segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cachoeiro Stone Fair 2010: direção certa para bons negócios

Extraído do site Cachoeiro.ViaES

23/08/2010 15:25 -- 15658 -- Cachoeiro de Itapemirim > Internacional - Por: Redação

A abertura oficial da Cachoeiro Stone Fair será às 17 horas de terça-feira
Começa nesta terça-feira (24/8) a 30ª edição da Cachoeiro Stone Fair, o mais tradicional evento do setor na América Latina. Durante quatro dias, expositores de rochas, máquinas, equipamentos e serviços estarão reunidos no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim. São cerca de 200 expositores do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de fabricantes de equipamentos da Itália, Argentina, China e Espanha.
A feira vai funcionar de 13 às 20 horas (acesso até as 19 horas) e para participar é necessário fazer cadastro prévio no site do evento(www.cachoeirostonefair.com.br).
A abertura oficial da Cachoeiro Stone Fair será às 17 horas de terça-feira, com a presença de autoridades das áreas política e econômica federal, estadual e municipal, e lideranças do setor de rochas ornamentais.
O presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), Emic Costa, disse que o setor participa de mais uma edição da Cachoeiro Stone Fair com bastante entusiasmo. “Tradicionalmente uma vitrine para a apresentação de novos equipamentos, o evento mostra-se como uma oportunidade para que empresários apostem na modernização dos parques industriais de suas empresas. O setor tem investido pesado em novas tecnologias, capacitação da mão de obra e segurança, entre outros itens necessários para alcançar o crescimento de maneira adequada”, resume o presidente do Sindirochas.
Na avaliação do secretário de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo, Márcio Félix Carvalho Bezerra, a Cachoeiro Stone Fair é um importante evento para mostrar a visitantes do Brasil e de outro países nossas potencialidades no setor de rochas ornamentais. “Nosso Estado possui uma das maiores reservas de mármore e granito do Brasil e responde pela maior parte das exportações brasileiras do setor. Feiras como esta auxiliam na divulgação de nossas riquezas e atraem novos e importantes investimentos que contribuem para o desenvolvimento do Espírito Santo”, destacou ele.
Revitalizão da ponte
Na abertura da Cachoeiro Stone Fair, o Sindirochas e a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim firmarão um protocolo de intenções visando estabelecer parceria na obra de revitalização da Ponte Fernando de Abreu, utilizando rochas ornamentais.
Mais conhecida como Ponte Municipal, a Fernando de Abreu liga a rua 25 de Março à rua Moreira e é uma das mais tradicionais da cidade. O projeto de revitalização foi desenvolvido pelo arquiteto Renato Paldês, especializado em aplicabilidade de rochas ornamentais. O mármore e o granito estão bastante presentes na proposta do arquiteto, cujo objetivo é valorizar um dos produtos mais típicos da região.
Máquinas e equipamentos
Os quatro representantes dos principais fabricantes de máquinas pesadas para o setor estarão no evento, mostrando suas novidades. Presença também de fabricantes de equipamentos para corte e beneficiamento de rochas, tanto os capixabas, representados pela Associação dos Fabricantes de Máquinas e Equipamentos para o Setor de Rochas (Maqrochas), quanto empresas de outros estados e de outros países.
A expectativa é de que haja um bom volume de venda de equipamentos de maior porte, entre os quais as politrizes mais potentes, tendência crescente entre as empresas que estão renovando seus parques tecnológicos, e que estarão em exposição na feira.
Outra tendência que vem se firmando cada vez mais no mercado são os equipamentos multifio. Na avaliação de um representante de máquinas italianas do setor de rochas, o Brasil é, no momento, o maior mercado do mundo para os fabricantes de equipamentos e 2010 está sendo o melhor período de vendas dos últimos dez anos. As expectativas em relação à realização de negócios na Cachoeiro Stone Fair, portanto, são positivas.
Mas o desempenho de uma feira não se mede somente pelas vendas realizadas durante o evento. “A feira é uma oportunidade para conferir tendências e vislumbrar possibilidades de parcerias, fortalecer a marca e ampliar a rede de relacionamentos”, observa Cecília Milaneze, diretora da empresa que realiza o evento. Ela acrescentou que a Cachoeiro Stone Fair permite que os empresários se encontrem e identifiquem interesses comuns que possam resultar em bons negócios.
Temas de discussão
Além dos estandes mostrando os produtos e serviços dos expositores, a Cachoeiro Stone Fair conta com uma programação paralela onde serão abordados assuntos como a descentralização do licenciamento ambiental para a mineração de rochas no Espírito Santo, o desenvolvimento sustentável da mineração, a otimização de custos do desdobramento de rochas e financiamentos para empresas do setor, entre outros assuntos de interesse das empresas que atuam no segmento de rochas ornamentais.
Um caminhão de chapas
Pelo terceiro ano consecutivo, o evento contará com a promoção “Um caminhão de chapas”. O foco da promoção são as marmorarias e, para participar, basta preencher e depositar na urna o cupom respondendo à pergunta “Qual o maior centro de processamento e distribuição de rochas do Brasil?”. O sorteio será no dia 27 de agosto, às 18 horas, no local do evento. O ganhador receberá o prêmio no domicílio de sua empresa. O prêmio se restringe à carga do caminhão, não incluindo o veículo. O regulamento da promoção pode ser acessado no site do evento.
Serviço:
Feira Internacional do Mármore e Granito (Cachoeiro Stone Fair)
Local: Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, Cachoeiro de Itapemirim - ES
Data: 24 a 27 de agosto de 2010
Horário: 13 às 20h (acesso até as 19h)
www.cachoeirostonefair.com.br