quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CENTROROCHAS participa de reunião da ASSEVILA com a Prefeitura de Vila Velha para discutir nova legislação sobre circulação de carretas

Extraído do site do CENTROROCHAS

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran) recebeu, nesta sexta-feira (25), durante reunião na sede da Prefeitura de Vila Velha, em Coqueiral de Itaparica, um documento da Associação dos Empresários de Vila Velha (Asevila) com sugestões para o novo decreto que dispõe sobre o ordenamento da circulação de veículos de cargas na cidade. Pelo novo decreto haverá ampliação nas restrições de vias, dias e horários que os caminhões poderão circular.

Uma das sugestões foi a criação de um grupo de trabalho interno e externo, com o acompanhamento da Asevila, para definição da elaboração final do decreto. Estiveram ainda presentes no encontro representantes do segmento de logística e transporte de cargas, Associação Capixaba de Supermercados (ACAPS) e Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).

Desde a edição do Decreto 161/2001, a cidade cresceu muito e sua dinâmica alterou bastante, por isso a necessidade de uma nova legislação. O objetivo das mudanças é restringir a circulação de caminhões nas áreas residenciais, na orla, no Pólo da Glória e no Centro da cidade, melhorar a mobilidade urbana, diminuir quantidade e gravidade de acidentes envolvendo caminhões na área urbana, qualificar as vias de acordo com sua vocação e estimular a logística de distribuição interna.

As restrições de acesso dos veículos de carga são, inclusive, para veículos vazios. Apenas nas Rodovias do Sol, Leste-Oeste e Darly Santos e na Estrada de Capuaba não há limitações. Nas outras vias há restrições de dias e horários para o tráfego desses veículos, conforme minuta e mapa.

Para o secretário de Transporte e Trânsito de Vila Velha, Bruno Lorenzutti, a colaboração dos segmentos envolvidos é importante para que o novo decreto seja elaborado da melhor forma possível. “Nossa preocupação é ter um trânsito de cargas ordenado. Precisamos da ajuda de todos para minimizar os impactos na cidade sem prejudicar o desenvolvimento do setor produtivo. A Prefeitura está disposta a ampliar o debate, só não quer que fique estagnado”, explicou.

A Prefeitura vai analisar as propostas e a criação do grupo de trabalho e, caso sejam pertinentes, serão acrescentadas à nova legislação antes da publicação. Uma nova reunião será agendada para discutir o assunto.