sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Centro de Tecnologia Mineral inaugura núcleo de pesquisa no Espírito Santo

Abaixo, matéria extraída do site Portal Brasil

Implantação de novo centro de estudos visa ampliar a competitividade do setor de rochas ornamentais brasileiro
por Portal Brasi - lPublicado: 21/08/2014 16:40

Na próxima terça-feira (26), o Centro de Tecnologia Mineral vai inaugurar na cidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES) o Núcleo Regional do Espírito Santo (NRES). A iniciativa pretende ampliar a competitividade do setor de rochas ornamentais.
O núcleo vai desenvolver pesquisas tecnológicas e oferecer serviços técnicos de interesse da área mineral, com ênfase no setor brasileiro de rochas ornamentais, principalmente para o Espírito Santo , que é considerado como o estado brasileiro líder em exportação desses minerais. 
Com uma área de 1.500 m2, construída em terreno cedido pela Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, o Núcleo do Cetem conta com vários laboratórios, usina-piloto, auditório e biblioteca. Trinta colaboradores, entre servidores, terceirizados e bolsistas vão integrar a equipe que desenvolverá as atividades na nova unidade. 
A atividade de rochas minerias responde pelo quarto lugar no ranking das exportações minerais do País, com embarques de mais de US$ 1 bilhão ao ano. As exportações de rochas ornamentais (brutas e processadas) representam, segundo dados de 2013, 0,54% do total das exportações brasileiras e 2,3% do total das exportações do setor mineral. 

Linhas de pesquisa
O NRES desenvolverá diversas linhas de pesquisa para rochas ornamentais, mas terá como linha de frente as melhorias tecnológicas nos processos de lavra e beneficiamento; aproveitamento de resíduos e pesquisas tecnológicas das rochas ornamentais. O núcleo também estará habilitado a prestar serviços em estudos específicos e caracterização tecnológica de rochas e minérios, bem como a classificação de resíduos. No setor de rochas ornamentais, o Cetem realiza parcerias com universidades (nacionais e internacionais) e com instituições atuantes no setor. 

Fonte:
Ministério de Minas e Energia