stone Fair é a vitrine para o mercado consumidor

Considerada uma das principais feiras do setor de rochas ornamentais do mercado interno, a Cachoeiro Stone Fair, realizada em Cachoeiro de Itapemirim, retrata o crescimento do segmento no município capixaba e no Brasil. Segundo a diretora da Milanez & Milaneze, Cecília Milanez, a primeira feira em Cachoeiro, realizada em 1989, contou com a participação de 32 expositores. Hoje, com o status de pioneira na América Latina, o evento reúne 220 participantes de diversos Estados.