segunda-feira, 18 de junho de 2012

Exposições em museus contam história de Cachoeiro


Extraído do site do Jornal Aqui Notícias
Aspectos importantes da história e do desenvolvimento de Cachoeiro de Itapemirim podem ser conhecidos pelo público em três exposições na cidade. Em cartaz em prédios administrados pela prefeitura, elas têm entrada franca.
No Museu Ferroviário Domingos Lage, a antiga Estação Leopoldina, construída em 1903, a história do município é contada por meio de fotos na exposição fotográfica “Cachoeiro Nossa Terra, Nossa Gente”. São 25 imagens que fazem parte do arquivo da prefeitura, entre as quais estão os primeiros registros fotográficos feitos na cidade.
No mesmo Museu, os visitantes podem conferir a mostra com elementos de parte do acervo das atividades ferroviárias no município. Fotografias que mostram a movimentação na estação nos anos 70 e a retirada dos trilhos na década de 90, além de peças usadas pelos ferroviários na manutenção da ferrovia, estão entre os artigos expostos. O Museu fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00.
Setor de rochas
Já o Museu de Ciência e Tecnologia, no bairro Coronel Borges, abriga exposição permanente sobre a evolução da indústria de rochas ornamentais no município. São 12 painéis com fotos e informações sobre a história do segmento que é o principal vetor econômico de Cachoeiro.
A mostra retrata desde o início dessa atividade industrial, na década de 50, passando pela realização da primeira feira internacional do mármore e granito (hoje chamada de Cachoeiro Stone Fair), até as transformações mais recentes do setor. A exposição fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.
VISITE!
Museu de Ciência e Tecnologia
Evolução da indústria de rochas ornamentais em Cachoeiro
Endereço: Rua Moreira, entre os bairros Independência e Cel. Borges
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00
Entrada franca
Museu Ferroviário Domingos Lage
“Cachoeiro: Nossa Terra, Nossa Gente” (galpão 2) e Peças do acervo do museu (galpão 1)
Endereço: Rua Coronel Francisco Carvalho Braga, s/nº, bairro Guandu (antiga Estação Ferroviária)
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00
Entrada franca