quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cachoeiro ganha curso de engenharia mecânica


Extraído do site da Prefeitura de Cachoeiro
Publicada em 12/06/2012 às 16:24
O campus Cachoeiro de Itapemirim do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está prestes a realizar processo seletivo para seu mais novo curso – Engenharia Mecânica. Na próxima segunda (18), serão abertas as inscrições para 32 vagas, em período integral, para a graduação, que terá duração total de 5 anos.
O edital deverá ser publicado nos próximos dias. Mas as inscrições já têm data para começar - poderão ser feitas por meio do site http://sisu.mec.gov.br/ até o dia 22 de junho. O processo seletivo será feito com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 e, por isso, é indispensável que o candidato tenha em mãos, no momento de fazer seu cadastro, o número da inscrição e a senha do Enem.
A abertura desse curso atende a uma reivindicação antiga de Cachoeiro de Itapemirim e é resultado de uma série de esforços da prefeitura incluindo encontros em Brasília e um seminário durante a Cachoeiro Stone Fair 2011. Para o prefeito Carlos Casteglione, mais do que uma oportunidade de estudos para os jovens do sul do estado, esse curso representa crescimento e geração de renda para toda a região, por criar condições para a formação de mão de obra com a qualificação necessária.
Hoje, as empresas de metal mecânica dão suporte não apenas ao setor de rochas, como também têm se fortalecido como fornecedoras do setor de petróleo e gás e da siderurgia, consolidando o município como um polo importante de geração de emprego e renda. A oferta de mais um curso gratuito cria condições para Cachoeiro se consolidar como referência em ensino superior no sul do estado”, explica.

Cetem enfoca sustentabilidade na mineração


Postado em 12 de junho de 2012 por editor
A sustentabilidade da mineração é o principal foco das atividades do Centro de Tecnologia  Mineral (Cetem/MCTI) na Rio+20, que inclui a inauguração, na sexta-feira (15), de hotsite da instituição e o lançamento  de duas publicações sobre tecnologia, planejamento e gestão ambiental (uma em português e outra em inglês).
No Armazém 3, organizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), o Cetem apresenta a Expo Brasil Sustentável, pela qual a instituição mostrará como resíduos gerados a partir da extração e do beneficiamento das rochas ornamentais podem ser empregados na pavimentação asfáltica, minimizando impactos ambientais. Mais adiante, a Estação Experimental Juliano Peres Barbosa apresenta estudos com cobertura seca para recomposição de áreas degradadas
No Armazém 4, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Cetem exibe a exposição Nosso Mundo Também É Mineral, que mostrará com o uso de gemas, rochas e minerais nacionais utilizados pela indústria influi sobre o dia a dia da população. O objetivo é reforçar no visitante a importância do uso racional de recursos não renováveis. Na oportunidade, serão distribuídos jogos, gibis e uma tabela periódica ilustrada atualizada que inclui as mais recentes aplicações dos elementos do grupo dos lantanídeos (terras-raras). Já o Parque dos Atletas receberá exposições governamentais e intergovernamentais.
Texto: Ascom do Cetem