segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cachoeiro vai ganhar museu e centro tecnológico de rochas ornamentais

Extraído do site Folha Vitória
Atualizado em 20/06/2011 às 17h10
Foto: Divulgação



Berço da industrialização do setor de rochas ornamentais do Espírito Santo, a cidade de Cachoeiro de Itapemirim irá ganhar a partir de agosto um Centro Vocacional Tecnológico e um Museu da Ciência e Tecnologia, que irão oferecer cursos gratuitos na área mineral e retratar a história do segmento no Estado.
O lançamento será feito durante a Cachoeiro Stone Fair 2011, importante feira nacional do setor de rochas ornamentais, que será realizada entre os dias 23 e 26 de agosto, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa. O projeto foi uma parceria entre a prefeitura municipal e o Ministério da Ciência e Tecnologia, orçado em R$ 1 milhão.
Segundo explicou o prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione, o Centro Vocacional Tecnológico irá ofertar inicialmente três cursos focados no setor de rochas ornamentais: empreendedorismo, beneficiamento e artesanato. A capacidade será de 20 a 30 alunos por curso e as aulas serão proferidas por professores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), local onde a unidade irá funcionar.
Além disso, o Ifes irá abrigar dois laboratórios para análise de rochas e emissão de laudos técnicos de produtos das empresas, além de um espaço para oficinas e cursos de artesanato com mármore e rejeitos da produção. "Alguns dos recursos tecnológicos são únicos no Espírito Santo", destacou o prefeito.
Museu da Ciência e Tecnologia
A parceria entre a prefeitura e o Ministério irá implantar ainda o Museu da Ciência e Tecnologia, que funcionará em um prédio no bairro Coronel Borges, que atualmente está em reforma. O museu terá uma sala de videoconferência, onde serão realizados cursos à distância e palestras, e uma biblioteca multimídia, com computadores, livros e periódicos para consultas e estudos. As atividades serão gratuitas e abertas à população.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho, destacou que por Cachoeiro de Itapemirim ser uma cidade com forte relação econômica e social com o setor de rochas ornamentais, o museu poderá ainda retratar um pouco da história do segmento no Espírito Santo, a partir de fotos e painéis.
A Cachoeiro Stone Fair, que é realizada desde 1989, reunirá mais de 200 expositores, e é promovida pelo Sindicato da Indústria de Rochas, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), pelo Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag) e pela Milanez & Milaneze.

Giro gastronômico durante a Cachoeiro Stone Fair

Extraído do site da Prefeitura de Cachoeiro
Publicada em 19/06/2011 às 13:46

Os estabelecimentos vão batizar seus pratos com nomes de rochas ornamentais
Bares e restaurantes de Cachoeiro de Itapemirim vão participar de um giro gastronômico durante a feira internacional do mármore e granito, a Cachoeiro Stone Fair 2011, que será realizada entre os dias 23 e 26 de agosto. A ideia é que, nesse período, os estabelecimentos batizem seus pratos com os nomes dados às variações e tipos de rochas ornamentais produzidos no município. O circuito será coordenado pela prefeitura, por meio da subsecretaria de Turismo.
Na próxima terça-feira (21), os donos de restaurantes da cidade participam de uma reunião para organização do giro. O encontro será a partir das 8h, no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que fica no prédio da Câmara Municipal, no centro da cidade.
“Todos os donos de bares e restaurantes que quiserem fazer parte do circuito gastronômico podem participar dessa reunião. Durante a Cachoeiro Stone Fair, a cidade recebe muitos visitantes, empresários do setor de rochas do Brasil e do exterior, e é importante que nossa cadeia de restaurantes esteja preparada para atraí-los e agradá-los”, explica a subsecretária de turismo da prefeitura, Joana Fabre. Os interessados em participar da reunião devem entrar em contato com a subsecretaria de Turismo pelo telefone 3155-5110.