quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Setor de rochas exporta mais e é o campeão em novos empregos

Extraído do site da Prefeitura de Cachoeiro
Publicada em 18/08/2010 às 11:07
A indústria de minerais não metálicos, que compreende empresas de rochas ornamentais, foi a que mais gerou empregos este ano
Nenhum setor tem gerado mais empregos formais em Cachoeiro de Itapemirim do que a indústria de transformação. Ela é responsável por mais da metade (55,15%) dos novos postos de trabalho criados no município neste ano, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
O setor absorveu 696 dos 1262 trabalhadores que conseguiram emprego no primeiro semestre. É o melhor desempenho do segmento nos últimos dez anos, para o mesmo período. A maior parte das vagas (68,8%) foi criada pelo subsetor da indústria de produtos minerais não metálicos, que compreende empresas de rochas ornamentais.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho, o aumento do número de empregos gerados foi possibilitado pelo crescimento das exportações no setor de rochas nos primeiros seis meses deste ano.
“As exportações alcançaram patamares anteriores à crise econômica mundial. Houve um aquecimento da atividade principalmente entre janeiro e junho deste ano e, no estado, as exportações cresceram 64,93% em relação ao mesmo período de 2009, segundo o Centrorochas. Estima-se que Cachoeiro tenha sido responsável por 70% dessas atividades. Exportando mais, as empresas contratam mais”, explica o secretário.
O bom momento vivido pelo setor tem reflexo na Cachoeiro Stone Fair 2010, a Feira Internacional do Mármore e Granito, que será realizada de 24 a 27 de agosto. “A edição da feira deste ano vai ter 30% a mais de expositores em relação a 2009. A rede hoteleira da cidade já está com todas as vagas reservadas. O clima é de euforia e a expectativa é a melhor possível”, afirma Ricardo Coelho.
Mais de 1,2 mil novos empregos no primeiro semestre
Com 1262 novos empregos gerados no primeiro semestre deste ano, Cachoeiro vive um momento bem diferente do experimentado no ano passado. Nos primeiros seis meses de 2009, o saldo das admissões e desligamentos no município foi negativo em 80 postos de trabalho.
E a expectativa da prefeitura é que a oferta de empregos continue a crescer. Neste mês, a fábrica da multinacional Pepsico instalada no município começou a operar gerando mais 200 postos de trabalho no setor da indústria de transformação. “Estamos otimistas também com o aumento das vagas na construção civil, em função das muitas obras que estão sendo e que serão realizadas no município”, disse o secretário Ricardo Coelho.