Extraído do site do Jornal Folha VitóriaAtualizado em 05/02/2009 às 13h10 - Folha Vitória
A Feira Internacional do Mármore e Granito – Vitória Stone Fair 2009 – acontece na próxima semana, de 10 a 13 de fevereiro, mas a movimentação em torno do evento já começa a ser sentida na cidade. Expositores de diversas partes do Brasil e do mundo já estão em Vitória e, no Pavilhão de Exposições de Carapina, que abriga o evento, nada menos que 1.500 pessoas de 36 diferentes empresas trabalham na montagem dos estandes.
O trabalho de montagem da feira também contribui para movimentar o comércio capixaba, demandando a aquisição de materiais diversos tais como madeira, tinta, material elétrico, vidros, metalon e outros utilizados na decoração dos espaços. Estandes elaborados e bem planejados são uma característica da Vitória Stone Fair e a cada ano as empresas participantes tentam se superar nesse quesito. Dentre as montadoras há empresas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
Além da movimentação do comércio, a Vitória Stone Fair também proporciona um aumento na demanda por serviços de turismo e transportes na Grande Vitória. Alguns hotéis já estão com 100% de ocupação confirmada para o os quatro dias do evento. “Estamos com todos os apartamentos ocupados. A feira será ótima para nós, assim como todos os anos”, afirma o gerente do Hotel Ilha do Boi, Rodrigo Vasconcelos. Segundo pesquisa realizada pelo Convention Bureau do Espírito Santo em 2008, o turista de eventos gasta, em média, cinco vezes mais que o turista de lazer.
Tecnologia e produtos – Uma das novidades expostas na feira será a máquina Master 35 Plus que faz gravações nas pedras e miniesculturas. A empresa italiana Intermac é quem vai mostrar a nova tecnologia, capaz de realizar as mais difíceis e diferentes formas de transformação, agregando valor à pedra e garantindo a melhor qualidade de acabamento do produto. A máquina estará em funcionamento durante a feira para que os visitantes conheçam a nova tendência do mercado de rochas ornamentais.
Diferentes tipos de rochas oriundos de várias partes do Brasil e de outros países estarão expostos na feira, bem como exemplos da aplicabilidade dos produtos na construção civil, mobiliários e em artigos de decoração. No espaço "Marmorarias Capixabas", viabilizado pelo Sebrae/ES, um grupo de empresas vai mostrar um pouco do que pode ser feito com a rocha, incluindo projetos de cozinha, banheiros e áreas de lazer.
Participação estrangeira – Apesar da crise financeira mundial, várias empresas estrangeiras vão marcar presença na 27ª edição da Feira Internacional do Mármore e Granito. Entre os expositores há participantes da Itália, Espanha, Portugal, China, Egito, Turquia, Israel, Estados Unidos e Argentina.
O evento é uma oportunidade para que as empresas internacionais estreitem o relacionamento com seus clientes. Para isso, seus representantes costumam chegar ao Estado pelo menos uma semana antes do início da feira, visitando clientes de várias regiões.
Um desses exemplos é Mauro Benedetto, representante da italiana Breton, um dos que já estão em Vitória e aproveita a vinda à feira para visitar clientes no país. Ele afirma que a expectativa em relação ao evento é positiva, apesar da crise financeira mundial. “Acredito que o público será menor do que nos anos anteriores, mas esperamos bons negócios”, destacou, Breton.
A Feira Internacional do Mármore e Granito é promovida pelo Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais do Espírito Santo (Sindirochas) e pelo Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag). A organização do evento é da Milanez & Milaneze.
"A feira nos dará uma sinalização forte de como estará o mercado e de como serão os negócios neste ano", destacou o presidente do Sindirochas, Áureo Vianna Mameri. O presidente do Cetemag, Emic Malacarne Costa, também está otimista: "Mesmo com a crise, esperamos bons negócios para todas as empresas. Nossa expectativa é que outros mercados, como o europeu e o asiático, dêem continuidade ao processo de movimentação da cadeia de rochas".
Cecília Milaneze, diretora da empresa que realiza o evento, destaca que a Vitória Stone Fair é um canal de aproximação entre diferentes mercados. "A participação em eventos como este num momento de cenário econômico adverso contribui para que as empresas identifiquem novos caminhos e tendências, direcionando seus produtos e serviços e buscando novos posicionamentos no mercado", observou.
Serviço:
27ª Feira Internacional do Mármore e Granito (Vitória Stone Fair) Local: Pavilhão de Carapina, Serra - ES Data: 10 a 13 de fevereiro de 2009 Horário de visitação: das 10 às 18 horas Abertura oficial: dia 10, às 16h30
Número de expositores: 350
Estados participantes: Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rondônia, Paraíba, Ceará. Expositores internacionais: Itália, China, Egito, Turquia, Israel, Estados Unidos, Argentina e Espanha.
Expositores por atividades:
Pedras: 60%
Insumos e máquinas: 30%
Serviços e entidades: 10%
Previsão de público: 20.000 visitantes