terça-feira, 17 de março de 2009

Prefeitura garante apoio à feira do mármore na cidade

Extraído so site da Prefeitura de Cachoeiro

O prefeito Carlos Casteglione vai promover melhorias na infra-estrutura do parque de exposição

A edição deste ano da feira internacional do mármore e do granito em Cachoeiro de Itapemirim teve o apoio garantido, nesta terça-feira, pela prefeitura do município. A prefeitura vai ajudar principalmente a preparar a infra-estrutura do local onde a feira tradicionalmente acontece, que é o Parque de Exposição “Carlos Caiado Barbosa”, no bairro Aeroporto.

A feira, chamada “Cachoeiro Stone Fair”, está marcada para 25 a 29 de agosto de 2009. É um espaço privilegiado para a realização de negócios por todos os envolvidos no setor, que tem em Cachoeiro como um dos seus centros mundiais. Em Cachoeiro e municípios vizinhos está o maior pólo de produção e beneficiamento de rochas ornamentais da América Latina.

“Vamos promover a sinalização da cidade, para que os visitantes cheguem facilmente à feira. No parque, especificamente, vamos construir um restaurante, para atender esse evento. Também vamos nivelar as ruas internas e reformar os banheiros”, exemplificou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.

A reunião para definir o apoio da prefeitura contou com a presença dos sócios da empresa realizadora do evento, Cecília Milanez e Ilson Milaneze, do prefeito municipal, Carlos Casteglione, do secretário Ricardo Coelho, e da diretora municipal de Turismo, Maria Elvira Tavares Costa. O encontro foi no gabinete do prefeito.

Artesanato com resíduos

A prefeitura também decidiu montar um espaço especial para apresentar aos visitantes o artesanato que pode ser feito com o resíduo do beneficiamento das rochas ornamentais. Outras iniciativas de aproveitamento desse resíduo, que causa forte impacto ambiental, também vão ser apresentados na feira.

Outra iniciativa da prefeitura é buscar a exposição, na feira, de um dos primeiros teares usados na Região Sul do Estado. O tear é a máquina que serra os blocos em chapas. O exemplar que deve ser exposto foi fabricado na década de 1950 e pertence a uma família do Distrito de Prosperidade, no município vizinho de Vargem Alta. Ele ajuda a contar a história do desenvolvimento desse setor que tem Cachoeiro como sede do maior pólo de beneficiamento dos produtos na América Latina.

“Estamos buscando parcerias para viabilizar a montagem desse equipamento na feira”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.

O site da Cachoeiro Stone Fair é www.cachoeirostonefair.com.br .