quarta-feira, 1 de maio de 2013

Cachoeiro Stone Fair comemora 25 anos

Matéria extraída do site da Revista Leia



Homenagens, palestras e jantar acontecerão durante o evento
1.5.2013 - Redação 

Robusta e com a presença de importantes empresas do setor de rochas ornamentais do Brasil, a Cachoeiro Stone Fair 2013 – Feira Internacional do Mármore e do Granito comemora nesta edição 25 anos. Homenagens, palestras e jantar de confraternização acontecerão durante o evento, que será realizado entre os dias 20 e 23 de agosto, em Cachoeiro de Itapemirim. 
A feira já se encontra com mais de 90% dos espaços comercializados, mesmo faltando quatro meses para a sua realização. A previsão é de que a área de 32 mil metros quadrados seja ocupada por mais de 200 expositores de oito estados brasileiros, atraindo visitantes qualificados, como marmoristas, distribuidores, demandadores da construção civil e interessados em bens de capital. 
Durante os quatro dias de evento, os participantes poderão conferir as novidades em máquinas e equipamentos para o segmento, com destaque para os teares de última geração em fios diamantados. Politrizes automáticas, furadeiras, tratores, insumos e materiais que visam dar agilidade ao processo de extração e beneficiamento das rochas ornamentais estarão também expostos. As rochas ornamentais, dos mármores aos granitos exóticos, serão também destaques nos estandes. 
Para o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione, como principal polo de processamento do setor de rochas ornamentais no País, a cidade tem na feira uma ferramenta fundamental, pois impulsionou o desenvolvimento da produção no município e no Espírito Santo, fomentando a visibilidade que a região tem hoje no mercado brasileiro. 
“Nesses 25 anos, o arranjo produtivo de rochas se modernizou, incentivando o segmento metalmecânico e a aquisição de insumos; novos processos foram adotados; o setor ampliou a absorção de mão de obra, o que impacta diretamente na economia da região; e a Cachoeiro Stone Fair tem sido decisiva para alavancar essa evolução”, destacou o prefeito. 
Já o presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais do Estado (Sindirochas), Samuel Mendonça, lembrou também do reconhecimento internacional do evento, assim como da importância da feira para o desenvolvimento do setor com a geração de novas parcerias. 
“A expectativa é muito boa, principalmente depois do sucesso da edição de Vitória. Em Cachoeiro, o destaque é o mercado interno, com a presença de fornecedores de insumos e maquinários, atraindo também empresários de outros países. Para o Sindirochas, que analisa de perto toda a movimentação do setor desde a primeira edição, a feira é o reconhecimento de um negócio de sucesso, que cada vez mais gera novos e bons frutos”, lembrou. 
“Serão 25 anos da feira do setor de rochas ornamentais na cidade e queremos fazer algo especial, com o apoio da prefeitura e das entidades envolvidas direta e indiretamente com o setor, assim como acontece desde a primeira edição. Estamos animados para celebrar esse momento”, ressalta Cecília Milanez, da Milanez & Milaneze, empresa realizadora do evento.