quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Cetemag: Por que ser associado?

Extraído do site da Revista Inforochas

Criado há mais de 20 anos, o Cetemag é uma entidade que nasceu visando ao aperfeiçoamento tecnológico das empresas no gerenciamento e em seus processos produtivos. Mas porque uma empresa deve se associar ao Cetemag? Qual o trabalho realizado por essa entidade que é a única do país com proposta de avanços tecnológicos?
O Cetemag trabalha para o empresário do setor de rochas, articulando juntamente com o Sindirochas em esfera federal, estadual e municipal, além de interagir com outras instituições de interesses do arranjo, como Sebrae, Senai, Cetem, universidades, entre outras.
Durante estas duas décadas de história, a entidade foi protagonista de inúmeras ações: feiras, seminários, planejamentos, projetos e cursos de qualificação que ocasionaram avanços no setor. Mas não vamos falar do passado, afinal, sabemos que ainda temos muito o que fazer.
O Cetemag tem inúmeras demandas para executar, muitos projetos em andamento sendo então importante a participação e contrapartida do empresário. Tal participação pode ser dividida em duas partes: participação enquanto associado e participante ativo das discussões sobre os problemas de gestão e tecnológicos de suas empresas.
Conseqüentemente, torna-se possível transformar essas discussões em projetos; enviar os projetos para os editais com recursos disponíveis para os mesmos; receber os recursos e aplicá-los nas demandas levantadas pelos próprios empresários; e, se for o caso, resolver os problemas e gargalos internos das empresas ou do setor.
O Cetemag é para o seu associado mais que um instrumento que proporciona descontos em estandes na Feira Internacional do Mármore e Granito ou nos cursos que promove. O Cetemag é sinônimo de melhorias concretas para as empresas e o setor de rochas ornamentais.
Existe um extenso rol de problemas do setor que estão estagnados sem resolução, o Cetemag pode resolvê-los. Como exemplo, temos a questão da especificação e uso de rochas, qualificação dos empresários e funcionários, aproximação do setor com engenheiros e arquitetos, supremacia de outros revestimentos em relação as rochas, marketing do setor praticado de maneira inadequada, padrões usados de forma aleatória por cada unidade produtiva, entre diversos outros problemas.
Ao observar os centros tecnológicos da Itália,
Alemanha, Estados Unidos, Taiwan e Índia é possível notar a distância que existe entre eles e nós, e a principal diferença se dá no âmbito de efetivamente os empresários e governos destes países maximizarem todas as potencialidades atribuídas a um Centro Tecnológico.
Não é por acaso que as empresas que participam do Cetemag são as que menos problemas possuem em relação as crises internacionais, problemas com serradas, problemas com mão-de-obra desqualificada. Quando há ocorrência de algum projeto, seja para FINEP ou Ministério da Ciência e Tecnologia, por exemplo, estas empresas, em geral, são as primeiras a participarem como voluntárias nestes projetos, experimentos científicos, processo e gestão.
Se as empresas querem fomentar o setor de rochas ornamentais, não há dúvidas de que o Cetemag é a instituição que têm os instrumentos e força de articulação necessários para isso. É hora de toda a cadeia de rochas despertar, pois só assim o Cetemag poderá viver o seu slogan em plenitude: desenvolvendo o meio, projetando soluções.

Herman Krüger
Superintendente do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag)