quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Secretaria de Desenvolvimento assina parceria com Sindirochas para a Vitória Stone Fair

Extraído do site Rede de Comunicação do Estado do ES

05/02/2009 16:25 Desenvolvimento - Assessoria de Comunicação/Sedes

Áureo Mameri Guilherme Dias ressaltaram a importância do Pavilhão Mármores do Espírito Santo, novidade da feira neste ano.

Considerada a terceira maior feira de rochas ornamentais do mundo, a 27ª edição da Vitória Stone Fair contará com o apoio do Governo do Estado. A confirmação aconteceu nesta quinta-feira (05) durante assinatura de convênio entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) e o Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais do Estado (Sindirochas).
Durante a feira, que será realizada entre os dias 10 e 13 deste mês, no Parque de Exposições de Carapina, os visitantes poderão conhecer a diversidade de rochas ornamentais brasileiras, com um ambiente voltado à realização de negócios e parcerias e difusão de inovações tecnológicas como máquinas, ferramentas, insumos e novos processos de gestão.
Na assinatura do convênio, o secretário Guilherme Dias e o empresário Áureo Mameri ressaltaram a importância do Pavilhão “Mármores do Espírito Santo”, novidade da feira neste ano, que irá reunir as principais marmorarias capixabas. No espaço, os visitantes poderão conhecer as variedades das pedras e seus diversos usos, além dos materiais que podem ser produzidos a partir das rochas.
Guilherme Dias destacou que o Pavilhão surge em um momento importante para a economia – por conta da crise internacional e seus impactos no Brasil –, pois visa valorizar a realização de negócios dentro do próprio mercado interno.
A previsão dos organizadores é de que a Vitória Stone Fair reúna 350 expositores, sendo 85% nacionais. Já estão confirmadas a participação de empresas do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rondônia, Paraíba e Ceará.
Os expositores internacionais responderão por 15% dos estandes e estão confirmadas participação de empresas da Itália, China, Egito, Turquia, Holanda, Israel, Estados Unidos, Argentina, Espanha e Portugal.
A organização da feira trabalha com a expectativa de 28 mil visitantes, sendo 16 mil do Estado, 10 mil de outros estados brasileiros e 2 mil visitantes internacionais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes (27) 3380-2185/ 2187
Aline Diniz: (27) 9942-9537 aline@sedes.es.gov.br
Vagner Bissoli: (27) 9942-1137 vagnerbissoli@sedes.es.gov.br

Começam os preparativos para a 27ª edição da Feira Internacional do Mármore

Extraído do site do Jornal Folha Vitória
Atualizado em 05/02/2009 às 13h10 - Folha Vitória

A Feira Internacional do Mármore e Granito – Vitória Stone Fair 2009 – acontece na próxima semana, de 10 a 13 de fevereiro, mas a movimentação em torno do evento já começa a ser sentida na cidade. Expositores de diversas partes do Brasil e do mundo já estão em Vitória e, no Pavilhão de Exposições de Carapina, que abriga o evento, nada menos que 1.500 pessoas de 36 diferentes empresas trabalham na montagem dos estandes.
O trabalho de montagem da feira também contribui para movimentar o comércio capixaba, demandando a aquisição de materiais diversos tais como madeira, tinta, material elétrico, vidros, metalon e outros utilizados na decoração dos espaços. Estandes elaborados e bem planejados são uma característica da Vitória Stone Fair e a cada ano as empresas participantes tentam se superar nesse quesito. Dentre as montadoras há empresas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
Além da movimentação do comércio, a Vitória Stone Fair também proporciona um aumento na demanda por serviços de turismo e transportes na Grande Vitória. Alguns hotéis já estão com 100% de ocupação confirmada para o os quatro dias do evento. “Estamos com todos os apartamentos ocupados. A feira será ótima para nós, assim como todos os anos”, afirma o gerente do Hotel Ilha do Boi, Rodrigo Vasconcelos. Segundo pesquisa realizada pelo Convention Bureau do Espírito Santo em 2008, o turista de eventos gasta, em média, cinco vezes mais que o turista de lazer.
Tecnologia e produtos – Uma das novidades expostas na feira será a máquina Master 35 Plus que faz gravações nas pedras e miniesculturas. A empresa italiana Intermac é quem vai mostrar a nova tecnologia, capaz de realizar as mais difíceis e diferentes formas de transformação, agregando valor à pedra e garantindo a melhor qualidade de acabamento do produto. A máquina estará em funcionamento durante a feira para que os visitantes conheçam a nova tendência do mercado de rochas ornamentais.
Diferentes tipos de rochas oriundos de várias partes do Brasil e de outros países estarão expostos na feira, bem como exemplos da aplicabilidade dos produtos na construção civil, mobiliários e em artigos de decoração. No espaço "Marmorarias Capixabas", viabilizado pelo Sebrae/ES, um grupo de empresas vai mostrar um pouco do que pode ser feito com a rocha, incluindo projetos de cozinha, banheiros e áreas de lazer.
Participação estrangeira – Apesar da crise financeira mundial, várias empresas estrangeiras vão marcar presença na 27ª edição da Feira Internacional do Mármore e Granito. Entre os expositores há participantes da Itália, Espanha, Portugal, China, Egito, Turquia, Israel, Estados Unidos e Argentina.
O evento é uma oportunidade para que as empresas internacionais estreitem o relacionamento com seus clientes. Para isso, seus representantes costumam chegar ao Estado pelo menos uma semana antes do início da feira, visitando clientes de várias regiões.
Um desses exemplos é Mauro Benedetto, representante da italiana Breton, um dos que já estão em Vitória e aproveita a vinda à feira para visitar clientes no país. Ele afirma que a expectativa em relação ao evento é positiva, apesar da crise financeira mundial. “Acredito que o público será menor do que nos anos anteriores, mas esperamos bons negócios”, destacou, Breton.
A Feira Internacional do Mármore e Granito é promovida pelo Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais do Espírito Santo (Sindirochas) e pelo Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag). A organização do evento é da Milanez & Milaneze.
"A feira nos dará uma sinalização forte de como estará o mercado e de como serão os negócios neste ano", destacou o presidente do Sindirochas, Áureo Vianna Mameri. O presidente do Cetemag, Emic Malacarne Costa, também está otimista: "Mesmo com a crise, esperamos bons negócios para todas as empresas. Nossa expectativa é que outros mercados, como o europeu e o asiático, dêem continuidade ao processo de movimentação da cadeia de rochas".
Cecília Milaneze, diretora da empresa que realiza o evento, destaca que a Vitória Stone Fair é um canal de aproximação entre diferentes mercados. "A participação em eventos como este num momento de cenário econômico adverso contribui para que as empresas identifiquem novos caminhos e tendências, direcionando seus produtos e serviços e buscando novos posicionamentos no mercado", observou.
Serviço:
27ª Feira Internacional do Mármore e Granito (Vitória Stone Fair) Local: Pavilhão de Carapina, Serra - ES Data: 10 a 13 de fevereiro de 2009 Horário de visitação: das 10 às 18 horas Abertura oficial: dia 10, às 16h30

Número de expositores: 350
Estados participantes: Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rondônia, Paraíba, Ceará. Expositores internacionais: Itália, China, Egito, Turquia, Israel, Estados Unidos, Argentina e Espanha.

Expositores por atividades:
Pedras: 60%
Insumos e máquinas: 30%
Serviços e entidades: 10%
Previsão de público: 20.000 visitantes
Área total da feira: 30 mil m2
Outras informações: http://www.vitoriastonefair.com.br/

Feira abre espaço para o mármore

Extraído do site Gazeta Online
05/02/2009 - 00h00 (Outros - Outros) - Rita Bridi

As pedras ornamentais extraídas no Estado ocuparão espaço de destaque na 27ª edição da Feira Internacional do Mármore e Granito (Vitória Stone Fair). No espaço "Mármores do Espírito Santo", os visitantes poderão conhecer as variedades das pedras capixabas e seus diversos usos. No showroom ficarão expostos os tipos e características especiais das rochas e do mobiliário produzido com as pedras.
A Vitória Stone Fair será realizada no Pavilhão de Exposições do Centro de Eventos Floriano Varejão, em Carapina, Serra, no período de 10 a 13 deste mês. A feira contará com 350 expositores locais, nacionais e estrangeiros. A expectativa dos organizadores é de que o evento receba cerca de 28 mil visitantes.
No espaço "Mármores do Espírito Santo" serão apresentadas as amplas possibilidades de uso do mármore como elemento de construção, aliado ao design e à adequada tecnologia para seu beneficiamento industrial.
Segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), o Espírito Santo responde por 75% da produção nacional de mármore e 30% da produção do granito brasileiro. A reserva de mármore do Estado mede 40 quilômetros de extensão e está localizada entre os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta e Castelo. Dessa reserva são extraídos, mensalmente, cerca de 6 mil metros cúbicos de rochas para ornamentação.
Os principais problemas enfrentados nos processos de extração e beneficiamento de rochas, sua comercialização e aplicação nos mais diversos ambientes também serão apresentados no espaço "Mármores do Espírito Santo". O presidente do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag), Emic Malacarne Costa, abordará esses temas em uma palestra para os interessados no assunto.
"Precisamos despertar nos especificadores a vontade de se aprofundar no arranjo e, assim, conseguirmos mais profissionais que se dediquem a pesquisar informações sobre rochas. A falta desses conhecimentos atrapalha a divulgação. São necessárias as análises interpretadas", destaca Costa.

Vitória Stone Fair começa a receber seus expositores

Extraído do site da Milanez & Milaneze

Em 2009 a Vitória Stone Fair segue a tradição que a consolidou como a maior feira da América Latina e reúne as principais empresas do segmento. A 27ª Feira Internacional do Mármore e Granito só começa no dia 10, mas a movimentação em torno do evento já começa a ser sentida na cidade.
São 350 expositores de vários estados do Brasil e do exterior que já estão em Vitória. No Pavilhão de Exposições de Carapina, que abriga o evento, mais de 1.500 pessoas de 36 diferentes empresas trabalham em ritmo acelerado na montagem dos estandes.
O trabalho de montagem da feira também contribui para movimentar o comércio capixaba, demandando a aquisição de diversos materiais. Estandes elaborados e bem planejados são uma característica da Vitória Stone Fair, que a cada ano são superados na beleza e na modernidade.
Além da movimentação do comércio, a feira também proporciona um aumento na demanda por serviços de turismo e transportes na Grande Vitória. Alguns hotéis já estão com 100% de ocupação confirmada para o os quatro dias do evento. “Estamos com todos os apartamentos ocupados. A feira será ótima para nós, assim como todos os anos”, afirma o gerente do Hotel Ilha do Boi, Rodrigo Vasconcelos.
"A feira nos dará uma sinalização forte de como estará o mercado e de como serão os negócios neste ano", destaca o presidente do Sindirochas, Áureo Vianna Mameri.
O presidente do Cetemag, Emic Malacarne Costa, também está otimista. "Mesmo com a crise, esperamos bons negócios para todas as empresas. Nossa expectativa é que outros mercados, como o europeu e o asiático, dêem continuidade ao processo de movimentação da cadeia de rochas".
Diferentes tipos de rochas oriundos de várias partes do Brasil e de outros países estarão expostos na feira, bem como exemplos da aplicabilidade dos produtos na construção civil, mobiliários e em artigos de decoração. No espaço "Marmorarias Capixabas", viabilizado pelo Sebrae/ES, um grupo de empresas vai mostrar um pouco do que pode ser feito com a rocha, incluindo projetos de cozinha, banheiros e áreas de lazer.
A Feira Internacional do Mármore e Granito é promovida pelo Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais do Espírito Santo (Sindirochas) e pelo Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag). A organização do evento é da Milanez & Milaneze.